terça-feira, 7 de setembro de 2021

Comics: The V.C.s: You're Hit, You're Dead!; Night of the Devil


Gerry Finley-Day, Cam Kennedy, Garry Leach, Mick McMahon (2008). The V.C.s: You're Hit, You're Dead!. Londres: Rebellion.

Com o típico humor negro da 2000AD, esta série leva-nos ao espaço, onde um jovem soldado terá de se adaptar à dinâmica da unidade onde é colocado - um pelotão de combatentes conhecido como os aspiradores (V.C.s vem de vacuum cleaners), especialistas em exterminar com extremo prejuízo alienígenas que invadem o sistema solar. À medida que o soldado progride nas relações com os colegas, percebe ainda as fraquezas da guerra, quando os dirigentes se imiscuem no trabalho dos soldados. Um comic britânico duro, violento e divertido.


Tom Tully, Gordon Sowman, Hugo Pratt (2021). Night of the Devil: War Picture Library. Londres: Rebellion.

Um Hugo Pratt incomum, a trabalhar como ilustrador de histórias de guerra para o mercado inglês. As histórias em si não são nada de especial, banais aventuras de combate, mas mesmo dentro do espartilho realista deste tipo de publicações, o traço de Pratt revela-se. Especialmente na história que dá título ao livro, passada na selva birmanesa, com soldados britânicos encurralados por japoneses num antigo templo khmer.