terça-feira, 6 de julho de 2021

Red Baron: The Machine Gunners' Ball; Rain of Blood; Donjons et dragons

 

Pierre Veys, Carlos Puerta (2014). The Machine Gunners' Ball. Cinebook.

Um recontar da história de Von Richtoffen, com um toque sobrenatural. Neste livro, enquanto jovem, o futuro ás dos ares, máquina assassina aos comandos de um aeroplano, descobre que tem a capacidade de sentir o medo e agressividade de oponentes em situações limite, quase como se fosse capaz de ler as suas mentes. Com a agressividade desperta, decide-se pela carreira militar, onde poderá dar vazão a esta nova capacidade. No entanto, destacado para cavalaria na era das trincheiras, percebe que não poderá combater como quer, e requer transferência para o corpo de observadores aéreos. Uma história que se arrasta, mas brilhantemente ilustrada.

Pierre Veys, Carlos Puerta (2014). Rain of Blood. Cinebook.

Agora já no ar, Richtoffen está no limiar de se tornar a máquina assassina dos céus... mas não o consegue fazer, por ser apenas observador e não piloto. No primeiro confronto aéreo em que participa, a sua aeronave mal se safa, só por pouco não são abatidos. O caminho está traçado: Richtoffen terá de aprender a voar, para poder colocar os seus instintos assassinos em prática.

Pierre Veys, Carlos Puerta (2014). Donjons et dragons. Cinebook.

Agora, no ar, Richtoffen começa a tornar-se lenda. A sua capacidade assassina revela-se, aos comandos de sucessivos aviões. O seu segredo mantém-se, a sua capacidade de sentir a agressividade dos inimigos e com isso antecipar as suas ações. Para tornar mais eficaz essa sua capacidade, decide pintar os seus aviões de vermelho, para despertar reações nos inimigos. No entanto, tem uma relaçáo complicada com alguns dos seus camaradas de armas. Neste terceiro livro da série, exploram-se algumas façanhas de combate aéreo, magnificamente ilustradas. É o lado visual que torna a série interessante, num estilo realista com um tratamento impressionista da cor.