domingo, 4 de fevereiro de 2024

URL


Robert McCall
: Outros futuros.

Many Comic Book Artists Named As Being Used By MidJourney: Não há aqui grande surpresa. Embora, quem use este tipo de algoritmos sabe bem isso, há uma diferença entre gerar imagens integrando o estilo de um dado criador e aquilo que o artista é realmente capaz de fazer. No entanto, há questões ligadas à propriedade intelectual a que quem desenvolve IA não se pode eximir.

Fyi: Ainda de volta do entusiasmo com o Mickey no domínio público, dicas sobre o que se pode e não pode fazer com a personagem. Mas uma nota, que me foi recordada por um amigo que trabalha na área da propriedade intelectual no audiovisual - a personagem só está em domínio nos EUA. Por cá, a nossa lei de direitos de autor estipula que a obra de um criador entra em domínio público 70 anos após a sua morte. Talvez não seja boa ideia avançar já com projetos por cá.

#14 -"MY" BRADBURY: A PERSONAL MEMOIR: Luís Filipe Silva a mostrar porque dos autores clássicos de FC, Bradbury é aquele que mais perdura e atravessa barreiras. Não sendo um praticante da FC pura e dura, abriu caminhos no fantástico literário, com a sua ficção especulativa de encantamento.

5019) Algumas leituras de 2023 - 1: Resumos de leitura do sempre interessante Bráulio Tavares.

The Future Is Revealed in Stunning Speculative Sci-Fi Art Show: Como o mundo da arte olha para a tecnologia e ficção científica, explorada numa exposição temática.

Widows And Orphans: Um bom vislumbre sobre processos de escrita criativa, e a necessidade de os espartilhar de acordo com requisitos de projetos. Que, por vezes, obriga a eliminar o que se gosta. E outras, assumir e ir beber uma bebida.

Star Trek + Design: Um olhar para as influências estéticas de Star Trek.

Drinking from Graveyard Wells: histórias de África, de mulheres, e da fúria de ambas: Sugestão de leitura que nos mostra o trabalho de literatura fantástica de escritores da diáspora africana.

Science Fiction Movies Arriving in 2024: Claro, podem esperar as habituais apostas insípidas em remakes e sequelas/prequelas de propriedades intelectuais há muito esgotadas (não, o mundo não precisa de mais um godzilla/planeta dos macacos/alien/star wars). Mas na verdade, entre as estreias previstas para este ano há muitos filmes que prometem ser interessantes e a fugir ao culto da nostalgia que tem infestado a cultura pop.

The Stringbags, un sentido homenaje al Fairey Swordfish y a sus tripulaciones: Garth Ennis a contar histórias da II Guerra? Não há aí surpresa, mas é algo que este argumentista escocês faz muito bem.


Happy new year
: No livro, o cão não é fofinho.

The overlooked tech that kept cities moving in 2023: De sistemas de pagamento mais eficazes à introdução de IA na manutenção de equipamentos.

A Few Reasonable Rules For The Responsible Use Of New Technology: É algo que necessitamos cada vez mais, de regras para uso ético, responsável e sustentável da tecnologia.

Five Ways (Which You Probably Haven’t Thought Of Yet) In Which AI Will Change Art: Cada vez mais a IA é vista como ferramenta que levanta questões e possibilidades, muito para além do básico escrever o prompt e clicar no gerar.

Alleged Groomer to Get the AI Hologram Treatment: É interessante que o autor do artigo optou por salientar o comportamento sexual de Elvis sobre o lado tecnológico (é um pouco estratégia clickbait). Mas nota-se que onde a indústria encontrar forma de fazer trocos fáceis, nem que seja a extorquir trocos aos boomers semi-senis para reverem os seus ídolos da juventude em modo AI jukebox, vai fazê-lo.

MIT and the Apollo Missions: O papel da instituição no desenvolvimento das tecnologias de computação que sustentaram as missões lunares.

United Launch Alliance, Astrobotic ready for early Monday liftoff to the moon: O objetivo Lua está a aquecer, com cada vez mais missões a tentar chegar ao nosso satélite. Esta tem a particularidade de ser privada.

Sony’s new spatial headset will power whatever 'the industrial metaverse’ is: Se a ideia de metaversos industrias soa algo bizarra, as indústria são um dos nichos com potencial no uso de realidade virtual.

Volkswagen says it’s putting ChatGPT in its cars for ‘enriching conversations’: O frenesi de meter IA Generativa em tudo dá nisto.  Pergunto-me se vale mesmo a pena o conseguir ter conversas enriquecedoras com o meu carro, mas hey, marketing e suas ideias brilhantes, certo?

Between the Algorithm and a Hard Place: The Worker's Dilemma: Os problemas da gestão algorítmica, com a sua busca por níveis elevados de eficácia que não levam em conta algo óbvio: o mundo real é confuso e caótico, não se presta a soluções unívocas e inflexíveis. Aplicar estes sistemas à gestão de recursos humanos está a mostrar-se desumanizante, e contraproducente. Mas não será isto a travar o alastrar destes sistemas.

Regulators aren’t convinced that Microsoft and OpenAI operate independently: Estranho. O que é que lhes terá dado essa ideia? Talvez a integração gratuita do GPT4 no Copilot?

Not even Notepad is safe from Microsoft’s big AI push in Windows: Gosto do bloco de notas, é a ferramenta perfeita para escrever na sua simplicidade. Pessoalmente, dispenso um assistente de IA a interferir nos meus processos de escrita.

Michael Kaluta “Sketchbook” (1998): Mestria de ilustração clássica.

Trip Report: Afghanistan Under Fluttering Taliban Flags: Viajar no Afeganistão, num conflito entre o que se passa no país e as bizarrias no terreno.

Civilization Owes Its Existence to the Moon: O papel da lua no desenvolvimento das civilizações, através dos mais antigos indícios da História.

A Hard-Won Victory That Ukraine Stands to Lose: Um olhar para a dureza da guerra na Ucrânia, que no terreno é violenta e consumidora de recursos. Não vai ser fácil sustentar o apoio a um país que precisa desesperadamente de ajuda para enfrentar o colosso russo.

Navajo objection to flying human ashes to the Moon won’t delay launch: Provavelmente a mais inesperada barreira a uma missão lunar.

Hace millones de años la Antártida era un continente habitado más. Ahora conocemos un poco mejor cómo era bajo el hielo: A ciência começa a perscrutar o que se oculta sob o gelo antártico. Se  bem que nisto, os leitores de Lovrecraft já sabem que sob as planícies de gelo, se esconde segredos inomináveis que é melhor jamais voltarem a ver a luz do sol.

How to avoid the cognitive hooks and habits that make us vulnerable to cons: Resume-se tudo a algo que quem está online conhece bem, a correspondência a expetativas pré-estabelecidas.

‘Plant-Based’ Has Lost All Meaning: Dos exageros do marketing. Confesso que quando passo pelo supermercado e vejo coisas como sumos de fruitas ou vinho vegan, ficou um pouco confuso. Deve ser indício de senilidade.

In the event of nuclear war, drink beer: Totalmente de acordo. Se é para ir desta para melhor num holocausto atómico, mais vale ir de corpo e espírito bem regados.

Fixing the Panama Canal: As alterações climáticas estão já a manisfestar-se, como bem sabemos. A infrasestutura do comércio global já está a lidar com as consequências.