quinta-feira, 2 de junho de 2005

Post Script

Post script

Só tenho a agradecer à Drª. Sandra, médica dentista da clínica Narciso, em Mafra. Cuidadosa como é, permitiu que a minha sessão de desvitalização do dente fosse completamente indolor. Nem acreditei. Três quartos de hora de boca aberta, a ver de relançe todas aquelas pinças afiadas e brocas ponteagudas, e nenhum incómodo. Tendo em conta que idas ao dentista é algo a que eu tenho terror (geralmente entro no consultório a disfarçar mal os tremores), estas minhas sessões em Mafra estão a correr lindamente.

Tão suave foi o tratamento que por momentos, quase adormeci. Parece incrível, com toda aquela agitação de pinças e outros objectos ponteagudos enfiados pelo dente dentro. Fiquei, no entanto, concentrado nas geometrias perspéticas criadas pela conjugação da lente de fresnel que me iluminava com o braço mecânico do candeeiro e as linhas e ângulos rectos do tecto e das paredes. Umas suave geometria de ângulos torneados em tons de branco, entrecortada pelas mãos enluvadas e o rosto semicoberto pela máscara da médica que me operava.

Regresso ao século XX: um artigo no The Guardian, The New Scramble for Africa, relata a nova correria colonial às riquezas de Àfrica - desta vez liderada não por governos europeus nacionalistas, mas sim por corporações multinacionais sem rosto, que encorajam abertamente a corrupção e a instabilidade política e social para conseguirem lucros astronómicos da exploração dos recursos naturais africanos - petróleo, diamantes, gás natural.

Sonhos esquecidos, esperanças renovadas: na Encyclopedia Astronautica, Mars Expeditions uma cronologia de projectos e estudos de design para missões a Marte. Tecnologia de sonho, para cumprir o sonho que é a exploração de marte.

Sonoridades:
Achtung Baby
1 in Belgium
Angels Twenty
The Ten Thousand Things