domingo, 11 de junho de 2023

URL

Esta semana, destacamos as ligações entre literatura e mercado, os finalistas do prémio Locus, e representações alienígenas na literatura de ficção científica. Olha-se para a generalização de auto-ajuda psicológica via IA Generativa, taxação de robots e linguagens de programação para crianças. Reflete-se sobre a reconstrução de um veículo romano, liberdades de expressão e novas atrações lisboetas. 

Ficção Científica e Cultura Pop


Very 70s retro-futurism from Syd Mead: Do grande mestre do futurismo.

Space Travel in 1918: Estas iconografias do passado mostram-nos o quanto as nossas ideias sobre o futuro estão irremediavelmente assentes nos momentos que nos são contemporâneos.

Manual de Instruções – Nuno Markl e Miguel Jorge: Gosto muito do trabalho gráfico de Miguel Jorge, o criador por detrás do projeto Apocryphus. Já quanto ao livro, tenho algumas reticências. Pese embora a sua enorme simpatia e bonomia, bem como o seu amor público pela cultura pop, Markl normalmente escreve com a profundidade de uma folha de papel de arroz. Suspeito que este livro não será para mim (e, francamente, não vem daí mal ao mundo por isso, espero que seja bem apreciado pelo seu público, porque ambos os criadores o merecem).

COSMOS 101: Marte, A Fronteira Final: Dos arquivos da revista Bang!, um texto de alguém que deixou saudades, à altura uma jovem cientista cheia de força e dinamismo quer na investigação quer na divulgação científica. Fazem falta vozes destas por cá.

Tai-Pan: Recordam-se dos tempos em que as artes marciais eram o supra-sumo da cultura pop?

Como o Deus Mercado ressuscitou o autor: Sobre a polémica da alteração de textos para adequar livros ao gosto de leitores, este artigo assinala que isso tem sido há muito prática comum no mundo editorial, às vezes de forma explícita como escolhas assumidas por editores, outras nem por isso. Que a adaptação de textos clássicos em forma resumida para públicos jovens ou de literacia mais baixa também já tem um longo historial. E tudo se resume à forma como as editoras gerem a sua percepção da vontade dos mercados.

2023 Locus Awards Finalists: Foi divulgada a shortlist dos prémios Locus para 2023. Já li alguns, os mais virados para Hard SF (yep, sou old school), outros estão na pilha de leituras.

60 Films That Say “I Love New York”: Se muitas cidades são bons cenários de filmes, há algumas cidades que, por si só, dão uma aura especial ao cinema.

The Best Science Fiction Books About Aliens, recommended by Jaime Green: É uma das tarefas mais difíceis da ficção científica, o representar de figuras verdadeiramente alienígenas, e não extrapolações de aspetos da humanidade.

Tecnologia

Karl Stephan’s cover art: Um futuro, no espaço.

Hugging Face and ServiceNow release a free code-generating model: Programação assistida por Inteligência Artificial, agora em modo open source.

The Goopification of AI: Eliza 2.0. A despersonalização trazida pelo descarregar da ajuda psicológica para ferramentas digitais, pseudo-psicólogos que oferecem palavras de conforto e reforçam a auto-estima, sem que na verdade tenham o mais básico, empatia humana, é exatamente o que assustou Weizenbuam com a forma como o seu antecessor dos chatbots estava a ser usado, nos anos 80. Se na altura as pessoas se fascinavam com um programa que meramente repetia palavras que os utilizadores usavam, os mais sofisticados LLMs de hoje oferecem uma ilusão ainda mais convincente. Mas, nestas coisas da psicologia, usar estas ferramentas é algo profundamente desumano.

Bing Is a Trap: Ter um LLM como espécie de assistente virtual para perguntas parece uma das promessas mais lógicas dos sistemas tipo ChatGPT, mas dada a baixa fiabilidade da informação que prestam, será sensato libertar estas ferramentas para públicos crédulos? Ok, foi uma pergunta retórica, porque lucro e hype e não verdadeira utilidade são o que está a mover a adoção destes sistemas.

Imposto sobre robôs: promessa de soluções, realidade dos problemas: As questões sobre impactos da automação, robótica e inteligência artificial são muito mais complexas do que esta discussão algo simplista, e distrativa, sobre impostos sobre robots. Porque na verdade, os cenários não são de substituição total de humanos por robots (físicos ou virtuais), mas sim de acréscimos de produtividade que permitem extrair mais trabalho de um trabalhador, recorrendo à automação, e com isso diminuir o número de quadros.

Voyager as Technosignature: Olhar para as lendárias sondas como um exemplo do potencial de análise de artefactos para detetar eventuais civilizações alienígenas.

22 Unhinged (but Fake) App Features: A ideia é explorar com humor absurdista os dark patterns e a forma como os sistemas de notificações modificam os nossos comportamentos, mas há pelo menos uma que existe, mesmo - o Google Maps não faz um year in review tipo spotify, mas mensalmente envia uma mensagem com o nosso relatório de atividade registada...

The Meeting of the Minds That Launched AI: Um olhar intimista para a conferência de Dartmouth, onde os correntes conceitos e tendências da Inteligência Artificial tiveram a sua génese.

Leaked Internal Google Document Claims Open Source AI Will Outcompete Google and OpenAI: Não surpreende esta tendência identificada pela Google, a capacidade da comunidade Open Source e a computação distribuída já estão a dar cartas no desenvolvimento de aplicações de IA. E, note-se,  o próximo desafio não é desenvolver aplicações mais poderosas do que as que já dispomos, mas sim desenvolvê-las de forma a que possam correr em dispositivos móveis e computadores pessoais.

Apollo-Soyuz II (1974): Os E Se... da história da astronáutica, através da exploração de projetos de exploração espacial que não saíram da fase de proposta e concepção.

Taiwán destruyó el plan de China para dominar la industria de los chips. Fue el preludio de la escalada bélica actual: Suspeito que atribuir a constante pressão bélica chinesa sobre Taiwan nos dias que correm a apenas este factor tem o seu quê de exagero, em parte todo o belicismo faz parte de uma afirmação de poder interno do ditador chinês. Por outro lado, há outras formas de guerra, e esta tentativa chinesa de controlar as duas empresas taiwanesas que são líderes globais no desenvolvimento e produção de microchips é, de facto, uma operação de ameaça à soberania.

Clickclickclick.click muestra cómo se analiza el comportamiento con el navegador presentándolo como un juego: Todos sabemos que os sites e redes sociais coligem o máximo de informação sobre o nosso comportamento online, mas qual é exatamente a extensão dessa recolha? Este jogo mostra que tudo o que fazemos num ecrã, é recolhido e analisado.

Kids’ coding languages: Não haverá aqui muita novidade, para quem conhece o campo, mas é sempre de recordar os principais projetos e ambientes que desmistificam e facilitam a aprendizagem de programação.

3D Printed Aerospike was Designed by AI: Um excelente exemplo de design generativo para peças industriais de elevada complexidade.

Shap-E quiere ser a las imágenes 3D lo que DALL-E 2 es a las imágenes 2D. Va por buen camino: Ainda incipiente, mas as tecnologias de IA Generativa surpreendem sempre pela rapidez explosiva da sua curva de desenvolvimento.

Modernidade

Danny Flynn: Entre a fantasia e o farsola.

Pompeii ceremonial chariot reconstructed: Uma iniciativa maravilhosa, que restaura uma antiga carroça cerimonial romana, permitindo-nos um vislumbre da vida pompeiana.

IN COMBAT WITH LOCKHEED F-117 NIGHTHAWK PILOT MAJOR ROBERT ‘ROBSON’ DONALDSON: Um vislumbre do que era pilotar uma das mais extraordinárias aeronaves avançadas do final do século XX.

Un nuevo "blend" amenaza al aceite de oliva español. Y aunque está prohibido, ya está en los supermercados: Azeite que não é realmente azeite puro, mas sim uma mistura de azeite e óleo? Consequências dos choques de preços e aquecimento global.

WHO declares an end to covid global health emergency: É de assinalar, e recordar o longo caminho até aqui, da surpresa chocante do impensável cenário de pandemia global, dos confinamentos, da esperança trazida pela vacinação, até à normalização endémica da doença. Que, note-se, não foi extinta, apenas as medidas de saúde que foram tomadas permitiram mitigar a gravidade dos seus efeitos.

Plágio no Design Português: roubar à descarada: Algo que me diz que os próximos livros da coleção vão basear-se no chatGPT.

The Netflix Series ‘Transatlantic’ Dramatizes the Effort to Evacuate Artists From France During World War II. Here’s How It Happened in Real Life: As histórias por detrás da história da evacuação de artistas perseguidos pelo nazismo, na II Guerra.

Quando a liberdade de expressão passa para a direita: Tem sido uma das ironias amargas do nosso recente mundo de ideologias hiper-polarizadas, a forma como os representantes de um extremismo opressivo reclamaram a ideia de liberdade de expressão, como forma de dizerem o indizível e protegerem o seu discurso de ódio sob a capa de direito absoluto. Deixando de lado o pequeno pormenor histórico de, quando os regimes de extrema direita se instalaram no poder, a liberdade de expressão que agora tanto professam é das primeiras a ser abolida (se bem que o mesmo pode ser dito dos regimes do outro extremo ideológico, porque no fundo, o que interessa a estes extremistas é o exercer poder).

No, We Can’t Separate Artists And Their Art: Fundamentalmente, é uma decisão pessoal, cabe a cada um de nós. Posso conseguir continuar a apreciar o trabalho de um artista mesmo sabendo que este tinha enormes falhas (algumas criminosas) enquanto pessoa, ou não ser capaz de dissociar isso. Pessoalmente, julgo que é sempre importante não escamotear, mas o esquecer forçado em tom de ofensa também é uma perda cultural.

I flew the Danish F-35 Draken: Um testemunho sobre o como era pilotar um Saab Draken.

Este miradouro em Lisboa vai voltar a receber visitas públicas: Mais uma atração turística, que suspeito que terá alguma piada, devo dizer que saborear um cocktail com aquela vista me parece uma ideia prazeirosa.