quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Leituras

BBC | Hubble camera shuts down Más notícias para a comunidade científica: a câmara principal do Hubble, responsável pelas maravilhosas imagens que ao longo dos anos o telescópio espacial já nos habituou, avariou. A reparação, se possível, estará prevista para 2008, se a NASA autorizar uma missão do vai-vém espacial à órbita do telescópio espacial.

BBC | PC World says farewell to floppy A humilde diskette tem os dias contados. As mais recentes máquinas já não trazem a antigamente ubíqua drive de diskettes. Mais uma tecnologia que se junta às impressoras de agulhas, ecrãs monocromáticos, diskettes de 5', discos m/o, cassetes de dados e aos dinossauros.

Guardian | Don't be fooled by Bush's defection: his cures are another form of denial Brilhante rebater das últimas ideias americanas sobre o aquecimento global, que sublinha que por detrás das propostas alegadamente high tech continua a defesa dos combustíveis fósseis e da continuação da emissão desregrada de CO2 para a atmosfera.

Guardian | Only US hawks can save the iranian president now No panorama mundial, a ambição iraniana de obter armas nucleares condiciona a nossa visão do país. Mas por detrás da retórica bélica, dos testes de supostas armas avançadas que só convencem do seu perigo jornalistas que não distinguem um B-52 de um F-16, encontra-se um país com a economia em estado caótico, elevada taxa de desemprego, e que sente a ameaça real do poderio americano. Uma guerra total contra o Irão é uma impossibilidade, mas apenas a possibilidade de ataques aéreos cirúrgicos representa um perigo real para o país, com a possível aniquilação de infraestruturas vitais para a economia. O inefável presidente iraniano, conhecido pelas suas polémicas opiniões, é tão incompetente que até os seus próprios correligionários já ameaçam depôr o presidente. A sua única salvação política reside nas acções dos seus piores inimigos, os elementos agressivos da administração norte-americana - um Irão sob ataque unir-se-á em torno do seu presidente.

The New York Times | A lively market, legal and not, for software bugs A procura de falhas e vulnerabilidades nos programas informáticos está a gerar um volumoso e ilegal mercado negro, onde grupos criminosos e empresas legítimas competem financeiramente pelas linhas de código perigosas encontradas pelos hackers. Sinal dos tempos.