terça-feira, 31 de maio de 2022

In fondo al tuo cuore


Maurizio de Giovanni, Paolo Terracciano, Alessandro Nespolino, Giovanni Preziosi, Daniele Bigliardo (2022). Le stagioni del commissario Ricciardi vol. 7: In fondo al tuo cuore. Milão: Sergio Bonelli Editore.

Um regresso ao mundo do comissário Ricciardi, esse curioso cruzamento de policial procedimental com nostalgia dos anos 30. Nesta história, os males de amor, as escolhas que se fazem entre paixão e ambição são o grande tema, quer da narrativa principal, quer das paralelas. A investigação é despoletada pela morte de um médico da universidade, defenestrado. Na dissecação da vida da vítima que se segue, alinham-se os suspeitos, desde o namorado da jovem prostituta que mantinha como amante, a um antigo rival que quer proteger o filho, até um jovem pai que gritou por vingança por o parto ter resultado na morte da mulher. Nenhum destes será o assassino. Típico nesta série, as pistas são nos dadas logo no início, mas só farão sentido no final da história. Em paralelo, seguimos as desventuras amorosas do trágico Ricciardi (entende o seu dom de ver aparições dos mortos com violência como uma maldição, com que não quer sobrecarregar nenhuma mulher), ou do seu fiel agente Raffaele, algo desconfiado das andanças da esposa. Uma das personagens secundárias da série irá falecer, terminando esta história num tom triste.

Em parte, a arte do fumetti é a do enchimento, há que encher as páginas, e as histórias arrastam-se. É um padrão no género. Aqui, há que assinalar o excelente uso do policial enquanto estrutura narrativa. Sabemos o que esperar da história, percebemos a sua estrutura, e deixamo-nos levar enquanto todas as peças se encaixam metodicamente. A ilustração sublinha o lado de nostalgia de época da série, com uns aguarelados sépia a colorir o formalismo clássico do traço.