domingo, 28 de março de 2021

URL

Para esta semana, o grande destaque vai para a excelente surpresa do conto Ootheca, publicado na Strange Horizons. Mas ainda se fala de inteligência artificial aplicada ao 3D, dos primórdios dos controladores de braços robóticos, de reconhecimento facial comercial ou problemáticas levantadas pela robótica. Ainda se fala de vida sob o gelo profundo, ou dos efeitos do aquecimento global. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas desta semana. 

Ficção Científica e Cultura Popular

Vincent Di Fate: FC clássica.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/643228032228851712

Estive a Ler: O Despertar de Cthulhu (2017): Confesso que deixei este livro de lado, apesar de ser deslumbrante. Tenho praticamente toda a obra de Lovecraft na minha biblioteca. Mas é de facto um daqueles livros de encher o olho, que merece ser lido.

https://noticiasdezallar.wordpress.com/2021/02/17/estive-a-ler-o-despertar-de-ctulhu/

Romas Kukalis, Starflight to Faroul, 1985: Barroquismos da estética FC.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/642899608373264384

The Cultural Significance Of Magazines: Também sinto o fascínio pelas revistas impressas. Mesmo nesta era digital, continuam relevantes e interessantes.

https://www.newyorker.com/culture/cultural-comment/what-are-magazines-good-for/

Ootheca: Uma excelente surpresa, este conto de Mário Seabra Coelho, num fantástico surreal que nos chega via o eZine Strange Horizons.

http://strangehorizons.com/fiction/ootheca/

Tecnologia

MIT Prints Robots with Lasers: É mais um passo em direção à manufatura aditiva integrada, combinando diferentes tipos de atuadores - lasers, impressão 3D, braços robóticos, para fabricação digital.

https://hackaday.com/2021/02/12/mit-prints-robots-with-lasers/

Do We Have The Will To Stop Invention Of A Doomsday Device?: Os dilemas da inovação tecnológica. Como travar tecnologias potencialmente destrutivas à escala planetária?

https://aeon.co/essays/none-of-our-technologies-has-managed-to-destroy-humanity-yet

Uncovering Unknown Unknowns in Machine Learning: Os "desconhecidos desconhecidos" são erros de categorização em que um algoritmo interpreta mal os dados, e não se apercebe desse erro. Afinar os algoritmos para serem capazes de detetar e corrigir estes enviesamentos é algo fundamental para uma Inteligência Artificial mais fiável.

http://ai.googleblog.com/2021/02/uncovering-unknown-unknowns-in-machine.html

3D Scene Understanding with TensorFlow 3D: Esta framework do TensorFlow para aplicar inteligência artificial ao reconhecimento de objetos em 3D é especialmente interessante. Mostra que a dotação de sensores 3D nos dispositivos móveis, que a Apple já iniciou ao incorporar Lidar nos seus dispositivos mais recentes, vai-se alargar e com isso abrir novos domínios no campo da visão computacional.

http://ai.googleblog.com/2021/02/3d-scene-understanding-with-tensorflow.html

The Origin of Robot Arm Programming Languages: É um recanto mais obscuro da evolução da computação, mas sem este passo, nem a robótica nem a maquinação digital teriam evoluído. Este post mostra-nos os primórdios da criação de linguagens de controlo de atuadores, essencialmente a raiz das CNCs, fresas e impressoras 3D, mas também dos braços robóticos.

http://rodneybrooks.com/the-origin-of-robot-arm-programming-languages/

Legacy Digital Photos, With a Side of Murphy’s Law: É o grande problema dos formatos proprietários. Quando as empresas que os desenvolvem vão à falência, perdem o interesse no produto ou simplesmente mudam de tecnologias, os utilizadores finais correm o risco de ficar com os seus dados inacessíveis. E, por dados, leiam-se memórias ou artefactos digitais com significado pessoal.

https://hackaday.com/2021/02/14/accessing-legacy-digital-photos-turns-out-tougher-than-expected/

Needed: A Philosophical Means Of Regarding Technology: Vivendo num mundo em que a tecnologia é um dos fatores primordiais, precisamos de formas profundas de as analisar e conceptualizar.

https://www.thenewatlantis.com/publications/from-tech-critique-to-ways-of-living

Can You Code Without Google?: Bem, isto não se aplica só à programação. Hoje, quase nos parece impossível fazer alguma coisa sem que, sempre que nos surja uma dúvida, consultemos o Google. Porque alguém já passou pelo problema, e partilhou uma eventual solução. É esse o verdadeiro poder cognitivo da internet. Não nos reduz capacidades, pelo contrário, dá-nos acesso ao conhecimento e experiências das comunidades.

https://hackaday.com/2021/02/13/can-you-code-without-google/

With an Upgraded Color E Ink Screen, This Could Be the Perfect E-Reader for Comic Book Fans: Shut up and take my money? Talvez. Pessoalmente prefiro fazer as minhas leituras de ecrã em tinta eletrónica, e de facto faz falta ecrãs a cores usando esta tecnologia, de baixo consumo energético e que não esforça os olhos.

https://gizmodo.com/with-an-upgraded-color-e-ink-screen-this-could-be-the-1846278029

El ENIAC, el primer ordenador «moderno» de la historia, cumple 75 años: Há muitos sistemas que poderão competir pelo papel de antepassados dos computadores modernos, mas é no ENIAC que a linhagem da computação de uso geral se inicia.

https://www.microsiervos.com/archivo/ordenadores/eniac-primer-ordenador-moderno-75-anos.html

Así es e5, el primer petrolero totalmente eléctrico que están construyendo en Japón: Tem o seu quê de paradoxal, um petroleiro movido a energia elétrica (na verdade, mais um navio de transporte e reabastecimento de combustível do que de petróleo). Aponta para o futuro das energias renováveis na navegação.

https://www.xataka.com/vehiculos/asi-e5-primer-petrolero-totalmente-electrico-que-estan-construyendo-japon

Rearranging the Visual World: Algoritmos capazes de interpretar o mundo tridimensional, para capacitar robots para intervir.

http://ai.googleblog.com/2021/02/rearranging-visual-world.html

Iberia te permitirá facturar "por la cara": así está desplegando un sistema de reconocimiento facial que te reconoce hasta con mascarilla: Um uso intrigante de reconhecimento facial, por um lado útil, por outro preocupante. Porque estas tecnologias têm um enorme potencial perigoso no domínio da vigilância e privacidade. Não as toleraríamos em contextos de restrição, mas abrimos alegremente a porta quando nos parecem convenientes.

https://www.xataka.com/pro/iberia-te-permitira-facturar-cara-asi-esta-desplegando-sistema-reconocimiento-facial-que-te-reconoce-mascarilla

Scanning And Sorting: Uma história dos primórdios da digitalização documental, que no setor bancário automatizou o processamento de cheques, em paralelo com o desenvolvimento da computação digital.

https://tedium.co/2021/02/17/check-processing-history-automation

Why I was wrong to be optimistic about robots: Não é tanto uma questão de tecnologia, mas de humanismo. Os sistemas robóticos têm o potencial de melhorar as capacidades humanas. No entanto, em alguns campos, o seu uso tem sido o exato inverso - dotar o trabalho humano de eficiência automatizada, sem prestar atenção ás consequências na saúde dos trabalhadores envolvidos.

https://www.ft.com/content/087fce16-3924-4348-8390-235b435c53b2?shareType=nongift

Why kids should start learning AI: Se estas tecnologias já determinam muitos aspetos do nosso dia a dia, é fundamental que as crianças as comecem a compreender. É ao mesmo tempo uma garantia para o seu futiro,  e uma forma de se apropriarem destas tecnologias.

https://becominghuman.ai/why-kids-should-start-learning-ai-23f998ca43bb

Modernidade


Architecting Emergence: Os espaços e tecnologias virtuais como zonas de experimentação artística, nas fronteiras da arte e tecnologia.
https://rhizome.org/editorial/2021/feb/17/architecting-emergence/

Han preguntado a más de 100 expertos de primer nivel qué opinan sobre el futuro de la pandemia y el coronavirus: esto es lo que han respondido: Estamos há um ano nisto, e mesmo no dealbar da vacinação, já percebemos que não vai desaparecer. As probabilidades desta doença se tornar endémica e regularmente mutável são elevadas. A visão informada dos especialistas mostra que a tendência de futuro próximo, no que respeita à covid, náo é animadora.
https://www.xataka.com/medicina-y-salud/han-preguntado-a-100-expertos-primer-nivel-que-opinan-futuro-pandemia-coronavirus-esto-que-han-respondido

CAN CAPITALIST DEMOCRACY SURVIVE? O capitalismo desregulado, como sabemos, é indutor de fortes assimetrias e desigualdades, e com isso as sociedades tornam-se terrenos férteis para oportunismos populista. Será possível um equilíbrio entre os sistemas económicos e políticos?

https://www.billjaneway.com/can-capitalist-democracy-survive

Shifts in global bat diversity suggest a possible role of climate change in the emergence of SARS-CoV-1 and SARS-CoV-2: Uma hipótese intrigante. Haverá uma ligação entre o aquecimento global e a pandemia? Esta investigação aponta para isso, mostrando que o aquecimento global tem impacto sobre o ecossistema natural dos morcegos, apontados como as origens zoonóticas dos coronavírus.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048969721004812

Bombardier anuncia el fin de los reactores ejecutivos Learjet: A pandemia a fazer mais uma vítima. E é um fim de uma era na aviação. Os Learjet eram uma das epítomes dos jatos executivos, mas no esforço de redução de custos a empresa que detém a fabricação destes aviões vai parar a sua produção. Num mundo em que se deixou de viajar, a aviação está a ser severamente afetada, e suspeito que haverá mais construtores a seguir este caminho.

https://www.microsiervos.com/archivo/aerotrastorno/bombardier-anuncia-fin-learjet.html

Scientists Found Unexpected Life Half a Mile Under an Antarctic Ice Shelf: Como se costuma dizer, a vida encontra um caminho. Mesmo que seja nas profundezas de lagos gelados na antártida.

https://earther.gizmodo.com/scientists-found-unexpected-life-half-a-mile-under-an-a-1846262124

Polónia: #MediaSemEscolha e líder do movimento pró-escolha arrisca prisão. Covid-19 é o pretexto: Não estamos em dias tranquilos para a democracia. Extremismos e forças obscuras estão a afirmar-se, cada vez mais ruidosas, e estão instalados nalguns governos europeus onde, aproveitando a pandemia, vão criado legislação retrógrada e limitadora das liberdades.

https://shifter.sapo.pt/2021/02/polonia-media-sem-escolha-e-lider-do-movimento-arrisca-prisao/