sexta-feira, 27 de março de 2009

La Jetée



Wikipedia | La Jetée

Uma criança cresce com a imagem de uma mulher na sua memória, gravada na mente num momento de visita ao terminal do aeroporto de Orly em que testemunha a morte violenta de um homem. Anos mais tarde, na rede subterrâneas de esgotos de uma Paris pós-apocalíptica, arrasada pelas bombas nucleares, o homem que foi criança é um prisioneiro sujeito a experiências científicas. Num presente desesperado, os cientistas procuram o segredo das viagens no tempo em busca de ajuda no passado ou no futuro. As experiências terminam na loucura ou na morte, mas a fixação do homem pela imagem da mulher torna-o resistente. Viaja pelo tempo, em sucessivas vagas, encontrado-se com a mulher dos seus sonhos. Ao ser enviado ao futuro é primeiro rejeitado pelos homens do futuro, mas estes acabam por o recompensar quando o sucesso da experiência dita a inutilidade do indivíduo. Encarando a execução como destino, podendo fugir para o futuro, o homem escolhe regressar ao passado, e encontra-se com a mulher no terminal do aeroporto de Orly, onde é assassinado sob o olhar de uma criança. O espaço e o tempo, passado e futuro tornam-se numa viagem pelo espaço psicológico, que termina num anel condenado à repetição.



Filme que influenciou o excêntrico 12 Monkeys de Terry Gilliam, La Jetée foi realizado em 1962 por Chris Marker. Filme de culto, aposta numa estratégia cinematográfica radical. La Jetée é um filme de imagens fixas, de diálogos esparsos e sussurrados, onde a narração é constante. A persistência da visão a vinte e quatro fotogramas por segundo é substituída pela persistência da narração a um fotograma por segundo. O filme assemelha-se a uma projecção de slides, constituído por fotografias cujos enquadramentos equilibrados contrastam uma estética de pausa com a estétca de movimento que esperamos do cinema.

Fortemente experimental, este é um dos mais curiosos filmes de ficção científica filmados no século XX. Pode ser visto no YouTube e no Dailymotion