domingo, 16 de julho de 2023

URL

Esta semana, destacam-se o humor de Mel Brooks, sugestões de leitura e visões sobre o filme Alma Viva. Olha-se para fábricas orbitais, sermões via chatGPT, e narcisismos tecnológicos. Reflete-se sobre o desaparecimento da Pyrex, mistérios da geografia e a nossa relação incómoda com os fantasmas do passado histórico português. 


Ficção Científica e Cultura Pop

Noriyoshi Ohrai: Cyberpunk nipónico.

The Immortal Mel Brooks: Entrevista com um dos maiores expoentes do humor do século XX, alguém que sempre conseguiu o admirável equilíbrio entre o corrosivo e o sensível (se bem que duvido as sensiblidades apuradas de hoje sejam incapazes de não ter síncopes sucessivas com os seus filmes).

1964: O ano dos fantasmas e dos demónios: Um olhar para duas obras seminais do fantástico japonês, Kwaidan (que lamento confessar ainda não ter visto), e o poético e soberbo Onibaba, esse portento cinematográfico.

13 Horror Graphic Novels to Keep You Up All Night: Sugestões de banda desenhada negra, entre os limites do mainstream e os comics independentes.

Batman/Dylan Dog by Werther Dell'Edera Is Published This Month: O crossover DC/Bonelli começava a parecer vaporware, já há anos que a casa milanesa publicou o seu curto teaser dos cruzamentos entre Dylan Dog e Batman. Confesso que o li, e pensei que a coisa ficava por ali. Felizmente não, e as aventuras completas do cavaleiro das trevas na Londres dylaniatti vão agora ser publicadas. Com a dupla Recchioni/Dell'Edera, a aposta é ganha de certeza. Só espanta o quanto demorou a sair, talvez em parte porque Recchioni andou ocupado a tentar revitalizar Dylan Dog, e a queimar-se com isso, porque os fãs de fumetti são tão conservadores quanto os de comics, e gostam mesmo é de ler e reler sempre a mesma coisa, revoltam-se logo quando se tenta fazer evoluir os personagens clássicos.

LA ABUELA MUERTA | Jesús Palacios: Um olhar espanhol para esse filme brilhante que é Alma Viva. O crítico ficou seduzido pela colisão entre sobrenatural e tradição arreigada, pelo retrato de uma zona raiana que é portuguesa, mas também poderia ser espanhola. Eu ainda aponto o absolutamente brilhante desempenho de Ana Padrão, a encarnar na perfeição uma mulher do povo, mulher de sofrimentos, pobreza e trabalho constante, e a conseguir deixar no ar que parte da sua inadaptação aos ritos da aldeia advém de um inconfessado lesbianismo. A personagem tem uma amizade que parece tentar ir mais além da mera amizade com outra mulher da aldeia, mas, vivendo num meio rural tradicionalista, isto traduz-se em emoções não ditas e sentimentos reprimidos.

The Best Space Opera Books, recommended by Kate Elliott: Como sou apaixonado por Space Opera, li avidamente esta lista. Que está excelente, toca nalguns clássicos e mostra-nos novos autores.

Helter Skelter: Sabendo o nível de qualidade das propostas da Sendai, tenho à partida elevadas expetativas para esta edição. Ainda não me foi possível ler, mas pelas críticas, as expetativas elevadas são recompensadas.

NOVIDADES - Lendas Japonesas: Uma excelente novidade da Polvo, que faz regressar um dos mais clássicos autores de BD portuguesa.

«Contos Fantásticos Portugueses», de Noémia Delgado, online: Uma excelente iniciativa, que torna acessível um documento histórico do fantástico em português. Se a estética está algo datada, é um marco cultural que deixa de estar esquecido.

NOVIDADES - Bibliografia da Banda Desenhada de Ficção Especulativa Portuguesa: Estou muito curioso com este trabalho de investigação do Marco Fraga Silva.

7 Books to Inspire Your Next Nature Adventure: Sugestões de leitura de não-ficção, a pensar na forma como entendemos o mundo natural.

H. P. Lovecraft: Um Ícone da Cultura Ocidental Contemporânea (Parte 2): Mergulhar a fundo nalguns dos contos mais essenciais da obra do bardo de Providence.

The Best 19th Century American Novels, recommended by Nathan Wolff: As míticas great american novels, embora sejam as do século XIX.

Short Story Reviews: Ray Bradbury’s “The Highway” (1950) and Leslie A. Croutch’s “The Day the Bomb Fell” (1950): Um momento peculiar na ficção científica são as histórias focadas nas guerras nucleares, algo que influenciou o género nos anos 50.

Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente, adaptação por João Miguel Lameiras e Joana Afonso: Já li, e também adorei, entre o cuidado na adaptação ao traço da ilustração.

New Stan Lee documentary raises age-old question: Who created the Marvel Universe?: É uma questão antiga, nunca totalmente resolvida, porque nestas coisas a discussão resume-se ao diz que disse. Mas algo é inegável: se Lee era o vendedor, o homem que projetou a Marvel, fê-lo sobre o trabalho de outros criadores, especialmente de Jack Kirby.

Before the Coffee gets cold – Toshikazu Kawaguchi: Um olhar para o sucesso literário que nos deu a conhecer as light novels japonesas, num livro com alguns toques de fantástico. Já o li, apreciei a leitura, mas estou como a Cristina, falta aqui um lado mais pesado.

Moviegoers Were Tired of Seeing 'The Same Ideas Used Over and Over Again' In 1910: É um clássico, a cultura pop comercial sempre procurou o lucro mais fácil, e isso implica a constante recauchutagem e repetição de conteúdos. E ontem, tal como hoje, os espetadores queixam-se da eterna repetição das mesmas histórias.

Misreading Ulysses: Comemorando o Bloomsday 2023 (os fãs, sabem o que é), um texto que nos mostra a impossibilidade de tirar conclusões absolutas sobre esta obra marcante e avassaladora. Cada leitor faz o seu percurso, tira a sua conclusão.

What Steve Ditko Thought About Doctor Strange & Other Marvel Movies: É interessante ver que a visão do criador era aberta, de perceber e afirmar que as estéticas não podem ser estáticas e podem adaptar-se a novos tempos e novos públicos.

Tecnologia

A 1970 design by architect Paul Rudolph for a Lower Manhattan: Arquiteturas conceptuais.

How AI art killed an indie book cover contest: Por um lado, percebo esta rejeição da IA Generativa, para travar os chico-espertos que acham que basta clicar nos botões do ChatGPT e vão gerar histórias para vender sem o mínimo esforço (e eles existem). Por outro, temo que este extremar de posições afaste quem tenha percebido que pode usar a IA Generativa, não para despejar conteúdo automático, mas para explorar novas fronteiras estéticas e literárias.

Sol Reader is a VR headset exclusively for reading books: Aquelas tecnologias que me deixam a pensar "sim, percebo para que serve, mas porquê, se é inútil..." Algo me diz que pensar que aquilo que os bibliófilos mais sonham é enfiar um HMD para ler um livro é sonho pateta de techbro que nunca leu um livro na vida.

Iran Unveils 'Quantum' Device That Anyone Can Buy for $589 on Amazon: Há as tecnologias shanzhai, cópias descaradas ou dispositivos com capacidades inesperadas vindas de Shenzhen. E depois temos as tecnologias avançadas iranianas, que só funcionam na cabeça dos iranianos.

How the Computer Graphics Industry Got Started at the University of Utah: Recordar o trabalho seminal de Ivan Sutherland, aqui não pelas tecnologias que desenvolveu, mas pelo seu trabalho como professor na Universidade do Utah. Os seus alunos são uma verdadeira lista de nomes sonantes na computação gráfica.

Siempre hemos tenido barcos petroleros y metaneros. Ahora tenemos a X: transporta literalmente electricidad: Uma possível solução para os problemas da transição energética, mas há que observar que se trata de um conceito, e não de uma tecnologia em fase de protótipo.

The First Search Engines, Built By Librarians: O papel dos bibliotecários no desenvolvimento dos primeiros sistemas de digitalização e pesquisa bibliográfica.

A Critical Look at AI-Generated Software: Uma análise crítica às aplicações do Chat GPT em desenvolvimento de software. Com a ressalva de que o código gerado apresenta vulnerabilidades de segurança.

Nature bans AI-generated art from its 153-year-old science journal: Não sei se este banimento tout court faz sentido. Se é boa ideia cercear os chicos-espertos que acham que basta meter um prompt para produzir ilustrações a metro, lucrando com o mínimo esforço, há o outro lado: criadores que estão a incorporar a IA Generativa nos seus fluxos de trabalho, não como desenrasque rápido, mas como elemento estético.

ChatGPT genera buenos sermones. Así que una iglesia alemana lo ha utilizado para impartir misa: Bem, se há quem use o ChatGPT para falar com deus, e porque não usá-lo para falar em nome de deus?

A moonshot for infrastructure: Isto soa muito interessante, o investir na investigação fora da caixa em áreas onde a tecnologia tem impacto social.

Paul McCartney says AI tools helped rescue John Lennon vocals for ‘last Beatles record’: Aposto que será o primeiro de muitos, está aqui uma tendência que claramente será aproveitada.

Meta's open-source MusicGen AI uses text to create song genre mashups: A música tem passado relativamente ao lado do tsunami da IA Generativa. Isso, está prestes a mudar.

Novel, un editor minimalista que requiere tan poco esfuerzo que básicamente escribe solo mediante IA: Diria que é para isto que servem os LLM, não para serem uma espécie de oráculos ou escritores automáticos, mas para assistentes de escrita que aceleram os nossos fluxos de trabalho.

Google Warns Employees About Using AI, While Promoting Its Own AI: Um clássico exemplo de faz o que digo, não faças o que faço, e que se ben analisado, levanda questões sobre as reais capacidades desta tecnologia.

20 year-old Windows CE gadgets rule: Diria que isto é levar a computação retro aos seus limites.

Mechanical Turk workers are using AI to automate being human: Faz sentido que os trabalhadores que trabalham para este serviço da Amazon encontrem formas de automatizar as suas tarefas repetitivas e mal pagas.

The Who, Where, and How of Regulating AI: O panorama das iniciativas de legislação sobre inteligência artificial.

Report: Microsoft launched Bing chatbot despite OpenAI warning it wasn’t ready: Para surpresa de absolutamente ninguém. A incorporação do ChatGPT pela Microsoft obedeceu a muito óbvios objetivos de marketing, e não a tecnologias que respondam a necessidades reais.

The New Piracy: Movies And TV Chopped Into Tiny Pieces On TikTok: Já reparei neste fenómeno, que usa o formato TikTok para piratear filmes e séries, embora não perceba quem tem paciência para pegar em todos os fragmentos e ver a sequência narrativa. De certa forma até se torna numa forma narrativa, em que a história linear é atomizada e consumida de forma intermitente.

Radio Was Going to Make Everyone a Wealthy and Well-Educated Globe Trotter: Os deslumbramentos com novas tecnologias não de todo um fenómeno novo.

EEUU acaba de solucionar un problema carísimo con sus cazas F-35. Solo necesitó plástico y una impresora 3D: A verdadeira história aqui não é bem sobre o uso de impressão 3D, mas sim na capacidade (e meticulosidade) de engenheiros que encontram soluções de baixo custo para resolver problemas muito caros.

Marvin Minsky’s 2500 Logo Computer: Esta é interessante, e algo inesperada, descobrir que Marvin Minsky desenvolveu um computador dedicado à programação em Logo, a linguagem educativa desenvolvida por Seymour Papert e a sua equipa.

No One Knows Exactly What Social Media Is Doing to Teens: Bem, mas sabemos que algo se está a passar. E o problema está no tipo de conteúdos a que as crianças e adolescentes são expostos, que tendem sempre para imagens de perfeição corporal inatingíveis, ou amplificação de comportamentos violentos. Mas isso, é um problema de moderação, e convém sublinhar que o modelo de negócio das redes sociais incentiva o chocante, porque isso gera visualizaçãoes e dados que conseguem monetizar.

Techno-Narcissism: Brilhante análise aos falsos optimismo e pessimismo dos evangelistas da IA. Já se está a notar que todo o ruído sobre os potenciais perigos futuros é uma forma de nos distrair para os problemas que a tecnologia já está a levantar hoje. E a ideia de que empresários ligados à IA peçam medidas regulatórias é, essencialmente, esses empresários a tentar instrumentalizar os estados para impedir concorrentes, é certeira.

Los Premios Grammy se ponen serios con la IA: solo los creadores humanos podrán ser nominados: É uma decisão interessante, que assume que a IA tem um papel a desempenhar na criação musical, mas corta as raízes ao chico-espertismo da geração totalmente automatizada (muitas vezes, plagiando o que já existe).

Archive of keygen music: Um recordar dos velhos tempos em que se desbloqueava programas pirateados com utilitários criativos. 

In The Age Of AI, Form Seems To Be Making A Comeback: Usando os geradores de imagem que se estão a popularizar, o formalismo impera. Basta algum conhecimento de história de arte para perceber os limites estéticos deste geradores, balizados pelo passado artístico.

Opera Debuts 'One' Browser With Built-in Generative AI: Já se percebeu que nisto das guerras pela conquista de fatias de mercado, a integração de IA generativa tornou-se uma estratégia de marketing.

Before Lost Sub, OceanGate Promised To Disrupt the Sea: É um padrão clássico, decalcado da filosofia techbro - cortar custos, refilar contra os entraves da regulamentação, afirmar-se disruptivo enquanto assenta em tecnologia colada a cuspo. Depois, acidentes acontecem, e outros que resolvam o problema.

SpaceX ha puesto en órbita la primera "fábrica espacial" de la historia. Y tiene claro qué quiere producir: Um projeto intrigante, que lançou uma fábrica automatizada em órbita, para produzir medicamentos. 

Thousands of realistic but fake AI child sex images found online, report says: Não surpreende, e isto advém da facilidade com que se pode usar Stable Diffusion e outros algoritmos localmente, ultrapassando filtros. Não vale a pena entrar em choque com isto, apenas agir como já se faz.

Lockheed Martin agrees to integrate augmented reality on T-50 aircraft: Estou muito curioso para perceber como isto irá funcionar, os press releases apenas observam que se destina a melhorar a eficácia do treino de pilotos.

Modernidade

John Harris: Paisagens espaciais.

“Humilhação, revolta e injustiça”: da urgência de um hospital a uma sala de tribunal: Uma história alucinante, que revela até que ponto ainda não somos capazes de encarar com seriedade crimes de violência social.

No More Pyrex? Parent Company Files for Bankruptcy: É curioso descobrir que duas empresas cujo nome passou a ser sinónimo de produtos, estão em risco de desaparecer. À Pyrex, junta-se a Tupperware. Se as empresas desaparecem, sempre que na cozinha usarmos alguns recipientes, as palavras resistem.

Is that a Russian warplane over your house?: Um guia para reconhecer aeronaves russas, escrito com imensa ironia.

Portugal Hospital Removes Artwork About Its Slavery Ties: Uma notícia algo inesperada, e que por cá passou despercebida. Não podemos fugir ou ignorar olhares desconfortáveis sobre o nosso passado histórico. Até porque negar, vai aprofundar a polarização destes temas.

The EU Looks to “Jungle” Sacrifice Zones to Help It Out of Energy Crisis: É um clássico da geoestratégia, utilizar zonas intermédias para proteger os centros.

Former Italian Air Force Fiat G-91R Light Tactical Attack Aircraft Flies Again: O regresso de uma aeronave icónica e veterana, restaurado para as comemorações do centenário da Força Aérea Italiana.

Blood and the Machine: Há um resvalar para extremismos de direita no mundo da tecnologia, entre a cultura instalada nalgumas empresas e as posições públicas de muitos supostos gurus da tecnologia, ou donos de empresas. Isto é duplamente perigoso, não só pelo resvalar fascizante, mas pelo facto destas empresas, por gerirem redes sociais e espaços digitais, estarem em posição de influenciar o grande público. Não são só uns refundidos a refilar, são refundidos com a capacidade técnica de enviesar a opinião pública.

Una iglesia llevaba 600 años desaparecida frente a las costas de Alemania. La acabamos de encontrar: Para lá de uma igreja, toda uma pequena cidade submersa, e desaparecida, nos tempos medievais. Para lá dos fascínios com mistérios, há uma curiosa componente de aviso vindo do passado aos nossos tempos, no que toca ao nosso gosto de construir ignorando as condições impostas pela natureza.

Area Sacra, site of cats and Caesar’s assassination, opens to public: Daquelas boas notícias para os amantes da Antiguidade Clássica, mais um local arqueológico romano que se torna acessível.

Italian Air Force Celebrates 100th Anniversary With Memorable Airshow: Pelas fotos, foi verdadeiramente memorável.