segunda-feira, 10 de maio de 2010

Métodos Exploratórios

Stebbins define métodos exploratórios como a recolha abrangente e sistemática de dados concebida para maximizar a descoberta de generalizações baseadas na descrição e compreensão directa de uma área da vida social ou psicológica (2008, p. 327), podendo constituir-se num processo distinto de pesquisa, sendo ao mesmo tempo uma metodologia especifica e uma orientação pessoal do investigador exploratório: “In general, exploration is the preferred methodological approach under at least three conditions: when a group, process, activity, or situation has received little or no systematic empirical scrutiny, has been largely examined using prediction and control rather than flexibility and open-mindedness, and has grown to maturity along the exploratory/verificational continuum but has changed so much on the way that it begs to be explored anew. Whichever condition pertains, the accent in exploratory research is always on inductive generation of new concepts and empirical generalizations” (2008, p. 328). Stebbins refere que as generalizações emergentes são variadas, podendo incluir factos descritivos, conceitos, artefactos culturais, sistemas e crenças observados nos grupos, processos ou actividades estudadas. É utilizada porque os investigadores possuindo pouco conhecimento científico sobre grupos, actividades ou situações crêem que estes contêm elementos que valem a pena ser observados. Requer duas orientações: flexibilidade na procura de dados e mente aberta sobre onde os recolher, envolvendo aquisição de conhecimento íntimo em primeira mão do que é observado, utilizado a metodologia e ética mais adequada. Resulta em generalizações geradas indutivamente propiciadoras de teorias baseadas em dados (grounded theory). Os dados qualitativos são predominantes, podendo ser amplificados com elementos quantitativos. Stebbins recomenda clareza na identificação da investigação como de natureza exploratória-qualitativa ou exploratória-quantitativa, uma vez que os processos de construção teórica podem envolver dedução e indução, misturando dados de natureza qualitativa e quantitativa.