domingo, 9 de outubro de 2022

URL

Esta semana, destaca-se a beleza do acaso nos erros tipográficos, o lançamento de Primordial, e uma entrevista aos criadores de SINtra. Fala-se do alívio digital trazido pela desativação das notificações constantes, dos dados privados que alimentam os modelos GPT, e as promessas longínquas da robótica. Olha-se para as disputas sobre terras raras, os mais antigos vestígios dos antepssados da humanidade, e os problemas económicos e sociais potencialmente gerados pela crise energética. 

Ficção Científica e Cultura Pop

Luis Royo: Clássicos.

Eric Kripke Says Supernatural Was Inspired by Neil Gaiman's Sandman: Resta saber qual das fases da série. Se a inicial, com fantásticos episódios auto-contidos, pérolas do conto sobrenatural em formato televisivo, se na final, em que aquilo já era uma convoluta telenovela apocalíptica.

The best books on Venice, recommended by Matthew Rice: Descobrir Veneza, para além do turismo de massas, através de livros que se debruçam sobre a sua história e património, ou olham para a cidade através da literatura.

How Many Errorrs Are in This Essay?: Erros de tradução, erros tipográficos. Mas, também, erros vindos de falhas culturais dos autores, ou erros induzidos por estéticas. Um ensaio apaixonante sobre o papel do erro na arte e literatura.

"Laguardia," by Nnedi Okorafor, is a comic book set in the context of not-so-futuristic conservative fascist forces: Recordo este comic intrigante, onde os destinos de imigrantes africanos e extraterrestres se cruzavam em Nova Iorque. Um bom comic afrofuturista, que apenas padecia do defeito de ser claramente panfletário, o objetivo óbvio de Okorafor era uma visão ideológica sobre minorias e imigração. Não vem daí mal ao mundo, claro, mas estéticas artísticas que se esforçam muito por sublinhar ideologias geralmente esgotam depressa as suas leituras. É algo comum a estéticas de intervenção. Antes que interpretem estas minhas palavras como algum resmungo anti-progressista, sugiro a leitura de romances de realismo socialista (especialmente irónico, sabendo o que se sabe sobre o violento caráter repressivo do regime que o elevou a estética artística). Mesmo quando são interessantes, estes livros profundamente alinhados soam sempre um pouco ocos, esgotam-se no contínuo sublinhar das ideias de que querem falar. Li Laguardia, claro, e se a visão urbana afrofuturista criada por Okorafor é um fascínio, o constante sublinhar das tragédias e protestos de classes reprimidas acabou por se tornar repetitivo, e com isso a empatia com os personagens desaparece, porque percebemos que não estamos a ler sobre os seus destinos, mas sim a ler manifestos sob a forma narrativa.

A moral depende dos incentivos: Um olhar para o clássico Arquipélago Gulag, que leva a pensar sobre a forma como a violência sistémica se instala e normaliza nas sociedades.

20 Forgotten Sci-Fi Films From The 1970s: 'THX-1138,' 'Zardoz' And More: Não chamaria esquecidos a estes filmes clássicos. São praticamente todos de culto, e alguns muito ifluentes nas estéticas cinematográficas de hoje.

The Challenge of Writing a Significant Time Travel Tale: O tema viagens no tempo, quando bem explorado, dá-nos excelentes obras de ficção científica. Entre paradoxos, cruzamentos passado/futuro, ou revisitações de passados prováveis.

DE BESTIAS Y HOMBRES: Alguns olhares literários e cinematográficos sobre os mitos da licantropia, entre bestas assassinas e o fascínio pelos homens-lobo.

4858) "Nope", o horror nas alturas (30.8.2022): Ainda não fui ver este filme, mas esta visão é tentadora, apreciei especialmente a visão deste filme como um descontraido série B.

Primordial, de Jeff Lemire e Andrea Sorrentino: Para mim, um dos melhores comics deste ano, se bem que não dos mais acessíveis. Lemire conjura uma ucronia bizarra, imaginando um mundo onde a exploraçáo espacial foi reprimida porque os cientistas descobriram algo que os aterrorizou, mas os animais que foram enviados ao espaço estão a regressar, depois de transcenderem a sua condição. Sorrentino acompanha em alto nível, com um traço expressivo que sublinha a atipicidade do livro.

Entrevista aos autores de «SINtra», Tiago Cruz e Inês Garcia: Um dos melhores livros de banda desenhada portuguesa dos últimos anos, uma história negra soberbamente ilustrada.

Film audiences and critics are agreeing less and less: Sempre houve uma clivagem entre filmes populares, e filmes adorados pela crítica. Mas enquanto os críticos já se fartaram das marveladas e similares, os públicos papam estes filmes como se não houvesse amanhã.

Bunnicula Is Back, in Graphic Novel Form: É daqueles conceitos que vale a pena ler só pela bizarria, um livro infantil sobre coelhos vampiros. Não é tão over the top na execução da ideia, como promete o conceito.

We finally have an official trailer the Winnie the Pooh horror movie: O simpático ursinho como serial killer. Pelo trailer, o filme parece deliciosamente mau. Coisas que acontecem quando um personagem entra no domínio público...

Tecnologia

Ed Valigursky: Não tem ar de exterminador.

Dedicar diez minutos a desactivar las notificaciones es lo mejor que he podido hacer con mi móvil: É daquelas coisas que não nos lembramos, mas quando fazemos, notamos uma enorme diferença no impacto da tecnologia na nossa qualidade de vida. O impulso da notificaçáo constante é um dos fundamentos da economia digital e a sua imparável caça à nossa atenção. Podemos quebrar isso, e com isso as constantes distrações que lhe são inerentes, com um pouco de tempo e paciência, verificar definições de notificação e desligar todas as que não nos são essenciais.

The Plight of the Former Fanfiction Author: O que colocamos online, fica online, e por vezes tem consequências futuras graves, ou embaraçosas.

This "Iceberg Meme" is a wonderful tour of cursed computing: As almas penadas e rangeres de dentes da computação.

Moderna sues Pfizer, BioNTech over alleged mRNA patent infringement: Recordam-se dos primeiros tempos da pandemia, em que, em choque, todos afirmávamos que esta tragédia coletiva nos iria tornar melhores pessoas, uma melhor humanidade? Pois. Claro que não. Note-se que o licenciamento aberto das vacinas poderia ter acelerado a sua penetração, especialmente nos países com menos recursos. E isso, foi sempre recusado, porque mesmo perante uma ameaça pandémica global, o lucro das empresas tem de ser salvaguardado. 

What does GPT-3 “know” about me?: Pode-se usar um modelo de linguagem para depreender dados pessoais? Bem, na verdade, sim. Há que recordar que estes modelos são treinados com vastas quantidades de dados coligidos online, ou seja, tudo o que publicamos.

Deepfake: How to Determine if a Doctored Photograph, Video, or Audio Recording is Real: Não há técnicas fáceis e totalmente fiáveis, o rápido avanço da inteligência artificial está a dar-nos tecnologias que manipulam facilmente a nossa perceção do real. 

Gigapixel images from the Vatican: when beauty leads to faith: Apreciar os frescos do Museu do Vaticano, em muito alta resolução.

In 1961, the First Robot Arm Punched In: A história do Unimate, o primeiro robot industrial.

Using DALL-E to generate fashion: Sigo o trabalho desta criadora no TikTok, e é brilhante, está a usar fabulosamente ferramentas como o DALL-E aplicadas ao vídeo, bem como a experimentar com NeRFs, o que lhe permite criar vídeos surpreendentes.

19th century art form revived to make tactile science graphics for blind people: Confesso que, apesar de usar litofanos em impressão 3D, desconhecia a longa história deste método de impressão. Incrível, o que se fazia em faiança.

La pantalla de tu móvil, proyectada a lo grande. Las nuevas gafas de Lenovo lo permiten con un solo cable: Confesso, fiquei curioso com estes óculos de realidade aumentada, que se ligam a telemóveis ou computadores.

Sharing news you didn’t read can feel like expertise: Mas, não se preocupem, caros eventuais leitores. Leio sempre os links que partilho aqui. Nem faria sentido, de outra forma.

Jason Allen takes 1st place in "Digital Category" at Colorado State Fair with AI-Generated content: Claro que as comunidades de discussão artística estão ao rubro, com muitos a rejeitar a possibilidade de uma obra gerada por algoritmos ser considerada para um prémio artístico. São dores de crescimento, tempos ouve em que inovações como o impressionismo também eram consideradas anti-arte.

New Computer Analysis Gives Insight Into Shakespeare’s Language: Um exemplo do que se chama as humanidades digitais, usar métodos e ferramentas digitais para ter novas formas de olhar para as obras de arte.

What’s wrong with Google’s new robot project: Essencialmente, fiabilidade. E é um problema transversal à robótica avançada. Estes projetos são fenomenais em laboratório, e apontam vertentes futuras. Mas, para cumprirem a promessa que tantos fazem, de robótica avançada ao serviço de todos, como produto comercial, têm de funcionar de forma consistente, com um mínimo de falhas. Porque há aplicações do dia a dia (praticamente todas...) em que seria intolerável, ou perigoso, usar uma ferramenta que funcina mal um quarto das vezes. Este artigo é um bom bálsamo para refrear os hypes exagerados ao estilo Elon Musk, sobre a forma como a robótica nos poderá chegar rapidamente a casa.

Modernidade

Angus McKie, “Supernova”: Pura space opera.

Everything You Need To Know About The Innovative AW609 Tiltrotor Aircraft : Fascinante, esta aeronave tilt rotor, e representa um enorme salto técnico para a indústria aeronáutica europeia.

Las tierras raras tienen cada vez más importancia geopolítica. Y con ellas su nuevo El Dorado: Groenlandia: Explorações mineiras com duplo objetivo - o encontrar mais depósitos destas matérias primas essenciais para a tecnologia, e quebrar o quase monopólio chinês destes recursos.

A Idade Brilhante, entre 476 e 1320: Novos olhares sobre a Idade Média, que disputam a associaçao que fazemos a estes tempos como de trevas e ignorância.

Ilhas Marshall: o paraíso tropical que virou um inferno de radiação: Recordar a história dos testes nucleares no Pacífico Sul, com tremendas consequências para os habitantes indígenas, forçados a sair dos seus territórios, e usados essencialmente como cobaias para perceber as implicações médicas da radiação. Uma tragédia, e injustiça, que persiste até aos dias de hoje.

The War in Ukraine Disrupts Trade in Both Food and Fuel: Numa rápida mas incisiva análise, Vaclav Simil mostra a extensão da dependência europeia da energia russa, bem como a importância das exportações alimentares russas, quer em termos de cereais quer em matérias primas para adubos, na economia mundial. Ou seja, a guerra ucraniana tem consequências graves muito para lá da sua região imediata, como suspeito que os europeus irão sentir na pele no inverno.

Humanity’s Origins Got Pushed a Million Years Back: Não é um reescrever da história, uma vez que sabemos que náo há absolutos definitivos no estudo do passado remoto. A datação de fósseis de australopitecos encontrados numa caverna sul-africana mostra que são um milhão de anos mais antigos do que a germinal Lucy. 

Gorbachev Never Realized What He Set in Motion: Recordar o último líder soviético, que ao querer modernizar a sociedade russa acabou por abrir a porta à queda do império soviético.

Archaeologists Excavate Fully Furnished House at Pompeii: Mais um achado fenomenal, com vestígios de utensílios preservados no seu local de uso. É um vislumbre da vida quotidiana dos romanos.

FAP adquire seis helicópteros Sikorski UH-60 Black Hawk para combater fogos florestais: Esta foi uma notícia algo inesperada, e muito curiosa a escolha das aeronaves. Faz todo o sentido que o governo português disponha de meios próprios para combate aos incêndios, não podemos estar sempre dependente da subcontratação ou dos mecanismos europeus. Uma análise à empresa vendedora mostra que serão aeronaves retiradas de uso militar, recondicionadas para uso civil.

Will Europe Go Down to Defeat Before Ukraine?: O panorama não está bonito. A crise energética provocada pela guerra na Ucrânia vai ter um impacto fortíssimo na União Europeia. Mostra bem os limites do tão propalado soft power europeu. O desligar do gás russo coloca a Europa frente a uma crise energética que não tem resolução a curto prazo. E se estão a seguir a lógica de resmungo de redes sociais, a pensar que não faz mal nenhum que os centro-europeus aguentem o inverno com mais camisolas e menos aquecimento, o real problema náo está aí. Está na indústria e atividades económicas, para as quais o disparo dos preços da energia tem consequências diretas. Que já se estão a fazer sentir, com empresas a diminuir a sua produção para combater os custos mais elevados. Todos sabemos no que isto vai dar, certo? O risco de crise económica é enorme. Publicamente, os líderes europeus não falam disto (exceto um raro rasgo de honestidade do primeiro ministro belga, que sobriamente fala em pelo menos uma década de aperto), nem se vê por aí medidas concretas que permitam colmatar a falta do gás russo. Vai ser um inverno duro, e outros se seguirão. De certa forma, é a Europa a pagar pela sua complacência, pelo ter-se deixado ficar dependente de uma fonte primordial de recursos energéticos (se bem que a complacência europeia vai muito para além disto, como se vê na defesa, todos gostaríamos de viver num mundo com os valores europeus, mas isso não é a realidade, e a Europa deveria ter dentes mais afiados para se defender e intervir). Os alemães devem estar particularmente alegres com a opção de fechar as suas centrais nucleares para favorecer o gás. Há aqui uma oportunidade de descarbonização e aposta nas energias verdes, mas isso irá demorar anos a incrementar, e a crise, é agora. Os sinais são óbvios, vamos viver uma forte crise económica, com repercussões políticas. Vai ser um duro teste para a UE.

Formar e atrair professores: Sem ruídos ou invectivas, um dos artigos mais certeiros que li sobre o problema estrutural da falta de professores, bem como sobre as medidas de curto prazo para sua resolução, e a falta de medidas a médio prazo. São coisas que sinto na pele como docente, de carreira, e ainda por cima numa das disciplinas mais destratadas, TIC, onde um horário completo pode tornar um docente responsável por trabalhar com 500 ou 600 crianças (não, não estou a exagerar).