segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Fantasmas Clássicos



M.R. James (1992). Collected Ghost Stories. Londres: Wordsworth.

Wikipedia |M.R. James
M.R. James Ghost Stories

Autor clássico de histórias dedicadas ao sobrenatural da primeira metade do século XX, M.R. James é um autor que merece ser revisitado. Junto com Arthur Machen e William Hope Hodgson, James é um dos mestres do conto ligado ao sobrenatural. Mistura tradições com histórias fantásticas baseadas na historiografia local e, quando assim inspirado, dedica-se à clássica história de fantasmas. A especialidade de James está no estranho acontecimento, algo não-natural que interferiu, de alguma forma, com a normalidade das vidas dos seus personagens. Antigos mistérios, crimes do passado, objectos misteriosos. A temática de James centra-se num ambiente de anglicidade, pegando nas paisagens clássicas do campo inglês.

M.R. James é também um mestre a criar ambiências em pequenas pérolas do conto, em histórias que apesar de bem definidas deixam aquela vontade de querer saber mais que um ambiente literário bem construído desperta no leitor. Não nos é dificil imaginar um cavalheiro inglês, confortavelmente sentado numa biblioteca recheada de velhos livros, a narrar estranhos acontecimentos por entre o fumo do cachimbo e a escuridão da noite.

Este volume colige alguns dos melhores contos de M.R. James, sendo um excelente ponto de partida para descobrir ou redescobrir a obra deste autor seminal da literatura fantástica.