domingo, 19 de maio de 2024

URL


“Soft Landing,” a four-page comic by Dan O’Bannon
: Vibrações clássicas.

The Best Book-to-Movie Adaptations, recommended by Peter Markham: É raro haver adaptações cinematográficas que façam jus às obras originais.

Nos adentramos en la laberíntica mente de uno de los guionistas clave del indie USA: Jeff Lemire: Um olhar para um dos mais criativos e surpreendentes argumentistas contemporâneos.

Kobo announces its first color e-readers: Uma excelente notícia para quem lê em digital, e com preços muito acessíveis.

10 Unhinged Cult Movies to Watch on Amazon Freevee: Filmes descarrilados, disseram? É de ir ver.

Larry David Learned Nothing, and Neither Did We: É, de facto, o que torna Curb Your Enthusiasm tão hipnótico, esta admissão da imperfeição humana, da forma com colocamos sempre as nossas pequenas obsessões e mesquinhez acima do bem estar comum, do altruísmo.

Six Cult Classics You Have to Read: Livros intrigantes e verdadeiramente experimentais, que desafiam os leitores.

The Art of Science Fiction Movie Posters: 21st Century Edition: Um apanhado dos mais evocativos posters de filmes de FC deste século.

The Publishing World Is Drowning In Books: Costumamos dizer que não existe tal coisa como livros em excesso, mas o mercado literário está verdadeiramente saturado.

The Best Science Fiction Worlds, selected by Tom Huddleston: São, de facto, dos melhores mundos ficcionais da Ficção Científica.

Bill Garland’s 1983 poster art: Guerreiros da estrada.

U.S. Air Force Secretary Will Fly In AI-Controlled F-16: Uma curiosa prova de confiança nos sistemas de voo autónomos.

Ukraine Is the First “Hackers’ War”: Um destaque para a forma como a tecnologia, e as maneiras improváveis de ser usada que ultrapassam o seu âmbito original, tem sido um fator determinante nos campos de batalha ucranianos.

El rescate de la Voyager 1 ha comenzado. Con 8 KB de memoria, un lenguaje de programación de 1957 y un lag sin igual: Reprogramar uma sonda que está a sair do sistema solar. Ora, eis um verdadeiro trabalho à distância.

Google brings AI-powered editing tools, like Magic Editor, to all Google Photos users for free: Para quem está cansado da realidade, pode ser optar por fotos onde a magia da IA elimina o que for desagradável.

Google releases Imagen 2, a video clip generator: A ferramenta texto para vídeo da Google começa a chegar ao público.

Worldcoin añade dos mejoras de privacidad para convencer a las autoridades. Deberían haber estado desde el principio: É um pouco ingénuo pensar que respeito pelas leis e privacidade deveriam ser prioridade deste tipo de empresas. Quem as monta quer lucro, puro e duro, e rápido, todos os esquemas servem para garantir isso. Só quando são forçados a isso é que respeitam regras e leis.

Eve Herold — Robots and the People Who Love Them: Um olhar para as conexões emocionais que fazemos com os robots.

Learning to code with and without AI: Estudos que não dão respostas lineares. Por um lado, usar LLMs para aprender a programar acelerou o processo nos alunos; por outro, regista-se que há fenómenos de excessiva confiança no output dos algoritmos.

Is robotics about to have its own ChatGPT moment?: A rápida evolução da IA generativa abre à robótica possibilidades para ultrapassar o paradoxo de Moravec.

Instagram will blur nudes in messages sent to minors: Estão a fazer a mesma pergunta que eu, certo? Porquê este suave desfocar? Porque não o bloqueio imediato, com reporte de quem está a enviar mensagens deste género a menores às autoridades respetivas?

The State of the Culture, 2024: Certeiro, e perturbante, este ensaio sobre o estado da cultura, sob ataque cerrado das grandes empresas da economia digital que se centram numa estratégia de eterna distração e reforço dopamínico para manter as pessoas ligadas às suas apps e serviços. Claro, é mais fácil culpar a suposta falta de disciplina das pessoas que se deixam distrair com os telemóveis, do que apontar que se essa distração existe e se está a tornar uma verdadeira pandemia, acontece por ser essa a estratégia das empresas que lucram com isso.

Greece Just Gave a Glimpse of How the EU’s “Voluntary” Digital ID Wallet Will Gradually Become Mandatory: Por cá, também não estamos a discutir isto. À partida a ideia de ter uma identidade digital é excelente, o problema está nas aplicações. Isto é sempre dito e mostrado como não obrigatório, mas à medida que é aplicado, começam a surgir serviços que em nome da conveniência e eficiência começam a ser acessíveis apenas através destes meios digitais, discriminando quem não os tem, quer por opção, quer por desconhecimento (e nisso, estou a pensar naquela franja idosa da populaçáo que já não tem capacidade para gerir e compreender estas novidades).

The AI Revolution Is Crushing Thousands of Languages: Isto já era um problema com a Internet, e a IA Generativa veio agravar. Os algoritmos dependem de dados linguísticos, e apenas as línguas maioritárias dispõem de dados suficientes para treino efetivo. Isto significa que línguas com menos falantes são secundarizadas, ou nem sequer reconhecidas como língua pelas ferramentas de IA Generativa. O impacto cultural global disto é incomensurável, imaginem que toda a nossa língua e cultura deixavam de existir no online graças ao alastrar de ferramentas que obrigam a um restrito plurilinguismo que só dá acesso a grandes grupos de falantes.

The Copier Wars: Fair Use’s Rude Awakening: A nossa memória coletiva é curta. As questões de direitos de autor, de apropriação de trabalho anterior, que a IA generativa hoje coloca seguem um padrão conhecido. Questões semelhantes colocaram-se com a partilha de ficheiros numa internet que se começava a massificar, e, num tempo mais antigo, com as fotocópias.

Blood in the Machine (2023): A história dos luditas sempre foi mal contada, de tal forma que a expressão se tornou sinónimo de rejeição acéfala da tecnologia. Mas o que realmente levou às revoltas luditas não foi, como propagam os mitos tão queridos dos techbros e deslumbrados, uma reação às mudanças trazidas pela introdução de tecnologias. Foi uma reação às injustiças sociais e laborais que quem introduzia tecnologias propagava. E essa, é uma luta essencial nos dias de hoje.

Trabajo simulando que soy una mujer en una falsa web de citas. Los hombres creen que soy real y pagan por hablar conmigo: Não é novidade, e confesso que a surpresa é saber que há ainda tantos que caem nesta patranha.

15 Graphs That Explain the State of AI in 2024: Visualização das tendências e expetativas sobre evolução da Inteligência Artificial.

Tenemos un problema con la IA: no hay forma fiable de saber si ChatGPT es mejor que Gemini, Copilot o Claude: Há as opiniões, mas para realmente perceber quais as melhores ferramentas precisamos de métricas rigorosas.

Jean Giraud, aka Moebius: Dos grandes mestres.

The War Is Not Going Well for Ukraine: Não há guerras fáceis, só nos filmes. Sem o firme apoio europeu e americano, não será possível suster a Rússia na Ucrânia.

Welcome to Kidulthood: Bem, mas que mal há em gostar de coisas infantis? Eu, confesso, perco-me por legos (infelizmente, não tenho tempo para os montar) e ilustração infantil. Isso não me torna imaturo ou alguém que não aguenta as pressões da vida adulta. Torna-me, simplesmente, humano.

Bizarre Russian tank spotted in Ukraine: As agruras da guerra levam a inesperadas inventividades.

Stunning Trojan War frescoes found in Pompeii banquet hall: O meu gosto por pintura romana fica aos pulos com estas descobertas, e os frescos são notáveis. O porquê daqueles fundos negros é interessante, o elemento decorativo ajudava a disfarçar o acumular de fuligem devida à iluminação.

Incredibly Preserved Frescoes of Trojan War Figures Unearthed in Pompeii: Eu sei, estou a repetir, mas que querem, este é um dos tópicos que adoro. E aproveito para mostrar esta esplendorosa Leda e o Cisne.

HOW GAZA’S HOSPITALS, SCHOOLS AND PLACES OF WORSHIP HAVE BEEN DESTROYED: Como é que estamos a aceitar isto? Como é que a comunidade internacional não está a condenar veementemente o governo israelita e as suas forças armadas? O temível Tsahal, garante da defesa da independência do país, está a revelar-se um exímio destruidor desses perigosos antros que são escolas e hospitais. As imagens das ruas de Gaza, totalmente arrasadas, são avassaladoras. Não está em questão o crime cometido pelo Hamas, mas este nível de resposta, este total desprezo pela vida dos civis, é intolerável.

The Vatican’s new statement on trans rights undercuts its attempts at inclusion: O papa Francisco tem-se mostrado um homem do lado certo da história, conquistando o respeito dos progressistas, até mesmo dos não católicos e náo religiosos, pela sua postura aberta e tranquila. Mas começa a parecer que, afinal, isso é mais fogo de vista, porque na essência os valores retrógrados e ultramontanos continuam os mesmos.

Inside The Artist’s Mind: Explorar as motivações e processos de trabalho dos artistas.

What’s Behind The Comeback Of Vinyl Records?: Há vários fatores, um dos quais se prende com uma certa resistência à digitalização total que a fisicalidade do vinil permite. Mas este regresso à música como objeto físico está a ser alimentada por estéticas de nostalgia.

Portugal to transfer six Kamov Ka-32 helicopters to Ukraine: É desta que nos vemos livres destes monos?

Empregado de mesa no Areeiro e escritor de Lisboa, João “do Pote” conta a história dos que vieram do interior há 60 anos: Histórias de uma certa Lisboa que está a desaparecer, feitas do contraste entre classes, e dos pontos de encontro à hora da refeição.

The secret Scandinavian A-bomb project: A Suécia sempre seguiu o credo de manter a paz preparando-se para a guerra, e chegou a iniciar o desenvolvimento de armas nucleares próprias. Mas, numa democracia, a voz das pessoas acabou por ditar o fim do programa.

Canetas há muitas: sobre o fait divers das canetas na tomada de posse (hey, esperavam o quê, são de direita, achavam que ia usar esferográficas roídas?), e o gosto pelas canetas, uma nota: de facto há diferenças entre escrever com feltro/esferográfica e tinta permanente. O aparo obriga a uma escrita mais cuidada. Falo por experiência, sob um (pobre) fã do modelo 45 da parker, e já fiz sofrer vários aparos com a minha caligrafia ilegível, que fica um pouco mais legível do que em esferográfica.

Hay una forma de saber si el mundo se acerca a una crisis internacional: el Pizzómetro. Y se acaba de activar: Vale o que vale. Mas quando as chusmas de analistas entram em modo de emergência para analisar os acontecimentos críticos, as pizzarias vendem mais pizzas.

Hettie Anderson Was Anything But a Passive Muse: Quando contemplamos uma obra de arte clássica, raramente pensamos no rosto, no corpo que lhe serviu de modelo. Este artigo é um vislumbre sobre a vida de uma modelo cujo rosto vive em monumentos públicos.

"El tren a Extremadura... que lo lleve Renfe": el lamento sin remedio del Gobierno contra la liberalización ferroviaria: Esta história sobre a liberalização das via férreas em Espanha, que tem trazido uma explosão na rede alta velocidade, mostra também o que acontece nas zonas que as empresas não consideram apetecíveis - ficam ao abandono. A concorrência no mercado livre só funciona onde o lucro é garantido.

Welcome to Pricing Hell: E que tal chegar ao restaurante e descobrir que o preço habitual da refeição ficou mais caro à hora de almoço? É o modelo de preços dinâmicos que as linhas aéreas usam de forma tão eficaz (exceto para os passageiros), e que alastra pela economia. Um modelo adorado pelos economistas, que disfarçam a sua gula por lucro duro debaixo de metãforas como "alocação eficaz de recursos escassos", e detestado por todos aqueles que vêem as empresas a ir-lhes ao bolso sacando mais dinheiro em troca do mesmo de sempre.