domingo, 29 de maio de 2022

URL

Esta semana, destacamos sugestões de leitura, o regresso do Capitão América, e os sincronismos literários. Fala-se de aeronaves supersónicas, da ligação entre mão de obra precária e Inteligência Artificial, e dos problemas das redes sociais. Olha-se para a globalização, para a origem dos Blues, e o esplendor da arte romana. Outros artigos vos aguardam, nas leituras desta semana. 

Ficção Científica e Cultura Pop

Paul Lehr, “Orbs in Yellow”: Quase abstrato.

FLASH GORDON: É verdade, este filme é um tremendo prazer culposo. Imensamente kitsch, over the top, garrido, que não se preocupa em fazer muito sentido ou em levar-se a sério. É por isso que é brilhante, uma obra prima do lado kitsch do cinema de ficção científica.

Genius Party Beyond: Uma intrigante animação japonesa, entre o fantástico e a ficção científica distópica.

21 libros imprescindibles que el equipo de Xataka recomienda para leer y regalar este Día del libro: è verdade, em Espanha o dia do livro leva-se a sério, e tornou-se moda oferecer livros para comemorar esse dia (por cá ler é aquilo que todos dizem ser muito importante, mas poucos praticam). O Xataka tem aqui uma boa lista de sugestões de leitura.

A. D. 2230: Não é, de todo, um grande livro, nem é especialmente futurista. É mais uma visão que trai um certo sonho autoritário e machista de lusofilia, projetada num futuro. Malgrado os seus defeitos, é uma das raras obras que iniciam a ficção científica portuguesa. E até é uma leitura divertida, digo eu, que a fiz.

Grant Morrison's First Novel, Luda, To Be Published By Del Rey: Devo confessar que fiquei curioso, com a ideia de um romance escrito por este lendário e psicadélico argumentista de comics. É esperar que seja publicada para a ler, mas suspeito que será uma leitura profundamente bizarra.

Captain America #0 Preview: Two Captains, One Rocket: O clássico personagem da Marvel, que consegue sempre um bom equilíbrio entre o banal apelo patriótico que o seu nome, cores e uniforme invoca, com o ser um personagem muito interessante, está de regresso em mais uma renovação que promete. Uma das características deste personagem é a forma como é utilizado para questionar os valores do patriotismo cego, a forma como encarna simbolismos e não políticas.

Regardless of one’s individual beliefs regarding one of the central tenets of Christianity, the execution via crucifixion: Curioso, descobrir que o martírio pascal, um dos pilares centrais da mitologia católica só assumiu a forma dramática, de via dolorosa, durante o renascimento.

The best books on Understanding the Nude, recommended by Annebella Pollen: É uma das principais marcas da história de arte, um eterno fascínio com o corpo humano, se não se esgota ou explica por visões meramente sexualizadas.

Air by G. Willow Wilson and M. K. Perker Revived at Berger Books: Recordo com carinho esta série da Vertigo, sobre geografias imaginárias e um forte sentido da tradição oriental.

Lançamento: Monstros: Certamente um dos melhores lançamentos recentes, o trabalho de Windsor-Smith é ao mesmo tempo uma piada negra com as tropes dos comics, e de um grafismo excecional.

13 novelas y cómics de ciencia ficción para comprar o regalar en el Día del Libro: Mais uma interessante lista de livros, se bem que deste site, esperaria algumas sugestões de Ficção Científica escritas por espanhóis.

Disappearing Boxes: Comics And The Permanent Edition: Uma reflexão sobre formatos editoriais, e o seu potencial como forma narrativa.

Christopher Priest Writes Vampirella: Year One for Dynamite: Diga-se que este romancista tem feito um excelente trabalho, modernizando uma personagem que foi criada mais como pinup para gozo adolescente.

See Inside Usborne: Os futuros vistos pelo passado são uma fonte incessante de fascínio.

4815) Coincidências literárias (21.4.2022): Percebo isto bem, os bibliófilos mais atentos sentem este curioso sincronismo entre a realidade material e os livros que estamos a ler.

Instrucciones (e incluso un kit) para hacerte un Skylab de Lego: Tentador, muito tentador. Infelizmente, tempo para estas coisas é algo que não abunda.

Tecnologia


From the San Diego Air and Space Museum Archive: Sonhos espaciais.

TikTok: 39 funciones y trucos para exprimir al máximo la red social: Utilizador do Tik Tok? Esta série de dicas permite perceber melhor como usar esta rede para criação de vídeo.

Best Digital Art Software in 2022: Confesso que fiquei muito surpreendido em ver uma aplicação FOSS em destaque nesta listagem. O Blender é, de facto, uma ferramenta fabulosa, completamente gratuita, e que me confesso incapaz de aprender a usar, por não ter tempo para a aprendizagem profunda que requer.

El viejo sueño de los vuelos hipersónicos está más vivo que nunca: varias empresas trabajan para superar al Concorde: O voo comercial supersónico é um daqueles sonhos que se recusa a morrer, apesar dos seus custos, problemas ambientais e tecnológicos.

Multicolor Drawbot Highlights Importance of Limit Switches: Já sabem, sou fascinado por projetos DIY de robots de desenho, e este intriga por usar canetas multicoloridas.

BCI lets completely “locked-in” man communicate with his son, ask for a beer: O Ars Technica traz-nos mais detalhes sobre as tecnologias de interface cérebro-computador que permitiram a um paciente de síndrome lock-in comunicar.

Cultivating A Repair Mindset: É algo de fundamental, num futuro que ser quer mais sustentável, o ter a capacidade de reparar as tecnologias que usamos.

How the AI industry profits from catastrophe: Uma leitura dura, que nos recorda que por detrás das maravilhas da inteligência artificial, há um forte trabalho minucioso de identificação e etiquetação. Um trabalho feito por pessoas, em países do terceiro mundo, mal pagas e hiperprecarizadas.

ULA purchases 116 3D printed RL10C-X rocket engines, Aerojet Rocketdyne’s largest order yet: Quando perguntam sobre o futuro da impressão 3D... ele já aí está, a sua normalização como téncnica de manufatura industrial para peças complexas.

How Software Saved a Stealth Fighter Jet--and Its Pilot--from Crashing in Alaska: Quase diria, o piloto começa a ser opcional no cockpit.

Honda issues Printables with takedown notice for all Honda-related 3D models: Não surpreende, esta ação. Por um lado, é um mercado com que a empresa não está a lucrar. Por outro, há o risco da associação de peças mal feitas ou perigosas, criadas por entusiastas, às referências de qualidade da empresa.

The Digital Age is Destroying Us: Soa catastrofista, mas reflete a necessidade que temos de equilíbrio, algo que o ritmo imposto pelas necessidades capitalistas tenta escamotear.

The Computers Who Brought ENIAC to Life: Um olhar para as mulheres que deram vida ao ENIAC, as operadoras de computação que o montaram e programaram.

Even as It Retires, ASIMO Still Manages to Impress: O fim de uma era, com o término do lendário ASIMO, o robot bípede da Honda.

Hidden Interfaces for Ambient Computing: Quando se fala de computação ubíqua, de dispositivos inteligentes com os quais poderemos interagir, coloca-se a questão do interface. Este artigo fala-nos de um novo tipo de display, mais fácil de integrar nos objetos comuns dos que os tradicionais ecrãs led ou amoled.

Obama says social media is ‘well designed’ to destroy democracies: Quase apetece dizer que é intencional, mas não. É efeito colateral da maximização de lucros, onde o conteúdo mau, divisivo, extremista, culturalmente estúpido, atrai mais a atenção e com isso as redes sociais geram mais lucro. As redes sociais estão a exacerbar problemas que sempre existiram - rádio, televisão, imprensa são  media onde a mediocridade sempre foi fonte de lucro (liguem o televisor num canal generalista público ou privado, e comprovam isso). O que as redes sociais trouxeram foi a multidirecionalidade, e o isolamento em bolhas informacionais. Há um problema nas redes sociais, mas a sua raiz está na própria estrutura do capitalismo.

Contra Chrome: É o browser mais usado. E, também, um enorme sorvedouro de informação pessoal e individual que a Google agrega para maximizar os seus rendimentos.

Modernidade


No Sons Left To Die!: Não é das melhores posições defensivas.

Quem são os falcões russos?: Um olhar para os ideólogos que estão por detrás das ideias identitárias russas, que inspiram Putin e os seus sequazes. Ideias de regresso a glórias imperiais, supremacia dos seus valores face ao liberalismo ocidental, e força militar. Ideias que estamos a ver a provocar derrame inútil de sangue na Ucrânia.

The State of Globalization in 2022: Apesar da pandemia, guerra e crises de abastecimento e redes de comércio global, os laços internacionais continuam apertados, e as interrelações globais estão a crescer e intensificar-se.

A bússola e a desordem: A guerra ucraniana e a aparente vontade russa de quebrar o sistema de valores liberais e democráticos ocidental leva a um regresso da necessidade de investir na militarização. Infelizmente, claro, creio que todos desejamos um futuro de progresso mais pacífico, mas como diziam os romanos, se vis pacem, para bellum. É de notar que o investimento em defesa não se faz como antigamente, com mais meios e homens. Faz-se com tecnologias mais avançadas que permite meios militares mais eficazes, relações diplomáticas e independência energética. Questões que colocam alguns desafios específicos a Portugal, um país dependente dos fluxos de comércio internacional.

Não mas obrigado, Elon Musk: Uma boa análise das possíveis repercussões da vontade do bilionário em controloar o Twitter, uma das principais plataformas de rede social. E o risco desta ser controlada de forma totalmente privada, sem obrigatoriedade de transparência. Se a coisa já é má no que toda aos enviesamentos, discursos extremistas e manipulação algorítmica, imaginem se o controlo dependesse apenas dos caprichos de um bilionário.

Where, Exactly, Did The Blues Originate?: Um mergulho a fundo na origem dos Blues, esse género musical tão americano.

The Chain Reaction That Propels Civilization: O catalizador, a reação química que também serve bem para descrever momentos de viragem sociais e tecnológicos.

Vesuvius Was Hot, But This New Exhibition of Erotic Art Excavated From the Roman City of Pompeii is Hotter. See Images Here: Vá, qual é a surpresa? Todos sabemos que os nossos antepassados romanos eram muito abertos no que toca à sexualidade. E estas obras têm o mérito de serem, realmente, excelentes obras de escultura e pintura a fresco.

How Democracies Spy on Their Citizens: Um olhar clínico e profundo para as atividades de espionagem institucional possibilitadas pelo software criado pela empresa israelita NSO Group.