domingo, 7 de fevereiro de 2021

URL

Para esta semana, destacamos listas de leituras, o novo uniforme do Homem-Aranha e a descoberta de Dylan Dog pelos ingleses do Guardian. Fala-se da indústria espacial espanhola, de ética na inteligência artificial e da criação estética em espaços virtuais. Ainda se discute os Simpsons como utopia socio-económica, e a recente descoberta dos vestígios da street food romana. Outras leituras vos esperam nas Capturas na rede. 

Ficção Científica e Cultura Pop


Philippe Druillet’s cover art: É Druillet, 'nuff said.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/638822767204171776

11 great sci-fi books from 2020 to check out on your new Kindle: Sugestões de leitura, com alguma da melhor ficção científica editada em 2020.

https://www.theverge.com/22187387/best-sci-fi-books-new-kindle-e-reader-top-2020

Spider-Man's New Costume Is Here, and It Sure Is New, a Costume: O novo uniforme do Homem-Aranha é uma tremenda quebra com a tradição. Tem muito pouco a ver com a iconografia clássica. Esperem os habituais resmungos dos fãs mais raivosos.

https://io9.gizmodo.com/spider-mans-new-costume-is-here-and-it-sure-is-new-a-1845967287

Dylan Dog: the hit London-set Italian horror comic unknown in the UK: O Guardian descobre a mais britânica personagem de fumetti. A criação de génio de Tiziano Sclavi, um detetive do sobrenatural cujas aventuras são uma constante homenagem à literatura e cinematografia do horror. Livros cuja leitura tem um sabor especial acompanhadas por um chá, na cafeteria que se situa no verdadeiro número 7 de Craven Road.

https://www.theguardian.com/books/2020/dec/28/dylan-dog-the-hit-london-set-italian-horror-comic-unknown-in-the-uk


They Die On Mars: Há capas fantásticas das revistas pulp, que se tornaram ícones do género. Esta não é uma delas. Já as ilustrações interiores são um mimo.

https://pulpcovers.com/they-die-on-mars/

De Persepolis à Peau d'homme, les meilleures BD des 20 dernières années: Quais os melhores álbuns de banda desenhada editados em França nas primeiras duas décadas do século XX? Estas são as propostas do jornal Figaro... ou seja, uma excelente lista para se descobrir o que de melhor se faz na bande dessinée.

https://www.lefigaro.fr/bd/de-persepolis-a-peau-d-homme-les-meilleures-bd-des-20-dernieres-annees-20201226

The Books Briefing: The Best Books of 2020: Mais uma lista de excelentes leituras editadas em 2020. O livro de Mieko Kawakami está a ser citado em muitas destas listas.

http://feedproxy.google.com/~r/TheAtlantic/~3/Qcm4z2aS8ec/

Virgil Finlay: Winter wonderland.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/638426380613386241

Leer cómics online: 22 páginas y aplicaciones para descargar y leer cómics digitales: Sites e apps para ler banda desenhada em formato digital.

https://www.xataka.com/basics/leer-comics-online-22-paginas-aplicaciones-para-descargar-leer-comics-digitales?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+xataka2+%28Xataka%29

Comunidade (1964) Luiz Pacheco: Confesso ser uma das minhas grandes lacunas em literatura portuguesa, não conhecer a obra de Pacheco. Em parte, por ser autor maldito, não é habitual ser constantemente reeditado, ao contrário dos nomes mais a gosto do paladar conservador português.

http://virtual-illusion.blogspot.com/2020/12/comunidade-1964-luiz-pacheco.html

Spirit of the Age: The Science Fiction Aesthetic of Hawkwind: A ligação ao fantástico e à ficção científica é um dos elementos que torna o som desta clássica banda de rock progrssivo e psicadélico interessante.

https://wearethemutants.com/2020/12/23/spirit-of-the-age-the-science-fiction-aesthetic-of-hawkwind/

Tecnologia

weirdlandtv: Por vezes, por vezes...

https://weirdlandtv.tumblr.com/post/636330534490062848

Forbes Technology Awards 2020: Geeks Step Up When Governments Fail: Ao destacar os melhores projetos de tecnologia deste ano, a Forbes salienta o trabalho da comunidade Maker. No início da pandemia, quando faltavam equipamentos de proteção individual para os profissionais na linha da frente, foi o esforço conjunto de milhares de makers e fablabs que produziu e doou materiais essenciais, entre viseiras a válvulas para equipamentos médicos. Antes da indústria e instituições se adaptarem e reconverterem, foi o dinamismo improvisado dos Makers que deu a primeira resposta. 

https://www.forbes.com/sites/helenpopkin/2020/12/26/forbes-technology-awards-2020-geeks-step-up-when-governments-fail/?sh=2eb5617f7088

La industria aeroespacial española existe y quiere un papel en la explosión de la nueva conquista espacial: Um pequeno panorama da vibrante capacidade espacial espanhola, que se está a afirmar como das mais importantes ao nível europeu.

https://www.xataka.com/espacio/industria-aeroespacial-espanola-existe-quiere-papel-explosion-nueva-conquista-espacial

What Happens When Independent Machines Make Mistakes (And They Will)?: Reflexões sobre ética, automação e inteligência artificial, entre as noções de responsabilidade moral e legal sobre as consequências de erros e ações imprevistas.

https://hbr.org/2021/01/when-machine-learning-goes-off-the-rails

Leonardo: Deep Dive Into The Main Programs Of One Of The Largest Defense Contractors In The World: Um panorama dos programas da Leonardo, o conglomerado aeroespacial italiano.

https://theaviationist.com/2020/12/30/leonardo-deep-dive-into-the-main-programs-of-one-of-the-largest-defense-contractors-in-the-world/

Current spacesuits won’t cut it on the moon. So NASA made new ones: Os futuros passos da exploração espacial requerem novos fatos de astronauta, na prática mini-naves individuais que protegem o frágil corpo humano do ambiente inóspito do espaço.

https://www.technologyreview.com/2020/12/29/1015573/future-spacesuits-moon-mars-nasa-xemu/

Face recognition is creeping Chinese netizens out: Conhecemos a extensão do investimento do governo chinês em tecnologias de reconhecimento facial para vigiar os seus cidadãos, mas esse investimento transvasou para a sociedade civil. Que, apesar dos constrangimentos de uma sociedade totalitária, está a reagir a este movimento.

https://technode.com/2020/12/22/china-voices-face-recognition-is-creeping-chinese-netizens-out/

How to Use a Tablet as a Portable Raspberry Pi Screen: Um projeto útil.  Quem usa Raspberry Pi sabe que a ligação a um monitor pode ser um problema.  Usar um tablet pode ser uma boa solução. 
https://www.tomshardware.com/how-to/use-android-tablet-raspberry-pi-screen

Leonardo Hack Allegedly Targeted Details Of nEUROn UCAV Program: Intrigante. O conglomerado aeronáutico italiano foi hackeado, com propósitos muito específicos. Bem me parecia ter visto algo muito Shanzai nEUROn nuns conceitos de ucav russos vindos da Sukhoi.
https://theaviationist.com/2020/12/24/leonardo-hack-allegedly-targeted-details-of-neuron-ucav-program/

A jolly holly horror to you!: Um toque creepy, nesta redescoberta sonora de antigos brinquedos. Bonecas falantes do século XIX,  com fonógrafos em miniatura no seu interior, e cilindros com histórias gravadas. 
http://www.thehistoryblog.com/archives/60325

The year deepfakes went mainstream: Alguns exemplos do uso de tecnologias deepfake aplicada aos media, especialmente na publicidade. Mostra que se está a tornar outra ferramenta para os criativos dos media.
https://www.technologyreview.com/2020/12/24/1015380/best-ai-deepfakes-of-2020/

Npc Djs + Co-Creating Virtual Worlds: Se o lado mais visível da realidade virtual está,  novamente,  a sair de moda (é uma tecnologia que regularmente ganha interesse que, depois de um período de entusiasmo, esmorece), no domínio artístico há um movimento forte e dinâmico que integra a virtualidade com meio de criação estética. 
https://www.thejaymo.net/2020/12/24/npc-djs-co-creating-virtual-worlds/

Ten Robot Mechanisms For Your Design Toolbox: Inspirem-se, imprimam, desenvolvam e construam os vossos próprios robots.
https://hackaday.com/2020/12/25/ten-robot-mechanisms-for-your-design-toolbox/

Create AR Using These 5 Apps: A realidade aumentada está cada vez mais acessível. Podemos experimentar experiências de RA, mas está a tornar-se fácil ir mais longe, com aplicações que simplificam a forma de criar conteúdo em realidade aumentada.
https://www.iste.org/explore/tools-devices-and-apps/create-ar-using-these-5-apps?utm_campaign=ISTESproutSocial&utm_medium=social&utm_source=facebook.com

Stock Picks From Space: Na eterna luta por se conseguir uma vantagem no jogo financeiro, as imagens de satélite são mais uma arma para conseguir informações de apoio à decisão de compra ou venda de ações.
https://www.theatlantic.com/magazine/archive/2019/05/stock-value-satellite-images-investing/586009/

A New Google: Os utilizadores, fartos do excesso de publicidade e links pagos nas pesquisas Google, começam a criar estratégias de refinamento de pesquisas. Algo que terá implicações na evolução dos modelos de negócio da pesquisa na internet.
https://dcgross.com/a-new-google

A Mechanical Edge-Avoiding Robot: Um robot que nunca cai de um rebordo, totalmente mecânico e sem programação. Belíssimo projeto maker.
https://hackaday.com/2020/12/27/mechanical-edge-avoiding-robot/

My True Love Gave to Me…: Artefactos de combate a guerrilha urbana como desenhos para prenda no sapatinho. 
https://www.bldgblog.com/2020/12/my-true-love-gave-to-me/

Think Your Laptop is Anemic? Try an MSDOS One: Provavelmente, recuperar um antigo portátil Amstrad é mais produtivo do que do que ter de lidar com uma máquina de escrever glorificada com ecrã e 2 gb de RAM. Pelo menos, mergulha-se em cheio na história da computação.
https://hackaday.com/2020/12/28/think-your-laptop-is-anemic-try-an-msdos-one/

Aparece un teclado para Game Boy que nunca llegó a venderse: convertía la consola en toda una suite de productividad para la época: I can relate. Sempre fui fã da computação móvel. Porque é que temos de estar presos a uma secretária para aceder a recursos e produzir? A antiga visão do Dynabook começa a ser possível hoje, entre portáteis, telemóveis e tablets, e começou a desenhar-se nos anos 90, na época dos PDA - dispositivos de baixa capacidade mas muito polivalentes. O que não imaginava é que alguém tinha pensado em utilizar um Gameboy como plataforma de produtividade.
https://www.xataka.com/historia-tecnologica/aparece-teclado-para-game-boy-que-nunca-llego-a-venderse-convertia-consola-toda-suite-productividad-para-epoca

iPhone 12 Pro Enables 100X Faster Scanning Than Photogrammetry, Thanks To Lidar: Quase, quase comprava um iPhone por causa disto. Mas por muito que goste de 3D scanning (e o Alan Denoyal do Sketchfab frisa bem o que verdadeiramente atrai nesta tecnologia, é a captura volumétrica de memórias e momentos), recuso-me a vender a alma à apple. Vou-me  mantendo na combinação de vídeo e meshroom para registar a volumetria dos detalhes dos dias. Até porque educação é o meu nicho,  e não faz qualquer sentido mostrar que se é capaz de algo usado hardware que não está ao alcance dos alunos. As tecnologias tof e lidar hão de chegar ao Android. Basta ser paciente, e aproveitar para ir afinando técnicas de captura.
https://www.forbes.com/sites/johnkoetsier/2021/12/28/iphone-12-pro-enables-100x-faster-scanning-than-photogrammetry-thanks-to-lidar/

Modernidade

Using an excavator to play with a Learjet like a toy plane: Vá, quem nunca? Se há oportunidade para brincar com um Learjet, porque não? 
https://boingboing.net/2020/12/25/using-an-excavator-to-play-with-a-learjet-like-a-toy-plane.html

Pompei, ritrovato un Termopolio intatto: il progenitore del banco da «street food»: Vai um franguinho à romana? Este achado arqueológico é deveras notável, pela elevada preservação dos vestígios deste restaurante de rua. Os frescos que anunciam a comida que era vendida são uma delícia. E agora,  passem lá o vinho e o pão com garum para aperitivo. 

https://www.corriere.it/cultura/20_dicembre_26/pompei-ritrovato-termopolio-intatto-era-nostro-banco-street-food-026c2e92-4760-11eb-be4b-d2afc176960b.shtml

Why 18th-century lovers exchanged portraits of their eyes: Uma memória deliciosa, entre o dead media e o romantismo - o costume de amantes vitorianos trocarem miniaturas com os seus olhos pintados. 
https://daily.jstor.org/18th-century-lovers-exchanged-portraits-of-their-eyes/

O Mito de uma Revolução sem Sangue: A história recorda os mortos do 25 de abril, mas as histórias vernaculares que preservam a memória da revolução dos cravos está a assentar na crença que foi uma revolução sem sangue. Mas não o foi, e os nomes e histórias de alguns daqueles que não viveram para ver Portugal liberto do fascismo são recordados neste livro.
http://virtual-illusion.blogspot.com/2020/12/o-mito-de-uma-revolucao-sem-sangue.html

The Life in The Simpsons Is No Longer Attainable: A ironia de ver os Simpsons como utopia económica. Ou a involução económica e social. A ideia de um homem com pouco mais do que estudos secundários, num emprego não especializado, a ganhar o suficiente para sustentar casa, família e esposa doméstica, passou de expectável nos anos 60 e 70 para inalcançável em 2020.
https://www.theatlantic.com/ideas/archive/2020/12/life-simpsons-no-longer-attainable/617499/