sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Games, learning, and 21st century survival skills

James Gee (2009) Games, learning, and 21st century survival skills

Desafios globais complexos do futuro no século XXI: exigem conhecimento de sistemas complexos, paixão e persistência, inovação criativa, pensamento criativo, colaboração em que a sabedoria do grupo seja maior que a soma das partes, compreensão profunda que possibilite resolução de problemas e não apenas sucesso em testes. A escolas não chegam para adquirir estas competências, em particular o sistema que agora temos.

Jogos e ciência: pontos em comum – ambos centrados na representação de sistemas através de modelos, cujas regras têm de ser apreendidas - pela experiência/teorização (ciência), pela exploração (jogos). Modelos como versões simplificadas da realidade criadas para facilitar a compreensão de sistemas complexos. Jogo como criação/exploração de modelos que obriga a pensar em termos de resolução de problemas, visualização/descrição de modelos complexos, adaptabilidade. Criam empatia facilitando a compreensão de sistemas complexos. Competências necessárias à compreensão/intervenção nos sistemas complexos ecológicos globais.

Simulações: perspectivas duplas sobre sistemas modelados – externa, visualizado, interna, “vivendo” o modelo. Implica e desenvolvem flexibilidade de pensamento.

Jogo social: recursos de jogos digitais (estratégias, mods, itens, scripts) são partilhados e desenvolvidos colaborativamente. Muitos jogos envolvem jogo colaborativos. Desenvolvimento deste tipo de conhecimento/recursos envolve a fronteira entre amadores/profissionais e persistência para dominar ferramentas e fazer ouvir ideias nos núcleos de colaboração.

Citações:

We build models—toy versions of reality—because the real world is often too complex
to take on in full all at once. Models are simplified representations of reality, good for some purposes and not for others. Model airplanes are models, so is a diagram of an electromagnetic field, a blueprint of a house, a map of an environment, and a simulation of warfare. (p:5)