domingo, 3 de dezembro de 2023

URL

Esta semana, destaca-se a nova série literária dos criadores de Expanse, terrores borgesianos e as más inspirações sociais advindas da ficção científica. Olha-se para o regresso conceptual aos anos 90 na tecnologia, lei de Sturgeon aplicada à IA, e dicas de uso de robótica educativa. Reflete-se sobre ensino doméstico, vestígios digitais da cultura azteca, e o humanismo da escrita.

Ficção Científica e Cultura Pop

Frank Kelly Freas: Máquinas cerebrais.

The Best History Books of 2023: The Wolfson History Prize, recommended by Sudhir Hazareesingh: Propostas para as melhores leituras contemporâneas do domínio da História.

The Top 10 Worst Movies of All Time, on Rotten Tomatoes: Sinceramente, é uma lista que não se esgota em dez.

Eight Books That Explain How the World Works: Olhares aprofundados para as infraestruturas invisíveis, mas essenciais, que sustentam o mundo moderno.

Coimbra BD 2023: Aquele festival que quero visitar, mas calha sempre em datas onde já estou com compromissos.

The Expanse's James S.A. Corey Announces a New Sci-Fi Trilogy: Oh bolas, tenho de esperar até 2024. Isto não se faz. Bem, sei que não será um livro excecional e inovador, mas sim uma excelente leitura de FC clássica mas também actual, se replicar o estilo da série Expanse.

5000) Borges: biblioteca, livro, palavra, letra: Os profundos terrores literários borgesianos.

Títulos com e sem números: De facto, os estúdios Ghibli são uma anomalia, pela forma como insistem em não se limitar a produzir imparáveis repetições de uma mesma fórmula.

We're sorry we created the Torment Nexus: Charles Stross desmonta muito bem a influência que o lado mais distópico da ficção científica, bem como alguns dos seus alinhamentos ideológicos mais reacionários, tem no pensamento dos barões da economia digital, que se apropriaram da tecnologia para enriquecer de formas que deixariam Midas humilde, enquanto empobrecem a sociedade e extraem os seus recursos.

The Musicians Who Sound Like Machines: A influência estética da frieza digital na cultura pop. Não é assim tão novidade. Recordam-se dos Kraftwerk?

Lançamento: O Preço da Desonra + Novidades Ikigai; O mais recente manga lançado pela Seita é uma obra soberba, clássico do género na vertente histórica.

https://outrasleiturasdopedro.blogspot.com/2023/11/lancamento-o-preco-da-desonra-novidades.html

5 Sci-Fi Movies So Bad They Are Good: O tão mau, tão mau que até é bom é toda uma categoria cinematográfica.

Tecnologia

an edition of 2000AD from february 1991: O velho cara de pedra. 

DALL-E 3: 23 ideas, consejos y algún truco para exprimir al máximo tus dibujos con inteligencia artificial: Dicas para tirar partido de geradores de imagem.

Like We Did In Y2K | 2337: Certeiro. Certíssimo. O que falamos hoje quando se fala de cultura digital e impactos sociais, é exatamente o que se falava nos anos 90, da RV à IA. Talvez com a diferença que hoje, essas tecnologias nos estejam mais próximas e acessíveis do que nos idos dos 90. O que também há é uma falta coletiva de memória na cultura digital, presa num ciclo de eternos agoras, e constantemente a apregoar como novidade temas e ideias que não o são.

The ‘Pay-or-Consent’ Challenge for Platform Regulators: Aposto que também já depararam com aquelas notificações das redes sociais da Meta, que nos avisam que se quisermos passar para uma versão sem anúncios, e por isso supostamente cumpridora da legislação europeia de proteção de dados, podemos pagar. Bem, mas isso é uma ilegalidade face à legislação europeia de proteção de dados; e, ainda por cima, não é por se pagar para não ter anúncios que a Meta deixa de recolher os nossos dados de utilização.

The AI Debate Is Happening in a Cocoon: Sublinhar o óbvio - destacar a preocupação com riscos supostamente existenciais da IA, é na verdade desviar a atenção para os reais riscos que a aplicação indiscriminada destas tecnologias já nos traz, hoje.

How the Dutch Used Windmills for Passive Communication: Desconhecia este pormenor, lógico, da história das cifras e comunicação - na Holanda, a posição de paragem das velas dos moinhos de vento era uma forma de comunicação.

Programming 1949 Style!: É encantador perceber que se pode replicar num navegador web a programação dos mais antigos computadores.

Does Gmail want to be instant messaging? New UI experiment says “yes”: Tendo em conta a forma como as pessoas já utilizam o email como se fosse uma aplicação de chat (as mensagens vão logo no campo assunto e coisas como descrever o que precisam no corpo da mensagem são supérfluas), faz sentido. Bem, mas ironias sobre a degradação da comunicação online à parte, diga-se que em mensagem encadeadas, faz mais sentido um esquema tipo conversa do que o uso formulaico de email.

Humane’s AI Pin: all the news about the new AI-powered wearable: Confesso alguma curiosidade com isto. Se calhar não passa de mais um gadget de vida curta, mas promete ser uma espécie de agente pessoal interligado com IA Generativa, o que em si, representa alguns riscos de informação incorreta prestada.

Most AI Content Is Trash, Just Like Everything Else: É a lei de Sturgeon (fãs de FC literária sabem quem é), a ideia que a esmagadora maioria do que é produzido na cultura, desde a erudita à vernacular, não é na verdade grande coisa. No caso da IA generativa, o que dispara é o grau de proliferação.

In a surprise move, the military’s spaceplane will launch on Falcon Heavy: Este lançamento torna as missões desta nave secreta ainda mais intrigantes, porque o foguetão escolhido implica uma órbita superior às habitualmente usadas pelo X-37B.

Police Scanned Beyoncé Concert for Pedophiles, Terrorists: Uma história que nos vem nem da China, a suspeita mais habitual da normalização da suspensão da privacidade por meios digitais, nem dos Estados Unidos. Passa-se na Austrália, e a lógica é o clássico "ómeudeuspensemnascrianças", o argumento abafador de críticas que é geralmente usado nestes casos. O problema, para além do assalto às liberdades e garantias essenciais das sociedades democráticas, é que a tecnologia também não é totalmente fiável, e a combinação de 

Automata: The Extraordinary "Robots" Designed Hundreds Of Years Ago: Para os que se interessam pela evolução histórica da robótica, o mundo dos autómatos que vai da idade média ao século XIX é um fascínio, bem explorado neste documentário.

The 10 Saddest Robots Ever Built: Qual o mais deprimente? O robot da Samsung que apenas dobra telemóveis dobráveis para os testar, ou a sonda atirada contra a atmosfera de Saturno?

Trends To Watch Beyond AI and Other Tips From A Retiring Edtech Leader: Em duas ideias, serviços na cloud e cibersegurança.

What's Wrong With This Picture?: Este pequeno fait divers mostra bem o quanto as pessoas não se apercebem que a fotografia digital não é a captura fiel da realidade, mas sim a sua reconstrução por algoritmos de processamento de imagem, agora combinados com IA. E, quando há um glitch in the matrix, coisas estranhas acontecem.

Pluralistic: The (open) web is good, actually (13 Nov 2023): E sempre foi. Embora menos polida e agradável ao olho do que as ofertas empresariais, é a que garante abrangência, transparência, liberdade de acesso, e não serve para enriquecer hipercapitalistas.

Ten Ways AI Will Change Democracy: dez desafios, dez formas como o uso da IA alterará os panoramas democráticos.

11 of the Best AI Story Generators: Ferramentas para ajudar à criatividade e capacidade literária, sublinhando que o importante, é serem usadas como complemento à capacidade humana.

3 Tips For Teaching With Robots: E são, de facto, excelentes pistas. Gostei particularmente da terceira - deixar os alunos descobrir aquilo que os robots são capazes de fazer. Surpreende sempre!

Modernidade

Night Life In Hollywood: Pop antigo.

As Climate Doom Looms, We're Drilling For More Fossil Fuels Than Ever Before: Alguém disse transição energética? Muito se fala e promete investir, mas os dados reais mostram que estamos mais dependentes que nunca dos combustíveis fósseis. Sem preocupações, vê-se. Nem é como se o planeta não tivesse já ultrapassado o ponto de equilíbrio das alterações climáticas.

Stunning Codex Documenting Aztec Culture Now Fully Digitized: É bom recordar que é para isto que, realmente, serve a internet. Não para mergulhar no mercantilismo das redes sociais ou perder a cabeça com os discursos extremistas, mas sim ir descobrir um texto clássico, quase perdido, que documenta o choque cultural entre aztecas e espanhóis.

I’ve Been To Over 20 Homeschool Conferences. The Things I’ve Witnessed At Them Shocked Me: Pessoalmente, sou anti-ensino doméstico. O objetivo dos sistemas de ensino é o de socializar as crianças, habituar ao convívio entre classes e culturas, transmitir os nossos valores civilizacionais, ou seja, aprender a funcionar em sociedade. O ensino doméstico é a antítese disto, são bolhas ideológicas criadas por pais que recusam aceitar a sociedade em que vivem. Não por acaso, é um método muito popular em fãs de teorias da conspiração, extremistas religiosos, negacionistas da realidade ou malta anti-ciência, que teme que a escola, a verdadeira escola, contamine a mente das suas crianças com ideias que contrariam as alucinações em que vivem.

Martim Moniz, finalmente um jardim – e este terá árvores de diferentes países e uma vista para a Mouraria: Se após a requalificação a praça voltar a decair da forma como decaiu após o fim do mercado gastronómico multicultural que, durante uns anos, tornou o Martim Moniz um pólo cultural vibrante em Lisboa, suspeito que sei quem irá agradecer - os sem abrigo e os imigrantes explorados que sobrevivem na zona, que irão encontrar sob as futuras árvores sombras e casas de banho. Nenhuma intervenção arquitetónica nesta zona será bem sucedida sem intervenção social.

Everything You Need To Know (And See) About The Historic First Flight Of The B-21: Se o B2 já era uma assombrosa demonstração tecnológica, o seu sucessor não lhe fica atrás.

11 mind-boggling facts about time: Bem, o tempo é uma coisa relativa, diz-se.

Vigo está lleno de cuestas endiabladas. Así que ha creado un ascensor XXL de 15 millones de euros con forma de anillo: Uma solução arquitetónica para cidades com tremendos desníveis, que Lisboa conhece bem. Mas cuidado, caros cidadãos de Vigo, correm o risco de construir algo tão interessante que os turistas fazem fila para o usar, enquanto que os nativos continuam a subir as encostas a pé.

Humans Would Be Nothing Without Writing: Uma proposta intrigante, o que nos torna realmente humanos é a nossa capacidade de escrever. Uma fascinante visão da capacidade humana de inventar sistemas de escrita, e de como estes têm sido fundamentais para o nosso desenvolvimento civilizacional.

Want To Know The Roots Of Inequality?: Pessoalmente, parece-me algo redutor atribuir o crescimento das desigualdades à Idade Média (os tempos que a precederam não foram exatamente utopias equalitárias, e diria que não há melhor exemplo disso que o império romano).

Did Humans Ever Live in Peace?: Resposta rápida - não. Resposta longa - os vestígios pré-históricos mostram a longevidade da nossa história de violência.

More People Are Watching Videos on Their Phones While Driving. Often, It’s Perfectly Legal.: Há um termo que designa este tipo de comportamentos. Idiotice. Da chapada. Mas também tenho notado isto, embora de outras formas, já que por cá não é legal. Com a crescente possibilidade de reuniões virtuais, tenho visto demasiada gente a participar de videoconferências a conduzir. Malta, não há reunião que seja mais importante do que a segurança pessoal, e a dos outros.