terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Employing virtual humans for education and training in X3D/VRML worlds

Lucio Ieronutti, Luca Chittaro (2005). Employing virtual humans for education and training in X3D/VRML worlds

Os ambientes virtuais imersivos e não imersivos apresentam um enorme potencial educativo. Para facilitar a interacção com os ambientes virtuais é proposta a utilização de personagens virtuais com capacidades de interacção que reajam ao utilizador e o guiem na exploração de ambientes virtuais. Esses personagens virtuais serão baseados nas normas VRML/X3D.

Educational Virtual Environments (EVEs): permitem mergulhar utilizadores em ambientes interactivos tridimensionais gerados por computador. Possibilitam aprendizagens visuais, experienciais e auto-dirigidas.

Seres humanos virtuais: complementam as experiências, funcionando como tutores estruturantes, facilitando a interacção com os ambientes, que normalmente ficam ao critério dos utilizadores. Recorrem a programação para reagir às acções dos utilizadores com palavras, movimentos e gestos contextualizados. A modelação destes aspectos envolve a conjugação de geometria computacional, cinemática, inteligência artificial, gráficos digitais e biomecânica. É proposta uma estrutura em pirâmide que na sua base tem a geometria, que suporta a cinemática, que suporta o físico, que suporta o comportamento e culmina na dimensão cognitiva (ou a sua simulação digital). A norma h-anim (animação de personagens humanóides em vrml) limita-se à dimensão geométrica.

A arquitectura proposta – VHA (virtual human architecture) expande a norma H-Anim com comportamentos baseados no paradigma Sentir-decidir-agir. Foi aplicada em estudos de caso – museu 3D de ciência computacional e um modelo arquitectónico, tornando a interacção mais viva e envolvente para os utilizadores.

Citações:
Web-based education and training provides a new paradigm for imparting knowledge; students can access the learning material anytime by operating remotely from any location. Web3D open standards, such as X3D and VRML, support Web-based delivery of educational Virtual Environments (EVEs). EVEs have a great potential for learning and training purposes, by allowing one to circumvent physical, safety, and cost constraints. (p:1)