domingo, 6 de janeiro de 2019

URL


The Man Making Art From Government Surveillance: Muito intrigante. Usar as infraestruturas invisíveis da indústria da vigilância como forma de expressão artística.

After a Year of Tech Scandals, Our 10 Recommendations for AI: Que, no fundo, passam pela necessidade de regulação. A IA já se faz sentir nas nossas vidas, no nosso dia a dia, enquanto ferramenta pouco visível de gestão digital e apoio a decisões. Decisões que têm impactos. Essencialmente, o que estes investigadores pedem é mais transparência: regular aplicações (não a tecnologia em si, note-se, mas a forma como é usada), tornar claro o fluxo de informação dos dados originais à tecnologia que os trata, especialmente em usos públicos, e comprovar a utilidade das ferramentas em investigação científica.

What Straight-A Students Get Wrong: O quê, existe vida para além das boas notas? E isto define muito bem o paradoxo em que nós, professores, tanto insistimos: "Academic grades rarely assess qualities like creativity, leadership and teamwork skills, or social, emotional and political intelligence. Yes, straight-A students master cramming information and regurgitating it on exams. But career success is rarely about finding the right solution to a problem — it’s more about finding the right problem to solve". Ter um elevado desempenho académico não é sinónimo de competências alargadas, apenas significa que estamos bem treinados para superar provas e exames em contextos muito específicos.

The Golden Age of Rich People Not Paying Their Taxes: Também conhecida como a era dourada das austeridades, em que as pessoas ricas nos dizem que vivemos acima das nossas possibilidades e temos todos de empobrecer, a bem da economia. E depois vão a rir-se para o banco salvo da derrocada pelo dinheiro dos nossos impostos, buscar os lucros dos rendimentos de capitalismo rentista.

Discovering Interactivity: Como ir, na computação, de máquinas utilitaristas a sistemas verdadeiramente interativos? As empresas não o fariam, não antevendo necessidades dessas. Os militares, ao investir no sistema de deteção computorizado por radar SAGE, permitiram aos cientistas da computação criar o primeiro sistema interativo, precursor da computação contemporânea.

Ships infected with ransomware, USB malware, worms: Fico indeciso entre perceber qual destas histórias é o pior cenário de horror em tecnologia. Navios incapazes de navegar porque os computadores de navegação foram infetados por vírus, e não há mapas em papel; sistemas air gapped comprometidos por simples dispositivos USB; computadores de bordo obsoletos que paralisam com atualizações e deixam navios à deriva em corredores navais concorridos. Num mundo digitalizado, a segurança é um fator primordial.

Scientists Virtually Reconstruct Magnificent Pre-Incan Temple: Um uso muito intrigante de impressão 3D. Vestígios de um templo pré-inca em Tihaunaco foram digitalizados e impressos à escala, permitindo aos investigados experimentar diferentes configurações e perceber como poderia ter sido um edifício do qual só se conhecem as ruínas.


Marvel’s Uncanny X-Men Wipes Out Centres of Catholicism, Islam and Hinduism: O Bleeding Cool dispara ao lado do elemento verdadeiramente perturbante desta nova série dos X-Men. Perturba, se se for fundamentalista dos mitos católicos, claro. Ter um personagem aparentemente todo poderoso que encarna a iconografia do catolicismo, completo com um ar demasiado próximo a Jesus para conforto. Bem, nada de ofensivo para a maioria, mas certamente capaz de provocar alguns ataques cardíacos naqueles iludidos que levam a religião mesmo a sério. E tendo em conta as culture wars americanas, é um curioso risco que a Marvel está a correr. Já o Bleeding Cool não se mete no assunto e prefere apontar inconsistências com as linhas narrativas dos X-Men.


Every Mickey: a chimera made by combining every available online 3D model of Mickey Mouse: Such stuff as nightmares are made off. Como projeto artístico e comentário sobre a banalidade da cultura pop não está nada mal, mas pergunto-me como é que o artista tem a certeza que encontrou todas as variações de STLs do Mickey?

Our “Algorithmic Music Culture” Is Making Music Poorer: por música e algoritmos, não se está a referir à produção musical assistida por IA. O artigo é sobre a normalização de gostos musicais trazidos pelo uso de algoritmos de sugestão de preferências, fundamentais para ouvir música online. O problema está no facto destes algoritmos nos sugerirem novas músicas com base na análise das nossas preferências, recomendando músicas similares. As consequências são uma normalização dos gostos, não nos é sugerido nada que quebre o padrão registado de preferências.

Have We Made Technology Too Easy To Use?: Sempre que leio algo sobre as novas gerações parecerem ser naturais no uso de tecnologias, penso que talvez a real razão dessa suposta fluência está na simplificação dos interfaces. Este artigo vai um pouco mais longe, e observa que talvez necessitemos de complexidade, que o desafio de enfrentar dificuldades nos estimule, desde que não sejam demasiado complexas.

Milagre Mecânico na Catedral: Algumas notas sobre a história da robótica e automação, que tem raízes na antiguidade clássica.