domingo, 7 de março de 2021

URL

Nesta semana, destacamos filmes de culto, a digitalização de revistas clássicas da FC brasileira e os monstros de Dürer. Fala-se de fotografia com dispositivos  móveis, das valências dos media digitais e da passagem do Tilt Brush a open source. Descobrimos as aventuras de obras em domínio público, das recordações de baleeiros e do desinteresse dos alienígenas. Mais leituras vos aguardam, nas Capturas da semana. 

Ficção Científica e Cultura Popular

Angus McKie: Space opera old school.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/641336802118123520

The 50 Best Cult Movies: Estas listas são sempre discutíveis, mas pessoalmente creio que grande parte destes filmes merece, de facto, a distinção.

https://www.theringer.com/movies/2021/1/25/22244344/cult-movies-ranking-top-50

Cupar’s Victorian sci-fi pioneer who imagined our world then vanished in time: Uma história intrigante, sobre um autor de FC da viragem do século que, à altura, começou a mostrar-se marcante, mas faleceu prematuramente. Resta só saber se, de facto, é mesmo um autor interessante a descobrir, ou não passa de uma tentativa de académicos escoceses em arranjar um suposto nome escocês relevante para o género.

https://www.thecourier.co.uk/fp/nostalgia/1900144/cupars-victorian-sci-fi-pioneer-who-imagined-our-world-then-vanished-in-time/

Revista Magazine de Ficção Científica nº 2: O projeto Sci-Fi Tropical traz-nos outra boa vertente, a digitalização de revistas clássicas de FC.

https://scifitropical.wordpress.com/2021/01/23/__trashed/

Moebius: Clássicos.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/641404768016793600/moebius

Albrecht Dürer - The Apocalypse, 1498: Visões de horror da arte clássica, naqueles anos de pivot entre o fim da idade média e o renascimento.

http://monsterbrains.blogspot.com/2021/01/albrecht-durer-apocalypse-1498.html

La ciencia ficción que recomiendo leer para gente que se quedó en Asimov y Arthur C. Clarke: Algumas excelentes sugestões de leitura para aqueles que, conhecendo a FC clássica, não sabem por onde se aventurar para ler a FC contemporânea.

https://www.xataka.com/literatura-comics-y-juegos/ciencia-ficcion-que-recomiendo-leer-para-gente-que-se-quedo-asimov-arthur-c-clarke

Uncredited 1975 cover art: Tempos psicadélicos da FC.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/641302831989686274

Mordido por Lon Channey Jr: O inimitável Lord Velho falanos das bizarrias dos filmes de terror espanhóis que copiavam descaradamente os clássicos filmes de O Lobisomen.

https://lordevelho.blogspot.com/2021/01/PaulNaschy.html

Tecnologia


Uncredible Off Brand and Bootleg Products: Um tanque Peppa Pig? Perfeito!
http://feedproxy.google.com/~r/failblog/~3/Wes6VpT0d1w/uncredible-off-brand-and-bootleg-products

Who Needs a Teacher? AI Designs Lesson Plans for Itself: Bem, antes que fiquem a pensar que os algoritmos vão substituir os professores (se calhar aqueles para quem ensinar é só debitar matéria, sim), é de notar que este algoritmo é apenas capaz de planificar as suas ações, e com isso aprender.
https://www.sciencemag.org/news/2021/01/who-needs-teacher-artificial-intelligence-designs-lesson-plans-itself

Why iPhone is today’s Kodak Brownie Camera: Confesso que também sou um apaixonado pela fotografia com dispositivos móveis, apesar das suas limitações. A acessibilidade, a facilidade com que se captura os fugazes momentos que nos são significativos, são os principais elementos. Mas também é um desafio  intrigante, dentro das limitações das lentes dos telemóveis, tentar com que as imagens fotografadas com estes dispositivos sejam interessantes.
https://om.co/2021/01/24/why-iphone-is-todays-kodak-brownie-camera/

Brief history of The Oregon Trail videogame: Os jogos educacionais, uma excelente forma de aprender se forem ambientes abertos e não interfaces educativos espartilhantes, têm um ponto de origem bem conhecido. O jogo em que os jogadores percebiam o que era ser um pioneiro que partia em direção a oeste, com um jogo que quase invariavelmente terminava na morte dos personagens, devido às escolhas feitas no percurso. Foi o primeiro jogo que mostrou que era possível, e interessante, aprender sobre temas (no caso, história) jogando.

https://boingboing.net/2021/01/20/brief-history-of-the-oregon-trail-videogame.html

The Origin of Cut, Copy, and Paste: Porque é que usamos as combinações Ctrl+X, Ctrl+V ou Ctrl+C para manipular e colar texto? A razão está nas histórias da história da computação.

https://hackaday.com/2021/01/20/the-origin-of-cut-copy-and-paste/

What is good and bad about the F-35 cockpit: A ‘Panther’ pilot’s guide to modern cockpits: Um vislumbre sobre o que é pilotar uma aeronave, como funcionam os cockpits dos modernos aviões de combate.

https://hushkit.net/2021/01/21/what-is-good-and-bad-about-the-f-35-cockpit-a-panthers-pilots-guide-to-modern-cockpits/

Reviving the reusable spaceplane: Sabemos logo que é um artigo inglês. Só eles é que ainda acreditam no eterno vaporware que é o Skylon.

https://www.bbc.com/future/article/20210121-spaceplanes-the-return-of-the-reuseable-spacecraft

The Hidden Cost of America’s Forever War: A história dolorosa de um erro fatal, cometido por soldados de operações especiais em apoio a tropas afegãs nos primeiros tempos do envolvimento americano no Afeganistão.

https://www.theatlantic.com/international/archive/2021/01/america-forever-war-afghanistan/617776/

Studying wine that was aged for a year on the space station: Vá, confessem. Estudar este vinho? Quem não gostaria de ter a hipótese de o saborear?

https://boingboing.net/2021/01/22/studying-wine-that-was-aged-for-a-year-on-the-space-station.html

Tucows closes its once-popular software download site: O quê, o Tucows ainda existia? Nos velhos tempos da internet dial-up, este era o site onde se ia para descarregar software (legalmente). Agora, é artefacto arqueológico encerrado, mantido em arquivo no Internet Archive.

https://www.engadget.com/tucows-downloads-has-finally-been-shut-down-103036388.html

Cómo crear tu propio Google Fotos en el ordenador de la forma más fácil y económica posible: Com a Google Fotos prestes a tornar-se um serviço limitado, mesmo que pago, há que começar a procurar alternativas. O Xataka lista algumas, desde o simples armazenamento local a soluções na cloud e NAS.

https://www.xataka.com/basics/como-crear-tu-propio-google-fotos-ordenador-forma-facil-economica-posible

Oda al formato digital: Acessibilidade, conveniência, e essencialmente diversidade. Pessoalmente gosto de ambos os formatos, não dispenso um bom livro físico, mas a facilidade de leitura dos ebooks, especialmente no poder ler o que é mais difícil de chegar cá, é inegável.

https://www.xataka.com/streaming/oda-al-formato-digital

El gobierno sudafricano ha lanzado su propio navegador: ¿razón? poder seguir usando Flash en una de sus páginas web: O absurdo disto? É que há anos que se tem vindo a trabalhar para o fim anunciado do Flash, uma tecnologia web que se tornou obsoleta e insegura. Por isso, desenvolver um navegador específico não é um sucesso.

https://www.xataka.com/aplicaciones/gobierno-sudafricano-ha-lanzado-su-propio-navegador-razon-poder-seguir-usando-flash-sus-paginas-web

Google open sources Tilt Brush VR software as it shuts down internal development: Uma das desilusões do ano foi o nítido desinvestimento da Google no domínio da realidade virtual. Mas esta, é uma boa notícia. A notoriamente interessante aplicação de pintura em VR foi passada para open source, o que garante não só a sua sobrevivência, como novos desenvolvimentos.

https://techcrunch.com/2021/01/26/google-open-sources-tilt-brush-vr-software-as-it-shuts-down-the-tools-internal-development/



Modernidade


Ripples: Grant Snider a recordar-nos que os momentos perfeitos são fugazes, e aleatórios.

http://www.incidentalcomics.com/2021/01/ripples.html

Why Do We Assume Extraterrestrials Might Want to Visit Us?: Uma visão contrária. De facto, uma civilização capaz de desenvolver tecnologias capazes de viagens intergalácticas, provavelemente terá o mesmo interesse em nós que o nosso interesse na vida e civilização do formigueiro que está no jardim.

https://www.scientificamerican.com/article/why-do-we-assume-extraterrestrials-might-want-to-visit-us/

When your professor is dead, but teaches anyway: As maravilhas do ensino digital enlatado. Tecnicamente é possível, basta que o curso online esteja totalmente preparado, com os materiais pedagógicos e palestras em vídeo. Até se pode automatizar o momento em que os alunos têm acesso aos conteúdos. Este é um caso extremo, mas não me surpreenderia que muitos dos cursos de e-learning que anda por aí tivessem sido montados por uma pessoa que trabalhou uma vez, mas cujo trabalho rende infinitamente à empresa que detém a plataforma de ensino.

https://boingboing.net/2021/01/22/when-your-professor-is-dead-but-teaches-anyway.html

The Greater Gatsby: Adventures in the Public Domain: Confesso que me causa alguns calafrios a ideia de rever o Grande Gatsby com zombies, mas na verdade, o maior problema está nos tempos desmesurados em que as obras demoram a chegar ao domínio público. Se os direitos de autor são totalmente legítimos durante a vida do autor, 70 anos após a sua morte não faz qualquer sentido, a menos que se seja um executivo da Disney (não por acaso, as leis americanas de copyright denominam-se leis rato mickey) ou gestor da Moulinsart, que transformou Tintin numa marca de luxo e persegue ativamente quem se atrever a criar homenagens ou fanart do personagem criado por Hergé. A perda, vai para a cultura global. Porque se há obras que são mantidas sob o olhar público, a maior parte dos criadores não deixa empresas ou fundações que lhes cuidem das obras. Resultado: queda rápida no esquecimento.

https://blog.adafruit.com/2021/01/23/the-greater-gatsby-adventures-in-the-public-domain/

Reconstructing the Menu of a Pub in Ancient Pompeii: A descoberta dos vestígios, extremamente bem preservados e com aqueles frescos deliciosos, de um antigo restaurante romano é em si fascinante. Mas qual seriam as ementas? Os textos clássicos revelam isso.

https://www.atlasobscura.com/articles/recreate-the-menu-of-pompeii-ancient-pub

The New Elite: Those Who Have Been Vaccinated: O papel das assimetrias de vacinação para reforçar as desigualdades sociais.

https://www.nytimes.com/2021/01/23/style/the-vaccinated-class.html

The Beautiful, Brutal World of Whaleship Art: Recordar os traços deixados pelos antigos baleeiros, quer nos intrincados desenhos que gravavam em osso de baleia, ou em diários que mantinham das suas duras viagens.

https://www.atlasobscura.com/articles/whaling-logs