domingo, 14 de maio de 2023

URL

Esta semana, o destaque vai para cultura pop gerada por algoritmos, a história do clássico Tetris, e sugestões de leitura. Fala-se sobre o cruzamento de digitalização 3D e realidade aumentada, a aparente impossibilidade de terminar sessão em serviços digitais, e uma nova rede social no horizonte. Olha-se para a física do arco-íris, o legado de Nam June Paik, e caravelas foreiras.

Ficção Científica e Cultura Pop


[no title]: Computação portátil.

How Tetris Was Born: Um olhar para a origem daquele que é talvez o jogo mais influente, e jogado, de todos os tempos.

‘The Super Mario Bros. Movie’ Reviews Roundup: Critics Consensus Says Illumination’s Latest Looks Good, But Is Narratively Shallow: Deixa-me ver se percebi. Estão a observar que um filme feito a partir de um jogo de computador que se baseia em meter personagens a correr para apanhar moedas, fugir de inimigos e salvar princesas é... uma narrativa pouco profunda? É Super Mario, não Dostoievsky...

We Settled for Catan: Fico com a sensação que o cronista da Atlantic não gosta muito de tabletop games, e muito menos de referências â ficção científica e fantástico. Apesar destas bizarrias, acaba por ser uma elegia ao trabalho do criador deste jogo, bem como um elogio ao mesmo.

David Lynch says he'll "never watch" Denis Villeneuve's Dune movies: É trauma, diria. O seu Dune sempre foi injustamente vilipendiado, em grande parte porque os espectadores de ficção científica cinematográfica estão habituados a ação acéfala e efeitos especiais (pensemos Star Wars, o melhor exemplo disso). O seu Dune era bizarro, surreal, inquietante, pouco dado a cenas de ação épica. E, pior de tudo, un filme de intelecto. Isso, num público habituado ao menor denominador comum, leva à ostracização imediata.

NOVIDADES - Lore Olympus: O curioso, para mim cujo cérebro não consegue parar de ver conexões, é que este lançamento tenha sido anunciado na páscoa. É que o mito de Hades e Perséfone simboliza, entre outras coisas, o ritmo das estações e o renascimento primaveril depois da desolação do inverno, que é fundamentalmente o que o mito judaico-cristão pascal também celebra.

Guerra do Peloponeso, 431 a.C. a 404 a.C.: Confesso, também tenho cada vez mais o fascínio de ir descobrir estes textos originais, não por razões académicas mas pelo puro prazer literário.

AI-Created Pop Culture Is Already Among Us: De certa forma, a IA Generativa é o sonho húmido de gestores e editores preguiçosos e gananciosos, que querem enriquecer com dinheiro fácil. Sistemas que automatizam a produção e distribuição de conteúdos, sem requerer investimento em criadores humanos.

The Best Psychological Thrillers, recommended by J.S. Monroe: Sugestões de leitura empolgande, no domínio do suspense psicológico.

Tecnologia

Angus McKie: Máquinas pensantes.

Build 3D scanning into any Unity application with Niantic Scanning Framework: Uma proposta intrigante, que promete a incorporação de geração 3D com fotogrametria dentro de apps móveis desenvolvidas em Unity. Suspeito que há aqui espaço para desenvolvimento de jogos em realidade aumentada, ou outras aplicações de AR.

New Zealand Spaceplane Performs First Rocket-Powered Flight, Achieving Major Milestone: Um projeto que desconhecia, de desenvolvimento de um orbitador ao estilo space shuttle, vindo da Nova Zelândia.

The Woman Going Viral for Serenading While 'Stuck' Places Is Staging It for the Algorithm: A sério que isso é uma surpresa, que aqueles vídeos virais supostamente informais e obra do acaso que vemos nas redes sociais são, na realidade, pensados, estruturados e realizados com cuidada produção?

Meta Releases New AI-Based Photo Segmentation Tool to Everybody: A Meta junta-se ao desenvolvimento de algoritmos de IA Generativa, e o curioso é que estão a libertar estas ferramentas em open source. A ferramenta em si é impressionante, permite seleção automática de áreas de uma imagem.

Meta wants to use generative AI to create ads: Geração automática por inteligência artificial de anúncios para distribuição a categorias demográficas geridas por inteligência artificial. Só falta meter aqui uns bots para ver os anúncios e comprar os produtos, e teríamos aqui um ciclo de economia totalmente automática.

AI Chatbots Don’t Care About Your Social Norms: O problema aqui não é tanto dos algoritmos, recordemos que (simplificando algo complexo), o que geram é o resultado de análise estatística. O problema tem a ver com a nossa tendência de antropomorfizar tudo o que tenha aspeto de vivo e consciente, mesmo que não o seja, o que nos leva a suspender visões críticas e a assumir confiança plena nos algoritmos.

The robots are already here: Menos visíveis do que gostaríamos, mas já elementos fundamentais das infraestruturas na industria e serviços, ou seja, essenciais à nossa economia.

ChatGPT is going to change education, not destroy it: Certeiro. Os rumores sobre o potencial negativo desta ferramenta são muito exagerados. Em parte, porque mostram uma certa acefalia rotinada nos sistemas educativos. Como alunos, ou formandos, já muitas vezes tivemos de entregar trabalhos de mera ruminância teórica, sem qualquer significado exceto os de cumprir as tarefas exigidas na cadeira, disciplina ou formação. E, para esses, sejamos francos: não os automatizar com ferramentas tipo ChatGPT é que é idiota (sim, já fiz, e voltarei a fazer, peça-me um texto acéfalo e sem significado e eu recuso-me a perder tempo a elaborá-lo à maneira antiga). Dito isto, é preciso sublinhar que o potencial do ChatGPT não está na sua capacidade para fazer batota (até porque a informação que gera não é totalmente fiável), mas sim no potencial para criar bases de trabalho a serem melhoradas com o esforço dos alunos.

The impossibility of logging off: Um dos mais recorrentes dark patterns da vida digital, a forma como as empresas nos querem manter sempre ligados (e, com isso, a consumir ou a recolher os nossos dados). E o estratagema é diabolicamente simples: basta dificultar e ocultar as opções de terminar a sessão na app ou serviço. Isto não é um bug, ou erro técnico. É uma decisão consciente dos gestores destas empresas.

Amazon Shut Down DPReview. The Community Is Saving It: É sempre preocupante quando uma empresa gigante adquire um serviço independente com uma comunidade aberta massiva. Este passa a estar sujeito às prioridades da empresa, o que significa que a sua estabilidade futura não está assegurada. Aqui, a solução esteve na própria comunidade, que recriou o site. Noutros serviços, como o Bookdepository, também encerrado pela Amazon, não há alternativa exceto o redil do senhor Bezos.

Reminder: Digital Culture You Buy Isn’t “Bought.” It’s Only Licensed (That’s A Huge Difference): É, é isto. Músicas que desaparecem da nossa biblioteca musical porque os acordos de agenciamento e licenciamento entre editoras musicais e plataformas mudam. Ou livros cujas palavras se alteram porque os gestores das editoras não querem chatices com o extremismo woke e contratam editores de sensibilidade para modificar frases e expressões potencialmente sensíveis. Com o digital, a cultura deixou de ser um bem, e passou a ser um serviço.

What is generative AI, what are foundation models, and why do they matter?: Uma pequena mas conclusiva introdução aos conceitos elementares da IA Generativa, e aos seus modelos fundamentais generalistas e personalizáveis, que se têm revelado tão flexíveis nas suas aplicações face aos modelos dedicados.

With latest hit Lemon8, ByteDance again learns from the China playbook: Começa a desenhar-se uma nova rede social no horizonte, vinda da criadora do TikTok, e tal como este, inspirada numa rede de sucesso chinesa.

Adobe Firefly intentó competir con Midjourney: salió mal (pero por una buena razón): Duas dicas: dêem-lhes tempo (claramente não se recordam das primeiras versões do Midjourney), e sim, de facto a base de treino do Firefly está pensada de raiz para evitar os problemas ligados aos direitos de autor, algo que a Adobe se pode permitir fazer recorrendo à sua biblioteca de conteúdos stock, livres de direitos de autor. Já experimentei a Firefly, estou fã, especialmente porque os seus resultados são mais enviesados para o desenho artístico do que o progressivo hiperrealismo do Midjourney.

Raspberry Pi rolls out a code editor for young people: Excelente projeto, nunca são demais as plataformas que estimulam à aprendizagem da programação.

Delivering a quantum future: Se a IA Generativa é o foco das atenções, outra tecnologia digital disruptiva está em crescendo, com investimentos cada vez maiores na computação quântica.

E Ink's New Color E-Paper Looks Almost as Good as LCD Screens: Mas não esperem que estes novos ecrãs multicoloridos cheguem aos e-readers, estão pensados para outros usos, como o de cartazes digitais. Onde fazem todo o sentido por serem menos caros e mais poupados em consumo de electricidade do que os ecrãs tradicionais.

Mark Zuckerberg Abandons Metaverse as Shiny New Toy Appears: Recordam-se quando há poucos meses atrás se falava das realidades virtuais e metaversos como algo de inabalável, que desta vez tinha vindo mesmo para ficar? Como esperava, o fim desta nova tentativa de popularização da RV terminou, apenas não se esperava que fosse tão súbito. 

Where’s the AI Culture War?: Pessoalmente, temo o momento em que os políticos, especialmente os mais fascizóides, se intrometam nas questões ligadas à IA. A boçalidade e pura ignorância relativas à tecnologia evidenciada pela esmagadora maioria dos políticos é notória. E, dados os baixos escrúpulos desta classe, não surpreenderá se usarem a IA para caçarem votos apelando aos sentimentos mais baixos da turbas.

GPT-4: 31 trucos, funciones y cosas que le puedes pedir para exprimir al máximo la inteligencia artificial: Algumas ideias para explorar o GPT-4.

Ya hay una web que promete distinguir las imágenes reales de las generadas por IA. Obviamente, tiene truco: É quase uma missão impossível, hoje, o distinguir uma imagem real de uma criada por IA Generativa.

Quem controlar os Modelos de Linguagem, como o ChatGPT, controla a política: Os algoritmos não são isentos, e quem os implementa tem as suas agendas. Dada a sua pervasividade e facilidade com que nos entram pelos olhos dentro, não é difícil vê-los como ferramentas de controle de opinião. 

China wants homegrown AI to reflect the core values of socialism: Diria que o modelo chinês de IA já reflete muito os seus valores, como se pode comprovar pela estreita relação entre as empresas chinesas que desenvolvem tecnologias de IA e a repressão da minoria Uigur. 

Modernidade

La Planète sauvage, 1973: Surrealismos fantasistas.

Rainbows are actually full circles. A physicist explains: Um olhar detalhado sobre a física do arco-íris, e a razão pela qual não há potes de ouro nas suas extremidades, os arco-irís são círculos, mas a nossa capacidade de os ver assim depende do nosso ponto de vista. Na maioria das vezes, há um planeta que se mete no meio do círculo e a nossa visão.

How (Not) To Interpret Far-Right Symbols: Códigos próprios, mas também a apropriação e descontextualização de símbolos com outras heranças culturais. Uma análise à forma como os trolls de extrema direita se apropriam de símbolos, ou criam os seus códigos específicos.

Remember Damien Hirst’s Spin Paintings? Now You And AI Can Make One Of Your Own: Mais interessante do que a notícia sobre o uso de NFTs por parte deste artista, é dispormos de um brinquedo que permite criar imagens de arte generativa.

TV Experts in 1944 Wondered If Anyone Would Watch During the Daytime: E agora, neste tempo que é o futuro de 1944, sabemos que a resposta é sim. Também sabemos que os telespectadores deste segmento são largamente desempregados ou reformados, e os canais televisivos competem entre si para lhes oferecer programas que são uma verdadeira hecatombe para os neurónio, cheios de inanidades, venda de produtos banha da cobra, e aposta num empolamento de culturas do medo, com comentadores prontos a promover uma imagem social de crimes violentos, tudo para assustar os velhotes e os manter agarrados ao ecrã. É medonha, a televisão generalista durante o dia.

The Anarchic Spirit of Nam June Paik: Olhar para um artista algo iconoclasta, e um dos pioneiros da arte digital, com todo o trabalho que desenvolveu com televisores, vídeo e manipulação de tubos de raios catódicos.

How an AI drawing program shook the art world in the 1970s: É sempre interessante recordar que os primórdios da arte com inteligência artificial se deram nos anos 70, com o trabalho do pintor Harold Cohen a desenvolver algoritmos de desenho e pintura.

Interoperable Europe act [EU Legislation in Progress]: Um conceito interessante, que faz todo o sentido num quadro de integração europeia. Não se trata de uniformizar os diferentes países, mas sim de criar mecanismos de interoperabilidade para garantir um melhor acesso dos cidadãos aos serviços estatais em qualquer ponto da UE.

Estas são as “Caravelas Foreiras” de Lisboa: o que são e representam?: Um pormenor arquitetónico que os passeantes com olhar mais meticuloso reparam na cidade, as representações de caravelas que surgem em alguns edifícios. Não se sabe muito bem o que representam, podendo estar ligadas aos marinheiros.

There’s a Sexual Abuse Scandal Brewing in the World of Competitive Cheerleading: Uma indústria que faz da exploração dos corpos das jovens a sua pedra basilar, povoada por abusadores sexuais que se valem das suas posições de poder para forçar adolescentes? Porque é que isso não é nada surpreendente? Se repararem bem, é o ponto comum nos recentes escândalos sobre abusos sexuais (sobre menores e não só), entre os metoo e os padres católicos abusadores - homens em posição de poder, cultural, espiritual ou económico, que abusam do mesmo para fins sexuais.

An Exhibition of Doodles by Renaissance Masters and Modern Artists Brings Idle Scribblings From the Margins to the Center: Até os artistas rabiscam, e agora podemos ficar a conhecer alguns dos seus desenhos descomprometidos.

Pablo Picasso’s ‘Les Demoiselles d’Avignon’ Revolutionized Modern Art. Here Are 3 Things You Should Know About It: Um olhar sobre uma das obras de arte fundamentais do século XX.