Dennis Taylor (2017). All These Worlds. Ethan Ellenberg Literary Agency
Termina aqui a trilogia Bobiverse, de formas nada inesperadas. Os Bobs proliferam, instalam-se nas novas colónias humanas. Uns encontram novas formas de viver, outros apaixonam-se e convencem as suas amadas a também se tornarem entidades digitais. Os habitantes da Terra são salvos, exilados para planetas que suportam vida, e a ameaça da civilização alienígena que consome todos os recursos e destrói civilizações para construir a sua esfera de Dyson é aniquilada, por extermínio estelar e numa batalha no nosso sistema solar.
Enquanto isso, o Bob original vive uma vida primeva, como um nativo de uma espécie alienígena inteligente que começou a cuidar, mas acaba por ser fortemente abalado pela morte do alienígena que sempre acompanhou. Findas as lutas, os desafios, os Bobs atingem a conclusão óbvia - são mais do que humanos, são máquinas conscientes que mantém a essência da sua humanidade, e cada um é livre de escolher o seu destino. A galáxia é a próxima fronteira.
A leitura manteve-se divertida e descomplexada, sem pretensões de profundidade mas a saber mexer com a boa FC, entre conceitos intrigantes e momentos de pura space opera. O tom é leve, e, mantendo o espírito divertido, há constantes referências à imensidão da cultura pop.