domingo, 10 de setembro de 2023

URL

Esta semana, destacamos histórias bizarras da II Guerra, criaturas lendárias e o regresso ao Espaço: 1999. Olha-se para as limpezas digitais, cibernética aplicada à economia e o modo de voo nos telemóveis. Reflete-se sobre arte desafiante, sobreviver ao Afeganistão e o impacto do aquecimento global no sriracha.

Ficção Científica e Cultura Pop


“Over a cyclone,” by Andrei Sokolov
: Soyuz e Salyut.

Ku-Go: The World War II Death Ray: Um dos elementos fantásticos da história da II Guerra é a quantidade de pequenas histórias ainda a descobrir. Como esta, da tentativa japonesa de desenvolver armas de raios.

The Gallup Goatman: Um olhar para o curioso mundo dos criptidos, esse cruzamento entre lenda urbana e alucinações, que coloca avistamentos fugazes de criaturas inverosímeis no centro das atenções. 

The Best Noir Crime Thrillers, recommended by Cory Doctorow: São excelentes sugestões, e todas com um ponto comum - não são policiais puros, são livros de ficção científica, fantástico ou fantasia que se apropriam do noir com imenso estilo.

4971) O começo Mike Tyson: As técnicas que permitem a um bom contador de histórias agarrar os leitores. 

HOW A FICTIONAL HISTORY CONNECTS LITERARY LEGENDS: Um olhar sobre uma das mais bizarras criações de P.J. Farmer, um universo partilhado que interliga uma imensidão de personagens clássicas das ficções fantásticas, de aventura e policial. Um local onde Doc Savage convive com Dr. Pretorius (ide ver The Bride of Frankenstein para perceber esta), Sherlock Holmes ou Tarzan.

De Regresso a Alpha: Space 1999 está a ser transmitido num canal de cabo, e eu, como sempre, não apanho nenhum episódio (tenho uns dvds da primeira temporada, se quiser rever, não sei é onde é que meti o leitor de DVD). A Leonor está mais atenta, e disseca a fundo este regresso a uma série clássica que ainda hoje se aguenta, mais pelos excelentes efeitos especiais e (nunca tinha pensado nesta) métodos de filmagem. 

When Mainstream America Discovered Science Fiction: Como explicar essa coisa da FC aos públicos mainstream? É divertido ler as tentativas. 

Cyrano de Bergerac: Grandfather of Voyages Extraordinaires: A viagem à lua de Bergerac, apesar de crítica social humorista do iluminismo, é considerada uma das obras da lista de proto-ficção científica.

The Purplest of Prose: The 2023 Bulwer-Lytton Fiction Contest Winners: Daquela literatura que é tão má, que se torna divertida. Recorda a Thog's masterclass, onde David Langford recolhia os mais absurdos exemplos de má escrita, mas com uma certa ironia divertida. 

Coraline Just Made a Box Office Killing, 14 Years Later: É um filme que não merece ser esquecido, entre o argumento de Gaiman e a estética de McKeen.

Tecnologia


1977 Angus McKie cover art for “Perry Rhodan 31"
: Das ficções germânicas.

Seagram Promised Whiskey Drinkers Their Personal Helicopter Was Coming Soon in 1943: Façam um rápido exercício de visualização, imaginem homens a pegar nos seus helicópteros para regressar a casa depois do trabalho, mas já com uns whiskys no bucho. Soa assustador, não soa?

Idiot Students Are Submitting Answers Saying "I Am an AI Language Model": Quando me dizem que o ChatGPT vai destruir a educação, porque os alunos vão passar a usá-lo para fazer trabalhos (se forem inteligentes, é óbvio que o farão), penso logo em duas coisas. Primeiro, se as tarefas propostas aos alunos são rotineiras, chapa 5, básicas, bem, idiota será o aluno que não automatizar o despachar das estuchas educativas. Segundo, reparem, o ChatGPT não inventou a cábula, a baldice e a fraude académica. Desde quehá escola que há maneiras de dar a volta às tarefas escolares sem esforço. Nestas coisas, quem não pensar vai ser apanhado, e quem pensar, percebe que o output de um LLM pode ser uma base para o seu trabalho ir mais longe. 

In The Age Of Culling: O arquivismo digital é uma forma de preservar a cultura e tornar acessível o passado. Fazer limpezas a sites, no espírito de os tornar mais leves e apagar conteúdo antigo, é péssimo para a preservação da cultura digital. 

Key to Europe's Space Ambitions, Ariane 6 Rocket Delayed to 2024: Surpreendente?  Nem por isso, o desenvolvimento de foguetões não é fácil, e a ESA não é conhecida pelo seu dinâmico ritmo de desenvolvimento. Faz mesmo falta uma indústria privada europeia de astronautica, no mínimo obrigaria a ESA e a Ariane Espace a serem mais dinâmicas. 

Imagine for a moment that you’re an AI: uma intrigante experiência especulativa, que nos desafiar a imaginar como seria uma inteligência artificial consciente. 

AI language models are rife with different political biases: Outro problema trazido pelos LLMs - viés ideológico intrínseco, advindo dos modelos de treino. É curioso ver que o ChatGPT tende para a esquerda e o Llama vai para a direita. Mas o problema aqui é que esperamos destes modelos neutralidade. Note-se que estes enviesamentos não são intencionais, não foram embutidos de propósito nos sistemas. Mas, poderiam sê-lo, e isso abre toda uma nova problemática. 

Alemania se las prometía muy felices con su primer tren de hidrógeno. Se ha topado con la cruda realidad: Faz mais sentido em termos económicos eletrificar do que hidrogeneizar. 

What happens if you don’t put your phone in airplane mode?: Confesso, fiquei surpreendido ao perceber para que realmente serve o modo de avião. Não por causa de interferências com os sistemas da aeronave, mas para evitar interferências com a rede celular. Desconhecia que em voo, um telemóvel aumenta de forma considerável a potência do seu sinal em busca infrutífera de torres, o que causa vários tipos de interferências na saturada parcela do espectro electromagnético que sustenta as nossas comunicações. 

AI isn’t great at decoding human emotions. So why are regulators targeting the tech?: Precisamente pelos erros, e pelos potenciais usos repressivos. Mas é interessante notar que a UE, que procura proibir o uso de reconhecimento facial e tecnologias similares, apoia projectos nesta área, para controle de fronteiras. O que se aplica a cidadãos europeus não se aplicará aos outros.

“O que se perdeu com o Cybersyn?”: o projecto que podia ter mudado o mundo como hoje o conhecemos: No Chile de Allende, estruturava-se um projeto informacional que procurava integrar a economia segundo os princípios da cibernética. 

What happens when AI reads a book: Um excelente exemplo de como usar os LLM como ferramenta de auxílio à análise. 

Iowa School District Used ChatGPT To Decide Which Books To Ban: E, no extremo oposto face ao artigo anterior, um dos mais idiotas exemplos de mau uso de LLMs. Sempre permitiu aos censores um daqueles textos bonitos em que se mostram comprometidos com o avanço do conhecimento através da tecnologia. 

Windows feature that resets system clocks based on random data is wreaking havoc: Ah, esta é uma das pragas do  meu dia a dia (felizmente, não nos servidores), a data desacertar-se é um erro comum nos computadores da minha escola. Pensava que era uma questão de pilhas da placa mãe,  afinal, é bug Windows. 

Modernidade

Syd Mead ‘Blade Runner’ concept art: Clássicos.

Virtual Restitution: Activist Group Takes Scans Of Rosetta Stone And Benin Bronzes And Makes Digital Replicas For Egyptians And Nigerians: Pode ser culturalmente indelicado dizer isto, mas sou daqueles que pensa que estes artefactos fundamentais para a história da humanidade estão mais bem preservados no Louvre ou no British Museum do que no Cairo ou em Lagos, suspeito que se fossem devolvidos aos países de origem a sua preservação ficaria em causa (e reparem que não foram levados para a Europa à força de armas, na verdade eram considerados pedregulhos negligenciados, sem valor, pelas autoridades locais, e dada a volatilidade daquelas regiões, nada garante a sua preservação futura, recordem-se do que aconteceu aos budas de Bamyan (abatidos a tiro de canhão num esforço de pureza islâmica taliban) ou aos vestígios arqueológicos romanos na Síria (misto de destruição e venda no mercado negro da arte para financiar o terrorismo). Mas iniciativas destas, que usam a digitalização 3D para tornar mais acessível o património cultural global, são sempre excelentes ideias. 

O modelo alemão para o capitalismo europeu está esgotado: sendo mais específico, a receita neoliberal com que a UE baseia as suas políticas económicas está a ser arrasador para os cidadãos que diz querer defender, e a cavar o fosso de uma desunião europeia. 

El río subterráneo navegable más largo de Europa está en España. Y es alucinante: Do fascínio pelos espaços subterrâneos.

4972) A não-música de John Cage: A arte que desafia é sempre desconsiderada, a maioria dos públicos aprecia variações sobre o que já conhece.

Afghanistan Changed Me: As experiências de um jornalista, que ao reportar no terreno afegão viveu situações aterradoras.

Un día de planespotting en el aeropuerto de Funchal en Madeira: Visitar o aeroporto para fotografar aviões, é um gosto que compreendo.

The Sriracha Shortage Is a Very Bad Sign: Ficar sem este néctar dos deuses é uma enorme catástrofe. Piadas à parte, esta história mostra-nos como o aquecimento global já está a fazer mosssa nos sistemas agrícolas de que dependemos para a alimentação global. 

Onde não há árvores também pode haver sombra? Como Lisboa e Barcelona estão a arrefecer a cidade: Soluções para um urbanismo mais sustentável na era do aquecimento global.