sexta-feira, 6 de março de 2009

...



Quando as imagens são muitas e o texto pouco, é sinal de semana muito pesada. Mas, chegado ao fim de uma semana de trabalho intenso e muitas reuniões, vejo que os meus dois pet projects da semana estão bem encaminhados. Neste momento, todos os portáteis da escola podem aceder às impressoras de rede e aplicações de gestão em conta própria através da rede sem fios. Com tanta introdução de ips e caminhos de rede já memorizei os principais (nerd alert). Só ficaram de fora duas máquinas em que me parece ser mais fácil uma reformataçãozinha do que me dar ao trabalho de alterar definições de rede. Libertam-se os directores de turma de na altura de maior sufoco se estrangularem nos poucos desktops disponíveis e talvez se consiga poupar papel. Se a sala tiver boa cobertura de rede é possível trabalhar durante a reunião de avaliação em directo no programa de gestão de alunos. A rede é mesmo o ponto fraco do plano, mas ainda vou ver o que posso fazer com umas trocas de aps.

Quanto ao ubuntu a coisa está oficializada, oficialmente sancionada e devidamente registada. Dois portáteis estão em dual boot com o ubuntu - tive que mexer no ficheiro de arranque do grub, algo muito fácil no ubuntu mas que em windows nunca me atreveria, digo, atreverei a fazer, para não assustar utilizadores incautos. Dois dos velhíssimos pcs do gigaestudo estão também a funcionar em pleno com o ubuntu. Parecem quase novos, e eu instalei a versão normal do SO. Noutro dos pcs a reaproveitar vou testar a versão light, a ver no que dá. O melhor elogio que posso fazer ao ubuntu é relatar a reacção de um aluno quando esta manhã lhe perguntei se queria ajuda para trabalhar no novo sistema operativo: mas isto não é o windows? Estava já na trabalhar naquele pc há meia hora e ainda não se tinha apercebido que não estava no ambiente habitual. Agora é deixar cozinhar em lume brando, aguardar uns dias até substituir os outros XPs. Há que criar habituação. Para além disso ainda não consegui perceber como instalar o open office 3 pt no ubuntu...

E assim se passou mais uma semana. Reuniões, pet projects, combater uns trojans irritantes, repor e instalar sistemas, resolver problemas complexos do género fn + f4 ou f7 para ligar o portátil ao projector e também... dar aulas. No meio de tanta aventura digital é bom não me esquecer que ainda sou professor de artes.