quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vícios

Comics a registar:

Supergod Warren Ellis desconstroi um dos elementos fundamentais dos comics, o mito do super-herói. Nesta promissora série os super-seres são geneticamente construídos por cientistas mas encarnam metáforas religiosas. E como deuses, agem de acordo com os seus desejos, mesmo que isso implique a destruição do planeta.

North 40 Esta série é descrita como um cruzamento entre Lovecraft e Stephen King. Junte-se uns zombies e cinema de terrror de série B e temos uma boa ideia do que é este comic. Incantações, monstros, mutações, cthulhus e psicóticos à solta numa cidadezinha perdida no mapa.


Galactica 1980 É totalmente previsível e escrita muito à pressa, mas vale pelo suspense cósmico com que cada número termina. A serie coloca a Galactica a chegar à Terra nos anos 80. As inconsistências sucedem-se e a história tem uma profundidade milimétrica. O primeiro número termina com um ataque nuclear norte-americano à nave espacial. O segundo número termina com mísseis soviéticos e chineses no ar, uma invasão dos colonos da Galactica e a aproximação de uma frota de Cylons. O terceiro número resolve em três penadas o problema da aniquilação nuclear e estabelece a paz entre galácticos e terrestres, mas acaba com uma invasão frontal dos Cylons. E a seguir... bem, o final é previsível. Os cylons serão derrotados, e os viajantes da Galactica a) ficarão na Terra, b) regressarão ao espaço para novas aventuras, c) as duas primeiras opções, d) aparece a frota imperial comandada por Darth Vader em pessoa, e) quase me apetecia pôr os Skrulls à perna mas esses personagens são propriedade da Marvel Comics.

Existence 2.0 É uma história com mais volutas do que uma coluna coríntia. Esperem o inesperado e os volte-faces mais imprevisíveis. Gira à volta de um cientista obscuro que se dedica à ciência sem limites éticos, trabalhando para quem melhor pagar - desde agências governamentais a mafiosos e grupos terroristas. O seu erro? Ter aperfeiçoado o crime perfeito: uma técnica de transferência mental.