Esta semana, destaca-se a nostalgia pelos anos 80, cinematografia cyberpunk japonesa, e a filmografia exploitaition do horror italiano. Olha-se para a fortíssima especulação sobre inteligência artificial, os antigos sites chocantes, e a ligação entre depressão nas jovens e consumo de redes sociais. Reflete-se sobre papiros, algoritmos de navegação no Pacífico, e a influência das enciclopédias.
Ficção Científica e Cultura Pop
70sscifiart:Bettina von Arnim, via But Does It Float?: Toques psicadélicos.
Super Star Trek 1978, versión modernizada, para jugar online: Regresso a um jogo muito retro, agora em modo online.
4916) A peleja do meme contra o PhD: Já vi alguns clips desta série, e é de facto uma daquelas sátiras brilhantes, como só os britânicos se atrevem a fazer, à cultura pop que sublima a ignorância.
The Columnist Who Wondered in 1983 Whether People of 2023 Would Have Nostagia For the Early 1980s: Vá, malta, por muito que se tentem convencer do contrário a consumir Stranger Things, os anos 80 não foram assim tão interessantes. A menos que sintam nostalgia pela estreiteza cultural pré-digital, roupas foleiras e música pop pastilha elástica vazia de conteúdo.
Cómo leer manga y manhwa online: 16 páginas y servicios para hacerlo de forma legal: Para o arquivo de links úteis que fazem jeito conhecer. Aqui, uma coleção de sites dedicada à leitura digital legal de manga.
Oh, You Thought The Lord Of The Rings Movies Were Over: Socorro? Um dilúvio de Senhor dos Anéis? Séries infindas e filmes a esmifrar todos os fragmentos de contos e histórias da Terra Média? Parece-me uma excelente forma de condenar Tolkien à irrelevância, por sobrexploração da sua obra.
Wonders and Visions: una historia visual de la ciencia ficción a través de sus portadas: Livro sobre as iconografias clássicas da ficção científica.
Metropolis at 90: 5 early sci-fi films that paved the way for Fritz Lang’s classic: Cinco clássicos, hoje relevantes como precursores, ou pelas suas arrojadas estéticas. Se o filme de Méliès vale por ser um ponto de início, obras como Aelita destacam-se pela sua vertente estética, cruzando o fantástico com o construtivismo russo.
Another Look at Japanese Underground Cyberpunk Filmmaking: Uma cinematografia delirante, mas que não é para todos. Destes filmes, conheço e admiro Tetsuo, e quanto aos restantes, ficaram marcados para ir descobrir.
ICE CREAM MAN by W Maxwell Prince and Martin Morazzo is the best monthly comic book being published in English: Totalmente de acordo com Ellis. É uma série consistentemente brilhante, entre o trabalho gráfico de Morazzo e os argumentos de puro horror irónico de Prince.
A Bava by any other name: Um mergulho no horror clásssico da cinematografia exploitation italiana dos anos 80, sempre a bater na tecla do susto gratuito e do chocante.
Tecnologia
Gene Colan: Comics cósmicos.
Cyberwar Lessons from the War in Ukraine: Algumas dicas interessantes. Por um lado, o poder da colaboração para mitigar os efeitos da ciberguerra. Por outro, a sua menor utilidade numa situação de conflito que degenerou para o tiroteio, onde há formas mais mortíferas de guerra do que o desestabilizar trazido por ataques cibernéticos. E, finalmente, o papel da publicidade - se não se publicitar os efeitos de um ciberataque bem sucedido, o seu princpal efeito, o de espalhar o medo e desestabilizar, não funciona.
Stable Diffusion ya funciona en Android: Qualcomm saca pecho en una demostración técnica contundente: É de dizer que o Stable Diffusion também já funcionava em iOS, numa app desenvolvida por um programador individual, e não por uma equipa da Qualcomm. Mais do que o feito tecnológico, aponta para a otimização dos algoritmos de Inteligência Artificial, de forma a que possam correr dentro dos constrangimentos das plataformas móveis.
How I Broke Into a Bank Account With an AI-Generated Voice: É uma experiência que não surpreende, dadas as capacidades miméticas dos algoritmos de machine learning dedicados à reprodução de voz.
Bing, Bard, and ChatGPT: AI chatbots are rewriting the internet: Goste-se ou não, apesar de todos os problemas que apresentam, os interfaces de conversa com algoritmos estão a mostrar aquela que será, muito provavelmente, a forma como iremos interagir com a internet no futuro próximo.
Me he pasado años abrazando el minimalismo digital. Ahora me arrepiento de no haber sido un Diógenes: Uma nota sobre as memórias digitais, ou como todos aqueles ficheiros fugazes que produzimos representam fragmentos da nossa vida.
This Camera Produces a Picture, Using the Scene Before It: Uma experiência muito interessante com inteligência artificial generativa, mais como projeto artístico do que tecnologia de consumo.
Why Would Anyone Pay for Facebook?: Há uma certa aragem late stage capitalism nisto. Não só os nossos dados são o que enriquece a rede social, como ainda temos de pagar pelo privilégio de lucrarem com os nossos dados.
Place your bets: Spot on, esta observação do Stross. Soa a teoria da conspiração, mas na verdade este escritor é um bom observador das tendências tecnológicas. Não surpreende esta análise da corrente especulação sobre inteligência artificial como uma forma de canalizar capital especulativo em busca de lucro fácil.
Tiny Machine Learning on as Little as 2 KB of RAM: Uma framework que promete trazer inteligência artificial para as placas arduino e raspberry pi.
On the internet, nobody knows you’re a human: Com os avanços da inteligência artificial generativa, e a sua utilização para gerar conteúdos digitais, o que é que nos permite perceber se o que vemos foi mesmo criado por uma pessoa.
A Chatbot Is Secretly Doing My Job: Não vale a pena sentirem-se chocados por este artigo. Detalha exatamente aquilo para o qual este tipo de ferramentas é mais útil - acelerar um tipo de trabalho cognitivo mais rotineiro, mas que apesar de automatizável, necessita de supervisão humana para que faça sentido.
Elon Musk Lays Off Twitter Employee Who Slept on the Floor to Meet His Crazy Deadlines: Uma lição de capitalismo puro. Aqueles que tanto gostam de falar de mérito e dedicação, são os que não hesitam em sacrificar aqueles que caíram nos seus discursos.
Mercedes-Benz is bringing WebEx meetings to the new E-Class sedans: Bem, já assisti a demasiados webinars onde alguns dos participantes estavam claramente a conduzir. Há aqui uma supremacia de uma ética de trabalho descontrolada sobre as mais elementares regras de segurança rodoviária. Claro que, sendo um veículo de luxo, talvez se espere que os conferencistas estejam a conferenciar em segurança, enquanto os motoristas os conduzem.
A Milliwatt Of DOOM: Doom a correr, ou melhor, a ser jogado por um algortimo de inteligência artificial, num chip de baixo consumo. É uma excelente demonstração de capacidades.
How Shock Sites Shaped The Internet: A atração humana pelo grotesco, escatológico e chocante é algo que vem de sempre. A internet acelerou e permitiu uma maior abrangência do material que nos choca, em sites de ética duvidosa, especializados em mostrar o imostrável.
Eyeing a new lunar economy, ispace plans to land on the moon at the end of April: Por economia, entenda-se cargas científicas. Mas abre-se uma cada vez maior possibilidade de outras explorações económicas lunares.
I don’t want to log in to your website: Um lamento pelo fim da internet aberta, onde a necessidade de rentabilizar o trabalho nos sites degenerou numa economia de caça níqueis em anúncios, e um nível de intrusão de popups que torna penosa a experiência de ler sites. É por essas que gosto muito dos feeds rss, esses bloqueios não passam.
OpenAI Is Now Everything It Promised Not to Be: Corporate, Closed-Source, and For-Profit: Uma análise arrasante ao modelo de negócio da Open AI, que em poucos meses se tornou exatamente aquilo que sempre anunciou não ser. Recordam-se dos tempos em que não libertavam algoritmos para o público em geral por temerem as consequências negativas do seu uso? Pois, onde é que esses pruridos já vão...
Archaeologists in Italy Are Using A.I. Robots to Piece Together Ancient Frescoes From Fragments Discovered at Pompeii: Um projeto muito interessante, onde a análise de fragmentos por inteligência artificial se cruza com robótica, para a recuperação de frescos da era romana.
Military Robots Were Supposed to Eliminate All Human Casualties in War: De facto, a ideia de robotizar os exércitos era fazer com que os robots combatessem no lugar dos humanos. Claro que nos campos de batalha de hoje, o objetivo é usar drones para abater humanos com extremo prejuízo. Os ideários podem ser os melhores, mas o caráter humano nunca muda.
Yikes, the U.S. Is Now Using Facial Recognition Rigged Drones for Special Ops: Talvez o exemplo acabado do que se fala na leitura anterior é esta notícia, que nos dá conta de drones equipados com reconhecimento facial, para serem mais eficazes nas suas missões mortíferas.
Social Media is a Major Cause of the Mental Illness Epidemic in Teen Girls. Here’s the Evidence: Náo surpreende esta ligação entre consumo de redes sociais e sentimentos de depressão nas jovens. É a pressão social para ser e parecer bonita, para se enquadrar em esterótipos estéticos que são amplificados por legiões de influencers, que se socorrem de todos os truques, da maquilhagem aos filtros digitais, para estabelecer ideais inatingíveis de beleza, bem como projetar uma ideia de estilo de vida elegante e trendy que é inalcançável por praticamente todos (incluindo os próprios influencers que propagam estes mitos). Isto, a acontecer em idades onde a personalidade se está a formar, e os sentimentos de insegurança face ao corpo e às relações sociais são geralmente comuns.
Modernidade
Ground Control to Major Tom: Toques fractais.
52-foot complete Book of the Dead papyrus revealed: Um daqueles achados arqueológicos que desperta toda a curiosidade, um rolo de papiro que apresenta a única transcrição completa do livro dos mortos do antigo egipto.
And the Selfie Award Goes to the Pilot Who Took a Picture With the Chinese Spy Balloon: Isto é que é ir a grandes alturas para tirar uma selfie. Só possível a bordo de um venerável U2.
On dating advice and men: É divertido, mas também preocupante, que os padrões de comportamento face às atitudes a ter com a sexualidade feminina e masculina se mantiveram, na sua essência, imutáveis ao longo de séculos.
Marshall Islands Wave Charts: Símbolos, iconografias e algoritmos de representação de um saber milenar de navegação, dominando o sabor das correntes do Pacífico.
The Death of the Sex Scene: Com a fácil disponibilidade de conteúdos pornográficos, as cenas mais picantes que durante décadas foram um chamariz cinematográfico, entre o cinema mais sério e o exploitation, deixaram de ser tão importantes como o foram.
5 Reasons Why Much of the Global South Isn’t Automatically Supporting the West in Ukraine: Essencialmente, porque vivemos num mundo multipolar, e os recursos russos e dinheiro chinês falam muito alto. Mas, também, temos a herança colonial, e países que não alinham pelos valores dos seus antigos colonizadores.
Grand Ambitions: When Encyclopedias Thought To Collect Up All The Knowledge In The World: Soa-nos quase inocente e antiquado, nesta era em que a informação digitalizada flui em quantidades massivas. Mas houve tempos em que se queria condensar toda a informação sobre o mundo em livros. As enciclopédias foram um dos marcos fundamentais da forma como concebemos o mundo, pela necessidade de catalogar, registar e organizar factos e conhecimentos de forma acessível.