Alien Night: Mulheres aguerridas da FC.
Stop Trying to Understand Kafka: Esperem, é suposto compreender Kafka?
Lançamento: H-alt #13: O esperado regresso desta publicação que dá espaço às novas vozes da BD portuguesa.
Stephen King's Most Controversial Book: Algo que nos anos 70 seria uma bizarria impensável do terror, tornou-se uma deprimente realidade. E, por isso, Rage ficou um livro maldito.
Mário turned his childhood passion into Kingpin Books, a hub for comics and graphic novels in Lisbon: O retrato de uma das mais incontornáveis figuras da BD portuguesa, notável pelo trabalho como livreiro, autor e editor.
George A Romero's Final Work, Pay The Piper, Published In September: Um romance póstumo do mestre dos zombies, mas que não será sobre o tema que celebrizou Romero? Confesso que estou intrigado.
Explaining the Lyrics of "I Am The Walrus": Era suposto ter explicação?
Sacre Bleu! Why Are English-Language Books Filling Europe’s Bookstores?: Não é só por cá que o fenómeno da leitura integral em inglês acontece.
The Hardest Sci Fi Writer: Greg Egan: Um olhar para um dos grandes nomes da Hard SF.
It's Full of Stars: Sonhos supersónicos.
Even the Raspberry Pi is getting in on AI: Isto é uma excelente notícia para a comunidade, com uma maior integração das possibilidades da IA dentro do robusto e flexível Raspi.
What I learned from the UN’s “AI for Good” summit: Não se aprende muito nestes eventos, que geralmente são puro whitewashing cheios de bonitas proclamações e excelentes intenções, mas em modo lágrima de crocodilo.
A Google Worker Reportedly Watched Private Nintendo Videos and Leaked Content: Recordo que quando implementámos um sistema de email institucional na minha escola, alguns docentes recusavam-se a usá-lo porque corria o boato que eu e a direção acedíamos às contas de todos e líamos os seus emails. É pateta, bem sei, e fazer isso viola a lei, mas a força dos rumores é forte. Passei a vincar muito bem que os conteúdos e dados dos utilizadores do nossos sistema só são acessíveis pelos próprios. Um fait divers, que combinado com esta notícia sobre usos descuidados, sublinha a importância da confiança na gestão de sistemas que contém informação pessoal e institucional.
Remote Amazon Tribe Finally Gets Internet, Gets Hooked on Porn and Social Media: Uma tribo da amazónia, que funciona como retrato da nossa reação perante a internet.
Is Microsoft trying to commit suicide?: Nem por isso. Estão a contar com o apoio dos deslumbrados da IA, que há muito desligaram o sentido crítico, e com a indiferença da maioria dos utilizadores, para quem a ideia de privacidade não tem qualquer significado.
Ni TikTok ni Instagram hasta los 16 años: España subirá en dos años la edad mínima para registrarse en redes sociales: Sabem no que é que isto vai dar, não sabem? Crianças e jovens a mentir na sua idade para aceder aos serviços.
Boeing Spacecraft Finally Manages to Limp Off the Earth: A Starliner descolou, finalmente, para o seu primeiro voo tripulado (ao fim de várias tentativas abortadas). Entretanto, a SpaceX tornou rotineiros os voos orbitais.
Windows won’t take screenshots of everything you do after all — unless you opt in: O desplante das tecnológicas anda em alta. Após as óbvias e previsíveis críticas ao Recall, a Microsoft anunciou que irá resolver alguns dos problemas apontados. A pergunta, é porque raio não deixaram estas questões resolvidas de raiz? A resposta é óbvia, porque ao contrário do que afirmam, o real interesse deles não é a segurança dos clientes.
The Misfit Who Built the IBM PC: Um olhar para o impulsionador dos PCs no universo IBM.
Finally, I can make my iPhone look like total crap: A possibilidade de personalizar de forma livre e total o aspeto gráfico dos nossos meios digitais esbarra, normalmente, na total ausência de bom gosto por parte dos utilizadores.
Doing Stuff with AI: Opinionated Midyear Edition: A discussão sobre a IA Generativa fica-se geralmente entre o deslumbre e a descrença. Torna interessante este tipo de análises, que mostram usos úteis, em contexto, das ferramentas generativas.
China Is Losing the Chip War: No jogo geostratétigico, a supremacia tecnológica nalguns campos escapa ao gigante oriental.
Apple unveils “Apple Intelligence” AI features for iOS, iPadOS, and macOS: Parece uma aposta interessante; em vez de apostar em gadgets de utilidade real duvidosa, a Apple prefere incorporar a IA Generativa dentro de ferramentas já existentes, tentando facilitar a vida aos utilizadores
AI trained on photos from kids’ entire childhood without their consent: Este tipo de notícias não são, infelizmente, novidade nem raras, sublinhando os cuidados que os gestores de bases de dados abertas têm de ter para garantir que os modelos de treino não recebem conteúdos que coloquem em risco a privacidade individual.
Space Science Fiction #1: Climas espaciais.
Seixal e Barreiro: a ponte que uniu as “vilas irmãs” caiu há mais de 50 anos e separou-as por 17 kms: Confesso que visitei recentemente o Seixal, por curiosidade, não é o tipo de zona que frequento, e ao olhar para a baía perguntei-me porque é que não haveria uma ponte a ligar as duas margens. Afinal, já houve.
Vaccines don’t cause autism, but the lie won’t die. In fact, it’s getting worse.: A praga da desinformação, com as massas incultas a achar que sabem tudo, mesmo em face da evidência científica.
“The 25 Photos That Defined the Modern Age”: É uma lista muito americana, como seria expectável vinda do NY Times. Mas as imagens são poderosas.
El ejército británico quiso celebrar el Día D desplegando a sus paracaidistas en Normandía. Los esperaba la aduana francesa: Assim, em modo de observação muito curta - "brexit means brexit".
The Beer Bombs of World War II: Transportar cerveja para soldados sequiosos. Isto sim, é dar bom uso a um caça de combate.
Researchers Use AI to Decode the Secret Language of Dog Barks: Compreender melhor os nossos melhores amigos.
Chartbook 289 D-Day 80 years on - World War II and the "great acceleration" (Thanatocene mini-series #1).: O Dia D como um momento pivot, que nos legou o mundo contemporâneo.
Valencia se convertirá en la mayor planta solar urbana de España. Lo que nadie vio venir es dónde: en los cementerio: E, porque não?
Why Russia Is Happy at War: Retrato de um país cujo povo sempre foi mantido em opressão, o que ajuda a explicar a sua corrente beligerância e desdém pela paz.
Everything you’ve been told about the ‘Chickenpox bomber’ is wrong, here’s why…: Estão a ver aquela partilha em redes sociais, sobre estatística e pontos de vista, que nos mostra um bombardeiro com pontos de impacto marcados e a conclusão que o cientista que analisou se apercebeu que os aviões deveriam ser protegidos nas zonas que não assinalavam impactos, porque os impactos eram medidos em aviões que sobreviviam aos caças e antiaéreas inimigas? Afinal, é apócrifa, apesar do matemático citado ter realmente existido e feito análises estatísticas militares. O HushKit faz um excelente trabalho a desmontar este mito.
O imaginário sanguinolento de Javier Milei: Um retrato da tentativa de destruição cultural e económica que o populista argentino tenta implementar.
Como a Rússia ultrapassa as sanções: As sanções económicas ocidentais à Rússia, não sendo um falhanço total, estão a revelar-se pouco eficazes. A razão tem a ver com um erro de avaliação europeu e americano. Num mundo global, pluricentral, o peso europeu e americano é menor. Os russos ultrapassaram as sanções graças à Índia, China, Brasil e outros países.
What You Want is an S Curve: Ou, em bom rigor, estar na parte superior de uma curva de adoção. Belíssimo texto, que nos mostra uma corrida contra o tempo, com dados sobre o crescimento da adoção de energias mais sustentáveis, fundamentais para diminuir a dependência dos combustíveis fósseis.
In the Former Eastern Bloc, They’re Terrified of a Trump Presidency: Ter vivido sob o imperialismo russo na forma soviética dá aos europeus de leste uma percepção dos reais riscos que estamos a correr nos dias de hoje.
La primera vez que representamos a Jesús en la cruz lo hicimos con una cabeza de burro. Los historiadores aún discuten por que: Apetece falar em bizarras conspirações, mas na verdade tem mais a ver com formas de insulto aos na altura crentes de uma nova religião.