segunda-feira, 9 de março de 2009

20000 Million Miles to Earth



Wikipedia | 20.000 Million Miles to Earth
20.000 Miles From Earth Concept Illustrations

De entre os clássicos filmes de série B dos anos 50, 20000 Million Miles to Earth destaca-se pela mestria dos seus efeitos especiais. Típico filme de monstros, o filme narra a destruição causada por um enorme saúrio venusiano. Este quase arrasa Roma após ter sido trazido para o planeta Terra pela tripulação do primeiro foguetão a visitar o planeta Vénus, forçado a amarar junto à costa da Sicília. Apesar da sua invulnerabilidade, o monstro acaba derrotado nas ruínas do Coliseu.

O que destaca este filme é o trabalho excepcional de Ray Harryhausen, mestre dos efeitos especiais dos anos 50. O seu trabalho de stop motion atinge, neste filme, um dos seus melhores momentos. É em 20000 Million Miles to Earth que Harryhausen cria um dos seus mais memoráveis monstros, o Ymir, imparável lagarto venusiando capaz de derrotar um elefante numa típica cena inspirada na clássica luta entre King Kong e um tiranossauro. Esta cena, criada por Willis O'Brian para o King Kong original, é glosada inúmeras vezes por Harryhausen nos seus filmes como homenagem do mestre a quem o inspirou a aventurar-se nos minuciosos terrenos da animação stop motion.

20000 Million Miles to Earth é um filme a ver ou a rever, marco indiscutível na cinematografia de ficção científica mas, antes de mais, um dos melhores exemplos do trabalho de Ray Harryhausen como autor de efeitos especiais. O GoogleVideo tem o filme completo online.