quinta-feira, 6 de novembro de 2025

O Síndroma de Babel e Outras Estórias


Victor Mesquita, Nuno Saraiva, Luís Louro, Jorge Mateus, Diniz Conefrey (1996). O Síndroma de Babel e Outras Estórias. Amadora: Câmara Municipal da Amadora/Recreios Desportivos da Amadora.

Foi uma curiosa surpresa, deparar com este livro numa feirinha de rua na Ericeira, talvez o local mais inesperado para bibliofilias. A edição é do município da Amadora, no âmbito do Amadora BD, e o desafiou passou pelo criar histórias de BD com a Amadora como tema, com um autor veterano e outros que, à altura, eram novatos. Quão novos? Ao ponto de quase não os reconhecer, de tão novos que estavam nas fotos biográficas.

Vítor Mesquita, esse mestre tão esquecido da BD portuguesa, assina o episódio mais bem conseguido, a todos os níveis. Nuno Saraiva, Luís Louro e Diniz Conefrey mostram também uma capacidade gráfica que viria a evoluir para os seus distintos, e marcantes, estilos gráficos e narrativos contemporâneos. Fica para Jorge Mateus o tipo de BD desconexa que toca no experimental, mas não se consegue tornar inteligível. 

Notem, esta obra vale o que vale, não é de todo um clássico da BD portuguesa. Feita a pedido de uma organização, mostra um momento interessante na evolução do estilo gráfico de autores portugueses de BD que com o tempo se vieram a mostrar criadores persistentes, e de grande qualidade.