domingo, 1 de maio de 2022

URL

Esta semana, recordam-se rayguns, as aventuras de nobres bizantinos e os contos de Fredric Brown. Fala-se do mais recente algoritmo de fotogrametria, da interoperabilidade entre apps de mensagens, e a tecnologia que sustenta a cultura do cancelamento. Olha-se para os néons de Lisboa, distopias e a globalização financeira enquanto arma. Mais leituras vos aguardam, nas Capturas desta semana. 

Ficção Científica e Cultura Pop


Klaus Burgle: Aventuras em LEO.

4805) Dicionário Aldebarã 23 (21.3.2022): Mais uma das pérolas que são as crónicas de Bráulio Tavares, desta vez a fazer-nos sonhar com as palavras de uma língua alienígena.

Rocket Pistols Of The 20th Century: Recordar a raygun, esse ícone da aventura em ficção científica.

Os Contos de Miguel Torga: Um Roubo | Natal: Parece-me muito interessante, esta adaptação para banda desenhada de obras de um dos nossos autores mais seminais, mas pouco abordado em BD.

Putin Is Just Following the Manual: Pensei em que categoria se inseriria este link, mas claramente é na Ficção Científica. Fala-nos do romance The Third Empire, uma utopia (para os russos) em que a Rússia recupera o seu prestígio e se torna um império global. Um daqueles casos em que a ficção, inspirada pelos ideários mais virulentos, se torna uma espécie de plano para uma violência real.

Scottish Submarine Starships: BEYOND THE HALLOWED SKY, Ken MacLeod: Novo romance, de uma das melhores praticantes da Space Opera como estilo literário.

Digenis Akritas: The Two-Blood Border Lord (trans. Denison B. Hull): Um mergulho num romance de aventuras bizantino. Bizantino não como adjetivo, mas sim como época, estas histórias vêm do tempo do império centrado em Bizâncio, e detalham as aventuras de um nobre que combate as ameaças nas suas fronteiras.

David Koepp Talks Steven Spielberg's Blackhawk Movie: Está no limbo, mas este poderá ser um intrigante filme de comics. Blackhawk é um personagem clássico, chega-nos dos anos 40, e mergulha-nos nas aventuras de um grupo independente de pilotos de combate anti-nazi, que voam com aeronaves muito especiais.

These Are The Best Songs About Cars: Vá, vá lá, quem nunca? Mesmo que não tenham descapotáveis, como não apreciar a sensação de conduzir de cabelos ao vento, enquanto ouvimos a nossa música favorita?

“Sentinela”, um conto inédito de Fredric Brown: O Sci-Fi Tropical recupera um dos melhores contistas de ficção científica, hoje a ficar bastante esquecido.

Não há nada por aí como o Carnacki original...: De facto, não. O detetive do sobrenatural de William Hope Hodgson não só estabeleceu as bases conceptuais de muita da ficção deste género, como o fez indo em direções que ainda hoje são revolucionárias. Como, por exemplo, o uso de pentáculos elétricos para defender das ameaças sobrenaturais.

Festivais Literários 2022: Uma lista de festivais literários portugueses, em diversos géneros.

The 10 Best Graphic Novels Not About Superheroes, According To Ranker: Um conjunto de excelentes escolhas, que nos recordam que a banda desenhada americana não vive só dos super-heróis. Aliás, no seu melhor, consegue cruzar a visceralidade do meio comercial com temas fortíssimos, entre domínios que vão das mitologias do fantástico (como The Sandman) ao futurismo descontrolado (do qual Transmetropolitan ficará para sempre o símbolo máximo).

Tecnologia

Al Williamson: Guerra nas Estrelas, muito clássica.

iCub Is Growing Up: A nova versão desta plataforma experimental de robótica está a ser pensada para telepresença remota, combinando o aspeto humanóide do iCub, a sua capacidade para transmitir expressões faciais, e óculos de realidade virtual para o utilizador.

"Se ha extendido como la peste": cómo el caleidoscopio produjo las mismas reacciones anti-tecnología que los smartphones: Não é novidade. Perante uma nova tecnologia que nos encante os sentidos, e desperte a atenção, as reações são sempre de desconfiança e recusa. É divertido descobrir que o discreto caleidoscópio despertou as mesmas reações de escândalo que hoje temos perante tecnologias como os telemóveis.

Kids Are Learning History From Video Games Now: Uma faca de dois gumes. Por um lado, o mergulho em jogos que lidam com história permite um inusitado despertar da curiosidade e vontade de aprender. Por outro, a forma como os jogos sistematizam e tornam jogável a História pode conter enviesamentos, ideias erradas, ou deturpações.

La NASA autoriza el lanzamiento de la primera misión tripulada privada a la Estación Espacial Internacional: Agora que a Rússia deixa de ser um parceiro de confiança na gestão da ISS, está claramente aberto o caminho a missões totalmente privadas.

Nvidia shows off AI model that turns a few dozen snapshots into a 3D-rendered scene: Uma nova técnica de fotogrametria, que cruza diferentes tipos de dados para gerar modelos 3D a partir do real. Surpreende pela sua rapidez. Vai ser interessante, quando chegar ao mercado de consumo.

Qué fue de la Encarta. De revolucionar el conocimiento en Internet a víctima de la democracia: Ora, eis uma verdadeira viagem pela memória. Recorda-se da Encarta, a à altura revolucionária enciclopédia digital em CD-ROM? Ou melhor, recordam-se do que era um CD-ROM multimédia interativo?

MidJourney sharpens style of AI art: Uma nova plataforma que torna acessível a criação de arte com inteligência artificial. Está em closed beta, pelos resultados, vale a pena experimentar.

Used Facemasks Turned into Rapid Antigen Tests with Injection Molding: Um excelente exemplo de reciclagem para a era Covid.

https://hackaday.com/2022/03/24/used-facemasks-turned-into-rapid-antigen-tests-with-injection-molding/

Finally, a New Way to Detect Fake Profile Pictures: É um eterno jogo do gato e do rato. Se se desenvolvem ferramentas cada vez mais capazes de detetar imagens falsas, por outro lado os algoritmos de geração deste tipo de imagens estão cada vez mais avançados.

Europe says yes to messaging interoperability as it agrees on major new regime for Big Tech: Será que pega? Se sim, será revolucionário. Deixamos de ter de criar contas em muitas plataformas para poder comunicar com os nossos contactos. Bastam-nos contas na nossa plataforma de eleição. A interoperabilidade combate ativamente o fechamento da cultura digital em plataformas fechadas. E, antes que os argumentos das redes sociais e apps de messaging vos convençam que fazer com que todos falem com todos é uma péssima ideia, lembrem-se: o vosso telemóvel só permite comunicar com pessoas que usem a mesma rede de telemóveis? Bem me parecia.

Using Excel to make pixel art for Arduino programs: Uma ferramenta útil para saber que leds ativar em matrizes.

Auto-generated Summaries in Google Docs: Usando inteligência artificial, os utilizadores do Docs dispõe de uma nova ferramenta para automatizar a geração de resumos em texto.

A locked-in man has been able to communicate in sentences by thought alone: Um fascinante uso de sistemas BCI para permitir a pessoas com síndrome de lock-in comunicar.

Is the Metaverse Even Feasible?: Confesso que aqui, sou imensamente descrente. A alienação requerida para uma imersão convincente em espaços virtuais será sempre o grande obstáculo ao metaverso.

NASA’s Ingenuity helicopter will keep flying on Mars through at least September: Mais uma daquelas supresas a que a NASA nos habituou. Se não me falha a memória, esta aeronave concebida para os céus marcianos era suposto durar pouco mais do que um par de semanas.

How Flyback Rocket Boosters Got Off the Ground: A história do desenvolvimento dos foguetões reutilizáveis, que a Space X tem usado com enorme eficácia.

Un arma hipersónica sobre Ucrania: así funcionan los misiles "Kinzhal" que Rusia ya dice haber utilizado: Uma análise aos mísseis hipersónicos russos, a seguir aos ICBMs, talvez a sua mais ameaçadora arma.

It's not Cancel Culture, it's Cancel Technology: Uma análise muito perceptiva à cultura do cancelamento, mostrando-nos como a ostracização social sempre foi algo comum; a diferença hoje é dispormos de uma tecnologia, as redes sociais, que tornam imediatos os processos de escândalo e rejeição.

Modernidade


Letreiros e néons voltam a iluminar Lisboa na exposição Brilha Rio: Está num parque de estacionamento de um futuro condomínio de luxo na zona de Marvila, e recorda-nos os letreiros em néon que iluminavam a cidade em tempos idos. 

Ukraine’s Three-to-One Advantage: Uma análise algo arrepiante do sentimento dos soldados ucranianos, cuja moral tem sido a sua mais forte arma.

If you want to understand Putin, learn about Alexander Dugin, the fascist Russian charlatan beloved by the U.S.'s far-right: Um retrato do ideólogo por detrás das ideias de supremacia russa.

The Hope In Dystopia: Sai da esperança de futuros melhores, mas em si, as perfeições utópicas obrigam a uma uniformização que é, em si, distópica.

Why the oldest jokes are still funny: Da perenidade do humor, e a forma surpreendente como algumas piadas são, de facto, milenares.

Five More Ancient Egyptian Tombs Are Unveiled At Saqqara: As areias do Egipto continuam a ser um manancial inesgotável de descobertas arqueológicas.

How Artists Have Explored and Understood the Human Body Through Time: Descobrir como vemos o corpo humano através dos tempos, e do olhar de artistas.

The Art of Monetary War: Tem sido um dos aspetos mais interessantes da guerra na Ucrânia, a forma como os sistemas financeiros que sustentam a globalização estão a ser usadas como arma de combate.