domingo, 30 de abril de 2023

URL

Esta semana, destaca-se o redescobrir da obra de Jayme Cortez, cinema lovecraftiano de série B, e culturas da fan fiction. Olha-se para os aviões X, armas nucleares como metáfora para a IA, e o abalo legal à cultura de acessibilidade digital do Internet Archive. Reflete-se sobre inflações, o destino longo da humanidade, e a perda do amor à leitura pelos jovens. 

Ficção Científica e Cultura Pop

Bernie Wrightson, 1973: Monstros pantanosos.

11 Love Triangles in Sci-Fi and Fantasy That Could Have Been Solved With Polyamory: Sim, talvez, mas um dos ganchos mais clássicos das séries televisivas são as tensões românticas não resolvidas.

Zodiako: Estou imensamente curioso com este livro, e concordo com esta recensão - faz falta que chegue, realmente, às livrarias. A edição de obras de terror de Cortez, excelente trabalho editorial de Fábio Moraes e da Polvo, só a consegui adquirir no Amadora BD. Este, ainda espero encontrá-lo numa livraria.

4925) Sete autores obscuros: Um hino ao gosto de escrever, nesta imperdível crónica de fantasia de Bráulio Tavares.

(Re)Assistindo: O Bizarro Ciclo "Gótico Lovecraftiano" dos anos 60: Graças ao sempre imperdível Lorde Velho, descobri que Roger Corman tentou fazer a Lovecraft o mesmo que fez a Poe. Os resultados são o que se poderia esperar, entre o glorioso espetáculo série B a filmes com muito pouca relação com o material original. É significativo que a primeira aparição do amaldiçoado Necronomicon em cinema tenha sido às mãos de Vincent Price, sob a lente de Corman.

Some Of The Weirdest And Most Stylish Cartoons Ever Made Are Now Free To View On Youtube: Algo que trará memórias a uma certa geração portuguesa, que cresceu a ter de gramar com estas animações experimentais enquanto esperava que o Vasco Granja, finalmente, nos desse a dose desejada de Tom & Jerry. Claro que, se décadas depois, ainda olham para estas obras fabulosas da animação com o espírito do gramar, estão a perder incríveis experiências visuais, que exploraram os limites conceptuais do desenho animado.

Tolkien Reading Day 2023: Não sendo especial fã de Tolkien, desconhecia de todo que há um dia por ano dedicado à sua leitura, em voz alta.

Science Fiction About Surviving a Nuclear Holocaust – Pre-1960: Um olhar temático para obras de literatura e cinema que, no dealbar da era atómica, especularam sobre as consequências da guerra nuclear.

In Defense Of Fan Fiction: Duas observações. Podemos desdenhar a fan fiction, mas notem que representa uma forma dos fãs mostrarem o seu apreço pelos livros que os apaixonam. E, como observa o artigo, antes de tudo um leitor tem de sentir liberdade para ler o que aprecia, acima de cânones ou visões críticas. Pessoalmente, fico fascinado com as comunidades (porque, graças à internet, são-no de facto) que se dedicam a imaginar e reinventar muito para além dos textos originais.

Lisboa volta a receber grande evento de anime e cosplay: Em maio, os caminhos vão dar ao clássico Iberanime, essa convenção que eu nunca consegui visitar (há sempre qualquer coisa a tolher a agenda). Será este o ano em que lá consigo ir?

Conversas de Banda Desenhada: Já li, e é daquelas obras imperdíveis para quem aprecia banda desenhada dá-nos vislumbres muito profundos sobre os principais criadores portugueses de BD, as histórias de quem nos encanta com as suas histórias.

Tecnologia

Shusei Nagaoka: Sinfonias rock.

OpenAI connects ChatGPT to the internet: Ideias que poderão ser boas, ou nem por isso. Apesar dos problemas evidenciados pelo uso indiscriminado de LLMs, o deslumbre continua e agora torna-se possível usá-los com informação online recente. O que parece boa ideia, até nos recordarmos dos problemas da qualidade de grande parte do conteúdo online.

Visual language maps for robot navigation: Métodos para tornar a interação com robots mais natural para nós, meros humanos.

TikTok CEO fails to convince Congress that the app is not a “weapon” for China: Torna-se difícil argumentar contra uma ideia feita (até porque dadas as ligações entre o governo chinês e as empresas privadas que, apesar de aparentemente livres, têm rédea curta, sente-se que a possibilidade de interferência é real). Tendo dito isto, talvez o melhor momento destas inquirições foi aquele em que um senador pergunta ao CEO se o TikTok acedia às redes wifi caseiras dos seus utilizadores. A cara de espanto com o nível de ignorância técnica daquela pergunta é algo sem preço.

Text to Video Generative AI Is Finally Here and It’s Weird as Hell: Ainda muito em beta, incipiente, mas se se desenvolver ao mesmo ritmo das restantes vertentes de IA Generativa, dentro em pouco o vídeo criado a partir de texto estará a provocar ondas de choque.

These new tools let you see for yourself how biased AI image models are: Isto não é novidade, sabemos que os dados usados nos modelos de treino acentuam estereótipos.

The Internet Archive has lost its first fight to scan and lend e-books like a library: Isto não é uma boa notícia, uma vez que o princípio elementar do projeto é a acessibilidade da informação.

Top US general predicts that much of the world's armies, navies, and air forces 'will be robotic' in 15 years, if not sooner: Não é novidade, e o investimento em armamento robótico está a ser muito intenso.

How TikTok failed to make the case for itself: Torna-se difícil defender perante hostilidades abertas. No fundo, a questão do TikTok é uma variante moderna do yellow peril, conjugada com a visão americana da China como a sua grande rival.

France bans TikTok (and Candy Crush) from government phones: Soa tentador olhar para este banimento como motivado por razões de segurança, mas na verdade atinge um número elevado de apps. O que têm em comum é o serem distrativas, ou seja, o que esta medida realmente faz é obrigar que os telefones de serviço sejam usados exclusivamente para trabalho.

Does Earth hold vast stores of a renewable, carbon-free fuel?: Estamos habituados a olhar para o hidrogénio, um dos pilares da transição energética, como algo que tem de ser produzido. Mas, e se existirem depósitos naturais que permitam extração? Alguns projetos apontam para esse caminho.

The return of the X-planes?: Bem, os aviões da série X (experimentais) nunca deixaram de existir. Um dos mais recentes projetos procura estudar os limites do voo supersónico silencioso, diminuindo o ruído e o boom sónico.

La mega-guía de 71 herramientas de inteligencia artificial: dime para qué la necesitas y te digo qué IAs son las mejores: A lista é longa, mas cheia de serviços que nos permitem trabalhar com Inteligência Artificial Generativa em diversos campos.

AI Is Like … Nuclear Weapons?: Sabemos que o potencial da IA nos enerva, e se a comparação com armas atómicas parece descabida (por disruptivos para a sociedade que sejam os algoritmos, nada é mais disruptivo, de forma totalmente terminal, do que uma chuva de ogivas de hidrogénio), é das poucas que nos parece adequada.

Illustrations from an Arabic Machine Manuscript – c.1700: Diagramas e projetos mecânicos que mostram a capacidade mecânica árabe, quer em mecanismos quer em autómatos. Será que algum destes mecanismos já terá sido reconstruído por investigadores contemporâneos?

The swagged-out pope is an AI fake — and an early glimpse of a new reality: Confesso, fui daqueoes que caiu que nem um patinho nesta imagem. Não porque a tenha levado a sério, mas porque papas não sendo um assunto que me interesse por aí além, vi as partilhas nas redes sociais e nem lhe liguei muito (até porque, Itália, os italianos têm uma relação curiosa com blusões de penas, já lá passei muitos belos dias de sol primaveril em que estou a escaldar com t-shirt e casaco leve, mas os meus colegas italianos abrigam-se no quentinho dos seus blusões). E é precisamente aqui que reside um dos perigos de desinformação trazidos por este tipo de imagens, é o passarem despercebidas, e com isso, serem facilmente aceites de forma acrítica.

Microsoft Teams now lets you transform into a 3D avatar during meetings: Sim, mas porquê, e para quê adotar estas ridículas representações 3D? A distopia do insosso corporate da Microsoft não cessa de nos surpreender como novos níveis de banalidade. 

Watch a Coder Use ChatGPT on a Computer from 1984 Running DOS: Porquê? E porque não, se é possível, experimenta-se.

Modernidade


[no title]: Crianças olham para computadores, talvez a mais duradora iconografia da educação digital.

The Collapse of Antiquity: Greece and Rome as Civilization’s Oligarchic Turning Point: Premissa interessante, olhar para o colapso da antiguidade sob uma perspetiva de consequências da exploração económica, onde a instalação de métodos de capitalismo rentista gerou as condições para colapso social advindo da exploraçáo financeira. É impossível não ver paralelos com o mundo de hoje.

How To Think About Humanity’s Doom: De facto, o epíteto antropocénico representa uma arrogância humana perante algo do qual não temos qualquer razão para orgulho, a indução catastrófica de alterações climáticas irreversíveis pela ação humana.

The Heresy of Decline: Uma ideia que não nos é fácil enfrentar, dado que estamos condicionados a pensar em lógicas de crescimento constante. Mas a verdade é que no mundo industrializado moderno, as taxas de natalidade estão a decrescer. Isso é uma consequência de múltiplos fatores, mas também um resultado do sucesso do desenvolvimento humano. Se hoje escolhemos ter menos filhos, ou não os ter, é porque a necessidade de ter mão de obra para sobreviver à pobreza endémica se desvaneceu, bem como o nosso foco é em viver vidas de qualidade, e não repetir os milenares padrões de sobrevivência. Também podemos falar no papel da mulher, cada vez mais entendida em igualdade (felizmente, e mesmo assim tanto falta por fazer), e não como mera máquina reprodutora. A médio prazo, isso trará consequências, e teremos de nos habituar a viver num mundo com menos população.

Why Kids Aren’t Falling in Love With Reading: É um clássico dos sistemas educativos. Tentam promover o gosto pela leitura, mas a necessidade de espartilhar leituras para cumprir objetivos programáticos gera aversão nas crianças e jovens. Sempre senti isto, como aluno, sempre adorei ler, mas sempre odiei ser obrigado a ler para responder a perguntas em testes sobre obras literárias canónicas. Muitas das quais, pensemos Eça, ou Castelo Branco, só hoje começo a conseguir apreciar, afastando-me dos traumas da juventude. O que é natural, não é por obrigação que se adquire o prazer na leitura.

Sob fogo cruzado: da independência à Guerra Civil de Angola: Histórias dos tempos conturbados após 25 de abril, nas brevemente futuras ex-colónias.

A Florida School Focused on Classical Western Civilization Fired a Principal Over a Lesson Showing Michelangelo’s ‘David’: Daquelas patetices à americana, vinda de um estado cujo governo se está a distinguir pela ferocidade com que está a legislar contra a educação, proibindo livros ou discussão de ideias que chateiam os conservadores. Neste caso, esta bizarria aconteceu numa escola de índole conservadora que tem como lema a propagação dos valores clássicos da civilização ocidental, o que torna a coisa um pouco mais divertida. Nem quero imaginar o que poderá acontecer ao abortar a arte grega e romana. Se acham o David renascentista ofensivo, os frescos pompeianos são capazes de provocar apoplexias.

A parent found that "The Bible" is full of stuff Utah's book-banning laws prohibit, and filed a formal complaint to have it removed: No reverso da medalha, temos quem saiba dar a volta a estas questões e mostre o ridículo que são. Usando as leis que restringem o conteúdo das bibliotecas, que têm como justificação o proteger as crianças de conteúdos sexuais e violentos, um pai demonstrou que pela quantidade de conteúdos desta índole que contém, a bíblia deverá sofrer o mesmo tratamento censório que é dado aos livros que irritam os trolls conservadores.

A inflação, os lucros e a crise do custo de vida: Já tínhamos notado, mas a política mantém-se, travar salários e subir juros, porque enfim, esta inflação permite lucros recorde: "A última reunião do Banco Central Europeu (BCE) reacendeu o debate sobre a natureza da crise inflacionista que atravessamos. De acordo com economistas presentes, o banco central possui dados que mostram que as pressões inflacionistas estão associadas sobretudo ao aumento das margens de lucro das empresas e não à evolução dos salários."

Every Room A Battlefield: Uma visita, com aquele olhar tão ballardiano de Geoff Manaugh, aos campos de treino simuladores de combate urbano das forças armadas americanas.

RESTRICT China: Claramente, é a nova guerra fria. A pressão sobre o TikTok e o banimento da Huawey são os primeiros disparos de um combate que se trava na frente tecnológica. Os americanos preparam nova legislação restritiva, que na prática vai impedir qualquer empresa tecnológica chinesa de aceder ao mercado americano.

Did Monet Owe His Hazy, Impressionistic Style to the Early Effects of Climate Change? A New Scientific Study Suggests So: Talvez seja saltar demasiado depressa para conclusões, mas de facto o estilo difuso dos impressionistas remete muitas vezes para as névoas das chaminés.