terça-feira, 29 de outubro de 2019

Monstros Fabulosos



Alberto Manguel (2019). Monstros fabulosos: Drácula, Alice, Super‑Homem e outros amigos literários. Lisboa: Tinta da China.

Um livro que é um docinho para os amantes de literatura. Ou melhor, um festim de gula literária. De Manguel não se espera o típico pequeno apontamento de introdução para leigos, com a história curta dos personagens icónicos que escolheu. Estes são o ponto de partida para pequenos ensaios que cruzam humor, erudição e um forte sentido crítico sobre o mundo contemporâneo.

Não esperem o habitual neste tipo de livros. Estes ensaios são fugas à volta de um personagem ficcional. Tanto nos levam ao gosto pela leitura como às crises de refugiados, elegâncias do erotismo, crítica à falta de ética ou os limites a que o continuum neoliberal nos está a levar. Neste livro, Drácula cruza-se com o Mandarim, Heidi partilha o espaço com o estóico marido da Madame Bovary. Recordamos Sinbad, quer o marinheiro quer o carregador, descobrimos a bondade de Long John Silver. Contos tradicionais coreanos e turcos estão a par dos heróis da cultura pop.