domingo, 22 de maio de 2022

URL

Esta semana, destacamos o novo filme de Cronenberg, livros de sucesso lento, e a revista Animal. Fala-se do DALL-E, de LiDAR e Inteligência Artificial, estéticas da isometria e tecnologias esquecidas. Reflete-se sobre o cinema como arte suprema, direitos de autor e cultura de remistura, ou o gosto espanhol por restauros estranhos. Outras leituras vos aguardam, nos links da semana.

Ficção Científica e Cultura Pop

Dreamboat: Pergunto-me qual a lógica do conto.

À conversa com... Derradé e Ricardo Santo: Revista "Animal": Ainda guardo com muito carinho e cuidado os exemplares desta revista brasileira que, nos anos 90, chegou cá. Foi a minha primeira exposição à BD independente, de contra-cultura radical, publicando de tudo, com alguns autores brilhantes.

A Trilogia Yokai Monsters - Alguns comentários livres: Rever horror de série B japonês dos anos 60, focado nos espíritos aleatórios do horror tradicional nipónico.

Kathe Koja, Dark Factory: O multiverso, a chegar à literatura.

4811) A ficção poética: Poesia enquanto ficção especulativa (não confundir com ficção científica, que isso é coisa non grata nos escalões literários mais eruditos).

Rating 15 of the Best Time Travel Movies Ever Made: Quando é bem feito, o género viagens no tempo dá obras memoráveis.

The Meaning of Slaughterhouse-Five, 50 Years Later: Redescobrir um dos clássicos de Kurt Vonnegut, um cruzamento de memória histórica com ficção científica experimental.

Nine Books That Came to Fame Slowly: Há livros assim, que demoram a chegar ao grande público e ao reconhecimento da sua qualidade literária. O inverso dos sucessos imediatos, e geralmente aqueles que realmente sobrevivem à passagem do tempo.

Virgil Finlay’s magazine illustrations: Recordar o estilo clássico de um dos mais marcantes ilustradores da Ficção Científica e horror pulp, cujos desenhos deslumbravam os leitores das revistas do género.

David Cronenberg's Crimes of the Future Looks Cronenbergian as Hell: Só tenho duas coisas a dizer. Cronenberg regressa em força às suas origens body horror. E, quando é que estreia? Estou mortinho por ver isto.

10 Truly Horrifying Sci-Fi Movie Eggs: Para celebrar a época pascal, essa curiosa mistura de torturas da mitologia judaico-cristã com coelhinhos a recordar os mitos do renascimento natural primaveril pagãos, nada como ovos indutores de horror.

Tecnologia

Shusei Nagaoka: Retro espacial.

Hacking an Experimental ESA Satellite: Uma forma de perceber se um dado objeto tecnológico é seguro é dá-lo aos hackers para o testar. É essa a proposta da ESA, para verificar satélites.

Another Mystery of the Ancient ‘Antikythera Mechanism’ May Have Been Solved: Um mistério, cientifico. Já sabemos que este mecanismo representa um antigo instrumento de navegação, que permitia calcular a posição dos astros. Agora, sabemos qual o seu ponto de calibração.

U+237C ⍼ RIGHT ANGLE WITH DOWNWARDS ZIGZAG ARROW: Uma tentativa de averiguar que simbolo é este, e porque é que faz parte nas normas de caracteres unicode. Sabe-se que lá está, não se sabe o porquê, nem como é usado. Algo me faz suspeitar do humor de algum dos envolvidos na estruturação da primeira norma unicode, que inventou um caractere para inserir como piada. Claro, isto nunca será provado...

Niantic’s new game Peridot gives you VERY CUTE virtual pets: Tamagotchis em realidade aumentada? 

2022 Sci-Fi Contest: A Hand-Following Robot, Powered by Arduino: Sensores ultrasónicos para identificar proximidade, combinados com sensores infravermelhos para rastrear a posição de uma mão. Parece-me um projeto de robótica DIY muito interessante.

A New System Called DALL-E Seems to Have Cracked the Code on True AI-Generated Art. The Implications Are Staggering: Pois. Certo. É tão previsível. Mal se anuncia um novo algoritmo de geração de imagens por Inteligência Artificial, lá sai o discurso deslumbrado da arte gerada pela máquina. Que é interessante, mas se desmonta com uma análise para lá do superficial. A criação artística é um acto de significados; os significados atribuídos por quem vê - e é aqui que a malta se excita com a criatividade da IA; e os significados de quem cria. Mas aqui, o criador é um algoritmo que gere parâmetros, probabilidades e dados, não sente ou quer comunicar significados, apenas responde aos inputs dados. Notem que não quero dizer que os algoritmos não têm potencial artístico, muito pelo contrário, são uma poderosa ferramenta de criação. 

Photo: A internet na era das redes sociais, bem explicada.

Lidar-Camera Deep Fusion for Multi-Modal 3D Detection: Uma proposta de uso de algoritmos de inteligência artificial para melhorar o rigor da deteção de objetos tridimensionais que combina LiDAR com imagens. As aplicações diretas estão nos veículos autónomos, melhorando os seus sistemas de visão, mas suspeito que também poderia melhorar os algoritmos de fotogrametria que cruzam LiDAR e fotografia.

TikTok opens AR effects tool to all users: O TikTok, a afirmar-se como uma plataforma de criação.

Isometric Projection in Game Development: Um mergulho profundo na conjugação entre perspetiva, geometria, matemática e programação, no desenvolvimento dos clássicos jogos isométricos.

Filtered for machine misunderstandings: Fascinante, descobrir que durante anos, um bug do algoritmo de compressão de imagens fez com que as digitalizações nos sistemas mais usados pelos escritórios alterassem os valores numéricos. Ou seja, digitalizaram-se faturas, recibos, extractos, documentos financeiros, e a máquina alterou os valores. Hoje é impossível de corrigir esse erro. O interconnected vai mais longe, e imagina este bug como uma potencial forma de ciberataque.

Google Is Teaching AI to Explain Your Jokes to You: Bem, sabem como é a piada, se precisam de a explicar, então não tem piada. O interessante é ver que este algoritmo é capaz de analisar contextos.

Data Brokers: Last Week Tonight with John Oliver (HBO): Uma excelente apresentação do obscuro, mas lucrativo e estrutural para a economia online, negócio da agregação e revenda de dados pessoais. Essencialmente, tudo o que fazemos em meios digitais é rastreável através de dados de apps e cookies nos navegadores. Dados que permitem construir perfis individuais, que são depois agregados em categorias e revendidos para afinar publicidade. Ou para outros usos, alguns muito preocupantes, envolvendo policiamento ou usos criminosos. Os nossos dados permitem muito mais do que perfilagem de gostos e escolhas, permitem saber quais os nossos comportamentos, eventuais problemas de saúde, e até algo que as empresas envolvidas neste negócio afirmam rotineiramente que procuram evitar, mas não o fazem, que é a identificação direta de pessoas através da ligação entre endereços IP, dispositivos e localização geográfica. É um dos grandes alvos que a RGPD europeia quer limitar, protegendo os dados dos cidadãos europeus. E, como Oliver observa, it's about privacy. Não é, recordado aquele péssimo ditado português, quem não deve não teme. O respeito pela privacidade individual é um direito fundamental, e a economia online vive precisamente da violação desse direito.

4 Things We've Forgotten How to Make: Quatro tecnologias que esquecemos, mas que graças aos esforços da arqueologia e outras ciências, estamos a redescobrir. É, também, uma reflexão sobre os processos que nos levam a perder tecnologias, algo que tanto pode ser económico, como político, como alicerçado na ideia que um dado saber é secreto, e por isso morrer quando aqueles que o guardam desaparece.

Modernidade

[no title]: Kirby, dos grandes mestres dos comics.

The Roman ships of Fiumicino: Uma boa dica para uma próxima vez que se aterre ou descole de Roma - visitar o museu que, num hangar de Fiumicino, preserva os navios romanos encontrados aquando da construção do aeroporto.

Seven Worst-Case Scenarios From the War in Ukraine: Uma visão algo pesada, mas alicerçada nos dados que mostram que esta guerra, será algo a médio e longo prazo, com múltiplas manobras militares e políticas. Mas uma das conclusões é aterradora: uma das consequências desta guerra será a proliferação nuclear. Repare-se que a Rússia é tratada com muito cuidado, apesar de ser a agressora, por todos saberem do seu arsenal nuclear. E repare-se também que a Ucrânia, nos idos dos anos 90, herdou armas nucleares da antiga União Soviética, que abandonou depois de um acordo que, supostamente, garantia a sua integridade territorial. 

What If Europe Loses Russian Natural Gas?: Os centro-europeus terão de se habituar a ter as casas mais frias, ou usar aquecedores  locais. Esta guerra dá-nos uma oportunidade preciosa, de mudar o foco energético para energias renováveis. A energia como arma é um excelente incentivo ao desenvolvimento de novas fontes energéticas. Seremos capazes de a aproveitar?

Google Is Teaching AI to Explain Your Jokes to You: Bem, sabem como é a piada, se precisam de a explicar, então não tem piada. O interessante é ver que este algoritmo é capaz de analisar contextos.

How Meme Culture and a Landmark Legal Case Against an Artist in Germany May Loosen Europe’s Tight Copyright Regulations: Tempos houve em que a comunidade artística era mais receptiva à remistura e reutilização. Hoje, a sobreposição dos direitos de autor funciona como um espartilho à criatividade. Notem, não estou a defender o plágio puro e a cópia descarada; apenas, neste afã de direitos esquecemos o papel das influências. Um pequeno exemplo: uma pérola de explosão criativa como o trabalho inicial dos Beastie Boys seria hoje impossível, seria demasiado caro rastrear todas as samples e sonoridades.

Berlengas: à descoberta de um paraíso natural: E, com sorte, deparam-se com o seu rei. Ou, pelo menos, com um daqueles locais que nos recorda o pulsar da natureza.

The big idea: should we get rid of the scientific paper?: Há um elemento dos artigos que é essencial, a sua validação. Mas a forma como o sistema de publicação científica evoluiu, com métricas a sobrepor-se à qualidade, com publicações caríssimas que vivem do trabalho de investigação financiado publicamente e o voluntariado dos revisores de artigos, se calhar muito haveria que mudar no sistema.

‘Always on and watching’: A former Xinjiang prisoner describes life inside China’s detention camps: Agora estamos distraídos com a Ucrânia, mas convém recordar a forma como a China oprime os seus cidadãos, combinando as formas clássicas de repressão (prisão, discriminação, assédio policial e legal) com ferramentas apoiadas em inteligência artificial, uma digitalização da repressão. E, também, que muitas das empresas envolvidas no desenvolvimento dessas tecnologias as vendem nos mercados globais.

Discovery Dramatically Rewrites History of Life on Earth, Scientists Say: Microfósseis que poderão indicar que a vida na Terra surgiu muito antes do que até agora se pensava. A provar-se a hipótese, tem implicações para a história da evoluçáo da vida na Terra, mas também na xenobiologia, mostrando que até nas condições mais extremas de formação planetária, a vida encontra forma.

This Spanish Artist Gave An Empty Medieval Chapel An Flamboyant Makeover — Without Asking Permission: Um dia hei-de tentar perceber qual é a cena dos espanhóis com o património, o porquê deles gostarem tanto de "renovar" o seu património cultural, com resultados entre o desastroso e o inesperado. Suspeito que neste caso, a iniciativa de um artista de transformar uma capela semi-abandonada num espaço fulgurante tenha o seu mérito.

The life skills your dog needs: Qualquer dono ou tutor de cães que seja minimamente responsável sabe isto, que é preciso treino para garantir uma boa qualidade de vida e relacional com o nosso animal.

Did Movies Really Become The World’s Dominant Art Form In The 20th Century?: O articulista não só acha que não, como se enfurece perante a ideia. Que, no entanto, não é assim tão descabida quanto isso, dado que o cinema e as suas estéticas têm uma capacidade de penetração popular que a pintura e a escultura não têm.

Aboard Moskva: That Time We Got An Unprecedented Tour Of The Russian Guided-Missile Cruiser: Um vislumbre do navio de guerra russo que agora jaz no fundo do Mar Negro, cortesia de um míssil ucraniano. Ou, dizem os russos, vítima de um infeliz acidente.