Esta semana, destacam-se os usos da literatura de terror, o humor na fantasia, e a obra de John Waters. Olha-se para os efeitos dos LLMs na educação, o uso da IA Generativa como assistente em fluxos de trabalho criativo, e o início do decifrar dos papiros de Herculano. Olha-se para a resistência aos influencers, vestígios arqueológicos na selva amazónica, e a estética do hardware.
Ficção Científica e Cultura Pop
Enzmann Starships, by Rick Sternbach, 1986: Futuros distantes
Time to Get Spooky With This Horror and Sci-Fi Halloween Costume Guide: Bem, diria que o verdadeiramente assustador é a baixa qualidade destes fatos. Ok, certo, brincar ao halloween ou ao carnaval não é cosplay, mas há mínimos...
Shirley Jackson’s Horror Fiction As Grief Therapy: Interpretar a literatura de terror sob a perspetiva de processamento de sentimentos de dor e luto.
“An Aesthetic Of Disobedience” — Oscar Wilde As Critic: Recordar esse grande, e controverso, gigante da literatura do século XIX.
Franz is the creepy thing that lives in your phone: Um jogo que pega na premissa de assistentes de Inteligência Artificial, com um toque muito dark. O problema, é que recorda demasiado o efeito que assistentes menos dark de IA têm sobre as mentes mais fracas de entre os seus utilizadores.
See Inside the First Museum Retrospective Dedicated to John Waters’s Unparalleled Contributions to Cinema—and Bad Taste: Há que admirar o trabalho deste cineasta transgressivo, que nos legou filmes tão brilhantes, incómodos e fascinantes como Haispray ou Pink Flamingos.
Spies, Sex, and John le Carré: Olhar para a obra de um dos grandes mestres da literatura de espionagem.
Horror Films Might Be Good For Mental Health: Vá, já desconfiávamos que apanhar sustos com filmes de terror, comprazermo-nos com o sangue e a vísceras de um bom gore, arrepiar com clássicas casas assombradas, e saborear a vilania dos psicopatas é algo que só nos faz bem.
Humorous Fantasy Novels, recommended by Travis Baldree: Claro que contém Terry Pratchett, mas a lista também nos dá outros nomes de escritores que levam o fantástico a sério, embora se divirtam com isso.
Tecnologia
Computa-Nymph: Vou só deixar isto aqui, e tirem as vossas conclusões.
WordPress now offers official support for ActivityPub: Um passo interessante, que interliga o Wordpress com o universo descentralizado das redes sociais federadas.
Microsoft Wants to Teach You How to Install Linux: Bem, na verdade não há grande surpresa. Até porque a Microsoft também contribui para a fundação Linux, e usa algumas ferramentas nos seus produtos. O mundo é sempre menos binário do que imaginamos.
A Horrific New TikTok Dilemma for Parents: Na verdade, não é um dilema novo, aconteceu exatamente o mesmo nos primeiros dias da invasão russa da Ucrânia - vídeos violentos, outros falsos, outros de propaganda, sem que a moderação de conteúdos reagisse de forma eficaz.
ChatGPT in Schools: Friend or Foe? : Bem, depende de como for usado. As ferramentas de IA Generativa são excelentes se usadas como assistentes de criação. Agora, se a ideia é desenrascar textos ou fazer perguntas e respostas, aqui o potencial esta tecnoligia é educativamente nulo.
Has The Internet Been Abandoned To Bots?: Depende um pouco de que recantos online se frequenta, mas o crescimento de sistemas de conversa automatizada é assinalável.
AI filters will be used to control what people can draw and write inside of Word, Photoshop, etc: Isto não é uma predição, mas sim especulação. No entanto, o que me deixou intrigado é a forma como sistematiza algumas tendências legais no mundo da tecnologia, a ideia de ferramentas com ações preventivas no que toca a conteúdos incómodos.
The environmental impact of the AI revolution is starting to come into focus: A pegada ambiental da IA Generativa é algo que não podemos descurar.
Adobe Firefly can now generate more realistic images: A boa novidade é que o Firefly melhorou. A má? O acesso às novidades passou a ser pago.
We’re Inside The Orwellian Nightmare: Entre a exploração capitalista terminal e o agudizar do extremismo nas redes.
An Artist Invited Blind People to Use an A.I. Image Generator. The Unsettling Results Could Help Make Art More Accessibl: Um projeto muito intrigante, que cruza um gerador de imagens com prompts criados por cegos. Mostra que a expressão artística usando IA Generativa tem inesperados potenciais.
Unbundling AI: Provavelmente um dos ensaios mais lúcidos que li recentemente sobre IA Generativa. Mostra bem aquilo que os LLMs realmente são, assistentes que ajudam a desempenhar muitas tarefas cogntivas, mas não totalmente fiáveis e cujos resultados precisam sempre da nossa validação. Essa incerteza dificilmente será resolvida, mas um dos elementos que os tornam ferramentas tão poderosas. Não servem para perguntas e respostas, mas sim para complementar formas de trabalhar: "ChatGPT is an intern that can write a first draft, or a hundred first drafts, but you’ll have to check it".
How Generative AI Helped Me Imagine a Better Robot: Sob muitos aspetos, a IA Generativa é uma resposta à espera de perguntas, e quem as faz de forma linear, vendo-a como uma sucessora lógica dos algoritmos de pesquisa, não percebe o seu real potencial. Neste artigo, é interessante ver como a IA foi usada como assistente de criação, inserida em fluxos de trabalho. Foi usada para gerar imagens, não como fim último, mas sim passos num processo criativo, dialogante.
AI Has Helped Read The First Word Deciphered From Ancient Scrolls Carbonized By Mt. Vesuvius: E a primeira palavra decifrada é... púrpura. Para além de ser uma fantástica aplicação de tecnologias de IA, o bibliófilo em mim fascina-se com as possibilidades literárias, de conhecimento. Que textos perdidos da antiguidade se encontram preservados naquelas frágeis cinzas?
Google's New Phone Adds Smiles to Your Photos Even If Everyone Was Miserable: Bem, mas ninguém repara que o objetivo de tirar uma foto é registar memórias, e não criar memórias falsas? Claro que o utilitário de IA do Pixel não é assim tão avançado, apenas cria uma foto sorridente a partir de várias versões da mesma foto (o que é habitual, hoje, quando tiramos uma foto na verdade tiramos uma sucessão de fotografias). Mas, e se os fotografados não tiverem mesmo caras sorridentes?
Don’t Believe Your Eyes: Suddenly All Our Photos Aren’t Real: Bem, na verdade já há muito que as fotos digitais não refletem o real, mas versões esteticamente otimizadas por algoritmos.
How To Think About The Threats Of AI?: Pensar estritamente em ameaças é uma posição intelectualmente confortável, que permite apontar o dedo acusador sem que se faça o esforço para compreender a tecnologia.
Figure Unveils Its Humanoid Robot Prototype: Diria que são demonstrações impressionantes, na evolução de robots de configuração humanóide.
The Internet Could Be So Good. Really.: Apesar de tudo, a internet é um benefício para a humanidade. Pode ficar melhor, e é curioso ver que estas propostas académicas espelham os princípios do fediverse.
El fabricante de armas que quería llegar a los jóvenes y acordó en secreto poner uno de sus rifles en ‘Call of Duty’: Sem grandes surpresas. Há maneiras de fazer dinheiro com tudo, na economia digital. Agora, tendo em conta o produto, a estratégia de publicidade é muito macabra.
Modernidade
When A Married Woman Is Tempted: Escândalos passados que hoje nos fazem sorrir.
Palestine’s growing tech industry has been literally blown apart by the war between Israel and Hamas: É curioso perceber que a Palestina é um centro de inovação, com ecossistema de startups e engenheiros a trabalhar de lá para os gigantes da economia digital. Tudo isso, agora, está debaixo dos escombros dos ataques criminosos do estado israelita.
The Brooklyn Cafe That Banned People from Taking Photos and Video: É um problema comportamental, que sublinha o vazio intelectual da maioria dos influencers. Se para se fazer vídeos de locais pitorescos não se apoia com consumo, e ainda se importunam clientes, faz todo o sentido que sejam criadas estas restrições. O problema, está na falta de educação dos influencers, e na sua cegueira em obter visualizações acima de tudo.
A educação como espaço público comum: A escola pública é mais do que um depósito de crianças, é um espaço de transmissão de valores culturais e civilizacionais, e, também, uma das poucas garantias de igualdade e equidade nas nossas sociedades.
The 10 Worst US Navy Aircraft: Uma lista eclética, com algumas aeronaves que, para azar dos seus pilotos, tiveram uma longa carreira.
The Aesthetic Allure of Motherboards and Microchips: Normalmente olhamos para as entranhas dos artefactos digitais como exemplos de complexidade, mas também é possível procurar padrões estéticos e olhar para os componentes eletrónicos como elementos de construção de beleza.
La historia del GIF que aparece en todas (pero en todas) partes desde hace más de diez años: O curioso nestes gifs meméticos é a forma como imortalizam pessoas normais, apanhadas pelos caprichos da cultura online. Há vidas por detrás dos segundos fugazes do meme.
Words Aren’t Merely Words. Context Matters, And Words Processed By Machines Are Changed: Uma meditação sobre a maneira como nos relacionamos de forma física com um texto, quer seja um texto impresso quer num ecrã digital.
Over 10,000 Earthworks Could Be Hidden in the Amazon: Daquelas notícias fascinantes. Graças ao uso de Lidar, pode-se penetrar na densa camada de vegetação amazónica, e com isso detectar vestígios arqueológicos.
A sucursal portuguesa de uma das maiores burlas do mundo: O que me choca, não devia, porque já conheço bem este país, mas ainda consegue chocar, é a quantidade de nomes sonantes ligados a esta história de burlas e crendices. Pensem famílias que dão nome a um prestigiado centro médico, pensem líderes do futebol (ok, aqui serem corruptos até à medula é um pré-requisito de emprego), pensem membros de governo. É por estas que, apesar de sabermos que não vivemos num pais totalmente corrupto, temos essa percepção, porque sabemos que as nossas elites económicas e políticas vivem de esquemas, fraudes, fugas legais aos impostos via paraísos fiscais e outros estratagemas que os enriquecem, e sugam o dinheiro ao resto dos cidadãos.
Drone Warfare in the Nuclear Age: Ideias tranquilizadoras para uma era em que deviámos focar esforços em problemas como o aquecimento global, mas parece que estamos a preferir regredir para passados violentos.