domingo, 23 de abril de 2023

URL

Esta semana, destacam-se sugestões de leitura clássicas, não ficção e mangá, a magia dos primeiros parágrafos, e sonhos de invenção. Olha-se para o sucesso da Relativity Space, sistemas digitais de aprendizagem, e os sistemas ocultos que sustentam a sociedade. Reflete-se sobre fotografia no telemóvel, ligações ferroviárias e os paradoxos da inflação. 

Ficção Científica e Cultura Pop

Vincent Di Fate, 1991: Visões.

Pré-Lançamento: Helter Skelter: Este lançamento da Sendai desperta muito o interesse. Aliás, é de referir que esta editora se distingue pela qualidade das propostas editoriais que nos trás, com um mangá mais erudito e complexo, quer nas temáticas quer nas estéticas. Esta nova proposta não deverá ser diferente.

4922) O barco de Teseu: Revisitar o velho mito, que nos mostra que a ideia de continuidade não se limita ao objeto físico momentâneo.

FILMES - TENDÊNCIAS - Ice Merchants já conta com 10 mil espetadores em todo o país: Foi excelente descobrir que este filme de animação português foi nomeado para óscar. O deprimente, é que se tal não tivesse acontecido, teria passado totalmente despercebido, como é o habitual no cinema e animação portugueses.

DC Comics' Wonderful Swimsuit Covers Are Sexy and Tasteful: As Marvel Swimsuit são notáveis pelo gosto duvidoso e kitsch descontrolado. E seriam impossíveis de editar, hoje, num mundo com sensibilidades mais apuradas (e pouco sentido de humor). A DC presta uma curiosa homenagem a esta vertente de fan service, mas de uma forma mais consentânea com o que hoje é socialmente aceitável. A de Allred é imperdível.

4923) Começos de livros: São os primeiros parágrafos que nos agarram, e dão o tom à história. Nem sempre os livros correspondem às promessas das primeiras palavras, mas estas são dos elementos mais significativos de um livro.

Eight Books That Will Take You Somewhere New: Oito sugestões literárias que nos levam a visitar novas geografias, ou a olhar para locais clássicos com um novo olhar.

Invention and Innovation. A Brief History of Hype and Failure: Um novo livro do enciclopédico Vaclav Smil, este a olhar sobre os ciclos de deslumbre e falhanço que caracterizam tanto do discurso sobre tecnologia.

"Eu, Cláudio" (1934): Olhar para um livro clássico, onde história e literatura se cruzam, ainda pertinente apesar do seu formalismo de época.

12 Sci-Fi Stories Written Before Mary Shelley’s Frankenstein: De volta e meia, aparecem artigos a recordar que houve obras antigas que estão mesmo à tangente do que hoje consideramos literatura de ficção científica.

The Best Literary Science Writing: The 2023 PEN/E.O. Wilson Book Award, recommended by David Hu: Sugestões de leitura sobre olhares da ciência.

Book probes the politics of Marvel movies: Não existe tal coisa como isenção política na cultura, mesmo na pop, há sempre visões subjacentes aos personagens e narrativas.

«Great Yarmouth – Provisional Figures»: a humilhação e o embrutecimento sem limites: Estou muito curioso com este filme, que não se afigura de visualização fácil. 

Tecnologia

Andrei Sokolov: Em direção às estrelas.

19 páginas y servicios para crear imágenes desde cero utilizando inteligencia artificial: Grande parte destes serviços não são, para mim, novidade, mas é sempre útil dispor de diretórios que nos mostram diferentes apps e plataformas.

Facebook political microtargeting at center of GDPR complaints in Germany: Por cá, nunca se passa nada em termos de cumprimento da LGPD (é talvez a lei mais ignorada, a seguir ao limite de velocidades na estrada). Noutros países, a questão da privacidade e dados pessoais é levada a sério, e com consequências legais.

I used an incredible X-ray machine to look inside my gadgets — let me show you: Visualização 3D do interior de objetos? Shut up and take my money. Bem, nem por isso, é uma tecnologia cara e de nicho, que visa explorar um mercado de imagiologia que não necessita do rigor das tecnologias de TAC.

These aircraft could change how we fly: Um olhar para as promessas das aeronaves eVTOL, talvez daqueles projetos que se mantém em estado de constante promessa.

The stupidity of AI: A visão é pessimista, mas na verdade levanta questões muito pertinentes. Umas já antigas, como a dos enviesamentos, outras novas, como a mineração da propriedade intelectual artística para treino de modelos (e aí, é muito claro, é mais uma expressão do capitalismo selvagem a explorar tudo o que pode). Mas talvez a questão subjacente a todo o texto seja cultural. A IA generativa dá-nos uma falsa sensação de profundidade cultural, quando na verdade tudo o que faz é mastigar a herança cultural do passado e gerar outputs a partir disso. De certa forma, é a versão 5.0 da remix culture (precedida pelos Dada dos anos 20, literatura experimental cut up dos anos 50, rap e hip hop dos anos 80, e internet culture da viragem de século). Mas se as anteriores tentavam criar algo de verdadeiramente novo (e por isso não eram bem aceites), neste caso tens mesmo um regresso ao passado, um valorizar de estéticas academicistas (qualificar uma obra de academicista é um insulto). O foco de Bridle, para mim, está claramente nesta vertente cultural.

Behold the new moon suit: Mais do que a excitação de ver o novo fato para astronautas na Lua, é antever o momento em que estes ficarão como deve de ser, ou seja, cinzentos de poeira lunar.

OpenAI tenía GPT y Microsoft tenía el dinero, así que juntos crearon un superordenador para dar vida a ChatGPT: Um olhar para a infraestrutura que sustenta o ChatGPT.

Claims That AI Productivity Will Save Us Are Neither New, nor True: Um desmontar da ideia que as ferramentas de IA nos levarão a trabalhar de forma mais eficaz e produtiva. De facto, a história da tecnologia mostra-nos a tendência que este artigo sublinha - tecnologias utilizadas para nos facilitar o trabalho acabam por ser geradoras de novas tarefas.

Hidden Systems is the book I’ll use to teach my kids how the internet works: Um olhar para os sistemas que só nos apercebemos que existem, e são vitais para o nosso dia a dia, nos momentos em que falham.

PLATO: How an educational computer system from the ’60s shaped the future: A história do primeiro sistema de educação digital, a partir de percursos instrucionistas programados, acedidos em terminais. Talvez o primeiro sistema a estabelecer as premissas ideológicas do que se veio a tornar a educação com recursos a meios digitias, com as ideias de personalização, autonomia, responsivo perante a evolução do aluno, mas também o mito de que basta um meio digital para um ensino eficaz.

AI and Art: How Artists are Using Artificial Intelligence to Create New Forms of Art?: As tecnologias que permite usar a IA enquanto meio de criação artística.

The history and legacy of Visual Basic: Um olhar para o ambiente de programação que foi prevalente na viragem do século. É interessante notar o aviso subtil ao falar da sua queda, notando que um dos factores foi o terem sido privilegiados os comentários e sugestões de uma minoria de super utilizadores, que alienaram a maioria dos programadores que usavam este ambiente.

The Terran 1 Rocket Has Made History Tonight: E, sucesso! O primeiro foguetão quase integralmente impresso em 3D teve o seu primeiro lançamento, e quase atingiu a órbita. A Relativity Space promete.

Crypto Is Mostly Over. Its Carbon Emissions Are Not: Recordar a enorme pegada carbónica das criptofinanças.

Viking on the Moons of Mars (1972): História de uma missão planeada às luas marcianas, que se tornou especulativa pelo cancelamento do programa Viking.

BitTorrent for Language Models: Uma solução de computação distribuída para trabalhar como modelos de linguagem para inteligência artificial.

Are Roblox’s new AI coding and art tools the future of game development?: Mais um sinal de incorporação de IA Generativa em plataformas de computação e jogos.

Modernidade

John Harris: Space opera clássica.

Please Get Me Out of Dead-Dog TikTok: Como amante de cães que sou, já deparei com estes vídeos, que me deixam imensamente triste. A vontade de ir abraçar a minha cadela é imediata, e a tristeza, bem, é pensar no quanto as vidas destes nossos companheiros são breves. Se compreendo o partilhar do luto, sinto alguma reticência no que toca a esta vontade de ganhar notoriedade através da tristeza.

O que rende é herdar o Continente: O paradoxo da crise económica em que estamos a mergulhar. A inflação é apontada como a culpada pelo aumento em disparo dos preços dos bens essenciais, mas quando estes são analisados, percebe-se que é muito estranho os grandes grupos de distribuição estarem a ter lucros recorde.

Why China Is Unlikely to Invade Taiwan: Um olhar cuidado para as questões geopolíticas que sustentam a tensão com a China. Se a promessa, e a capacidade, de invadir a ilha vista como rebelde pela China continental é uma possibilidade a não descartar, talvez não seja assim tão prevalente, dadas as enormes perdas de vidas, material, e também de mercados e riqueza. Se há país cuja riqueza está dependente da globalização é a China, e uma guerra traria a suspensão abrupta das redes de comércio (todos perderiam, note-se). As tensões militaristas parecem mais ser uma das componentes dos jogos de poder internos dentro da liderança do país.

Acabamos de resolver uno de los grandes misterios de la historia natural: de dónde demonios surgieron los burros: Notas sobre a origem dos burros, esse animal de infelizes conexões que, na realidade, não tem nada a ver com as conotações negativas do seu nome,

Élisabeth Vigée Le Brun’s Portraits of Marie Antoinette Sparked Scandal—Here Are 3 Things You Might Not Know About the Royal Image: Da pintura enquanto forma de afirmação política, ou o uso do retrato para estabelecer modas e, com isso, sustentar o poder político de uma rainha numa corte hostil. 

A white dwarf is surrounded by torn-up pieces of its inner planets and its Kuiper belt: Uma predição do nosso futuro distante, a partir da leitura desse imenso livro que é o universo.

The UN just handed out an urgent climate to-do list. Here’s what it says: Malta, alterações climáticas, lembram-se? Por divertido que seja brincar às guerras e a geostratégia, há um problema grave, global, comum a todos, que temos mesmo de resolver.

Renfe llama a una puerta que parecía cerrada desde hace unos cuantos años: la de Lisboa: E, será que das intenções se passará à acção? Isto das ligações ferroviárias ibéricas é uma piada muito triste. Expliquem lá a coordenadores centro-europeus de projetos Erasmus que parceiros portugueses e espanhóis têm de recorrer ao avião para se deslocarem às escolas, em vez da opção verde, que é usar comboio.

Artists Show What They Can Do With a Google Phone’s Camera: Claro que uma máquina fotográfica tradicional terá sempre resultados tecnicamente superiores aos de um telemóvel, por excelentes que sejam as lentes e os algoritmos de fotografia computacional. No entanto, nestas coisas da expressão artística, muitas vezes a melhor ferramenta é aquela que nos está mais próxima para exprimir as nossas ideias.