terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Eagle WIP II


Praticamente pronto. Falta-me rever o cockpit, onde me enganei nas janelas e ainda gostaria de o deixar mais pormenorizado. O modelo está bastante fiel à imagem de referência que arranjei. Só as treliças e estrutura exterior é que estão amarfanhadas. Isto de reposicionar objectos com precisão nas coordenadas XYZ é duro.


Muito detalhada, mas com alguma falta de pontos de vista que me dificultou o trabalho. De qualquer forma, a ideia era tentar criar um modelo para um dos meus mundos virtuais e melhorar a proficiência na criação de objectos 3D. Utilizei apenas o Vivaty Studio, para me obrigar a treinar construção de objectos complexos com extrusões, revoluções e operações booleanas.


Uma das coisas boas do VRML é a leveza dos ficheiros. O ficheiro Vivaty tem cerca de 3 Mb. Exportado como X3D, com compressão, todo o modelo pesa uns meros 253 kb. Leram bem. Kb. VRML não comprimido, 1.9 mb. E DXF para importação para outros programas, 18 mb (o que não surpreende pela quantidade de objectos que compõem o modelo). Como teste, fica uma renderização em Bryce, sem tratamento das meshes nem aplicação de texturas, para antever como ficará em imagem ou animação 3D. Quanto ao VRML... resta-me modelar o centro de comando da base Alpha. Será o centro do mundo virtual Moon Films.