Thunder World: Toda a sofisticação, e fica-se por um pedregulho.
The Best Sci-Fi Mysteries, recommended by Mary Robinette Kowal: Quando uma boa aventura no espaço ou no futuro é também um potente whodoneit.
La ciència-ficció portuguesa: l’esforç d’una continuïtat i la creació d’una identitat: Via Luís Filipe Silva, uma excelente visão catalã sobre o panorama da literatura de ficção científica portuguesa.
10 Classic Sci-Fi Performances Snubbed by the Oscars: Já sabemos que a FC tem uma relação agreste com a Academia (e ainda bem, porque na verdade, a fugaz fama dos óscares raramente se traduz em filmes que aguentaram o teste do tempo).
Melhores Leituras de 2023: Os livros que mais intrigaram a Cristina Alves do blog Rascunhos.
The Best Terry Pratchett Books, recommended by Marc Burrows: Condensar a longa e prolífica obra deste escritor é tarefa difícil. Estas cinco sugestões são excelentes pontos de entrada.
Simbiontes – Gerson Lodi-Ribeiro: Um olhar para a FC brasileira, essa grande desconhecida entre nós, apesar da ausência de barreira linguística.
2023 - 17 Obras de autores portugueses a ler: O ano passado foi fértil em boas leituras, e este post destaca algumas das melhores.
Dez Leituras em Algol-7 #1: O Lâmpada Mágica voltou ao ritmo de destacar textos sobre leituras em português da nossa blogosfera.
Sunny #1 e #2: Quando li Sunny, senti que algo estava a faltar, mas não tive a capacidade de perceber o quê. Com esta análise do Pedro Cleto, percebi. Apesar da mestria visual e do caráter empático das histórias, falta-lhe a tal alma.
A John Berkey illustration for a 1991 issue of Popular Mechanics: O elusivo sonho da condução autónoma.
She Wrote A Book About AI in Education. Here’s How AI Helped: Suspeito que haja por aí imensos livros de IA na educação que sejam meras recolhas de output de prompts. Destaco este não porque o tenha lido, mas pela forma como a autora assume ter usado IA durante o processo de escrita, como forma de passar do seu registo oral para um registo literário.
OpenAI, Deluged By Copyright Lawsuits, Says That Artificial Intelligence Would Be Impossible Without Copyrighted Material: Ou, como li numa partilha no fediverso, "20 years ago we were suing teenagers for millions of dollars because they were torrenting a single Metallica album and now billionaires are demanding the free right to every work in history, so that they can re-sell it". Isto ainda tem muita água para correr, mas se assumimos que os modelos de IA não vão desaparecer, também temos de estruturar formas de redistribuição justa da riqueza gerada pela IA. Faz todo o sentido que os criadores sejam recompensados por o seu trabalho ter ajudado a treinar modelos que vão gerar lucros a quem os implementa. Claro, como já tenho lido por aí apontado, não é bem assim que nos querem vender as vantagens da IA, que é dita como forma de aumentar lucros cortando custos, eliminando trabalho humano, e não como forma de aumentar custos porque na implementação tem de se levar em conta a compensação por direitos de autor.
Pluralistic: The REAL AI automation threat to workers: Diria que Doctorow está, como habitual, particularmente certeiro. Essencialmente, toca na forma como os sistemas de IA estão a ser aplicados à gestão para espremer o máximo de eficiência, à custa de um incalculável miserabilismo sobre os trabalhadores (sob a capa das modas laborais de trocar a ideia de trabalhador por colaborador contratado, e por isso não sujeito como trabalhador independente às leis laborais). Ou seja, o real perigo da IA não é mandar os trabalhadores para o desemprego, mas sim o tornar as relações laborais miseráveis.
The Last Frontier of Machine Translation: A dificuldade dos algoritmos em lidar com algo que não só não é programável, como é infinitamente maleável - a nossa capacidade em dotar as palavras de múltiplos sentidos, por vezes imensamente distantes do original.
The desperate race to save Generative AI: Ou, colocando de outra forma, a OpenAI e quejandos sabem bem a porcaria que fizeram.
Lo último de los creadores de TikTok es una IA de generación de vídeos. Los resultados son impresionantes: Mais uma aplicação de algoritmo de vídeo generativo, desta vez vinda da ByteDance. Será que será incorporada no TikTok?
Open-Source AI Is Uniquely Dangerous: Visão ambivalente. O articulista levanta o medo do descontrole, uma vez que por definição, os algoritmos abertos não dependem de uma fonte de controle. Por outro lado, dadas as práticas predatórias dos gigantes da IA, o lado aberto do open source pode ser um robusto garante de controlo público destas tecnologias.
ChatGPT’s FarmVille Moment: A procura da resposta à questão "o que é que as massas podem fazer com a IA Generativa".
Here's Your First Look at the Freshly Painted X-59, NASA’s Quiet Supersonic Plane: Depois de um longo desenvolvimento, resta saber como irão decorrer os primeiros voos desta aeronave que promete voos supersónicos mais silenciosos.
NASA finally got the stuck lid off its asteroid Bennu sample container: E agora, fica ainda mais desperta a curiosidade sobre este vislumbre sobre o solo de um asteroide.
Auge, caída y resurgimiento de Kodak, la legendaria compañía que revolucionó el mundo de la fotografía hace un siglo: A história daquela que foi um gigante empresarial.
AI Is Great At Creating Personalized Children’s Stories For Your Kids. Here’s The Problem: Bem, diria que o problema principal está na confusão entre os conceitos de literatura e conteúdo consumível. Mas este artigo aponta para a visão de direitos de autor, usando um LLM, é trivial pedir novas aventuras para os personagens mais queridos da pequenada.
The Man Who Coined The Word "Robot" Defends Himself: A visão de Capek para os robots era mais biológica do que a visão mecânica que temos.
Noriyuki Moto: Distopias.
El espirógrafo HTML para generar diseños psicodélicos al estilo de los años 70: Uma ferramenta gira para experiências criativas.
TikTok Real Estate Influencers and ‘Grifters’ Are in Deep Trouble, Short Seller Says: Diria que uma boa regra para isto é pensar que alguém é realmente bem sucedido com o seu método de fazer dinheiro, quer seja imobiliário, investimentos, crypto, serviços ou outros, não vai perder tempo a fazer vídeos a mostrar aos outros os seus segredos. Aqueles que o fazem, fazem-no porque sabem que ganham dinheiro fácil promovendo esquemas aos néscios. E isso, é todo um género de tendências em redes sociais.
Why Scientists Can’t Give Up Their Chalkboards: Pela mesma razão pela qual o mais sofisticado sistema de conferência e trabalho colaborativo digital não substitui um lápis e uma folha de papel. Quando estamos a pensar, importa rascunhar, e não perder tempo a perceber qual é a opção e ferramenta mais correta para usar.
Rodney Matthews, “On A Storyteller’s Night”: Das belas noites.
La crisis del Canal de Suez agita los temores a otra crisis logística: alza de costes y un golpe a la economía mundial: Na verdade, isto já não é novidade, já há semanas que os ataques Houthis têm tido repercussões no transporte de mercadorias pelo Suez, que caiu significativamente.
Friction is growing: É curioso pensar que uma das forças que poderá alicerçar o combate às alterações climáticas, forçar transições energéticas, obrigar a comportamentos económicos sustentáveis, é a indústria dos seguros. Está a sentir os prejuízos financeiros causados pelas consequências do aquecimento global. O problema nem é nas pessoas comuns cujas casas e bens se tornam inseguráveis por causa do risco de catástrofe ambiental, vai mais fundo, aos seguros que cobrem os empreendimentos económicos e industriais.
Diários entre muros: O olhar de uma voluntária nas prisões portuguesas: Uma daquelas leituras incómodas, que só o Setenta e Quatro se atreve a trazer-nos.
Refik Anadol Launches the World’s First Open-Source A.I. Model Dedicated to Nature: É um caminho de criação artística, o treino de algoritmos com fins estéticos específicos. Infelizmente, não está acessível.