Moebius: Da mestria absoluta.
The 10 Best Movies of 2024: Vi alguns. 2024 foi um ano de certa saturação cinematográfica, quando a minha agenda permitia idas ao cinema, raramente encontrava algo de interessante em cartaz.
Why The Novel Matters: A ficção sempre foi um espaço privilegiado para explorar visões do mundo.
10 Award-Winning Nonfiction Books of 2024: Uma sugestão de leituras para melhor compreender o mundo contemporâneo.
Si no sabes qué libro regalar esta Navidad, fíjate en Xataka: esto es lo que estamos leyendo ahora mismo: O natal já passou, mas o tempo de nos oferecermos um livro é sempre que quisermos.
11 Frightful Facts About ‘Nosferatu’: Continua a ser um dos mais brilhantes filmes de terror de sempre (suspeito que aqueles que cresceram numa dieta de IP franchises e sequelas discordem, dado que a linguagem cinematográfica dos anos 20 tem um ritmo muito diferente da de hoje). O trabalho do ator Max Shreck como o virulento conde Orlock é brilhante e perene na história do cinema.
Nosferatu Director Robert Eggers Knows the Value of Gateway Horror: A boa cultura pop tem este mérito, é tão influente que surge onde menos se espera.
It's Full of Stars: 20 minutos.
El teclado-ordenador Raspberry Pi 500 ya está con nosotros. Y llega acompañado de un monitor portátil: Sempre achei que os periféricos eram um dos handicaps do Raspi (claro, o espírito do projeto é desenvolver soluções, e não vender gadgets). Com este kit que melhora o Raspi integrado em teclado com um monitor externo, esta plataforma fica mais interessante. Um dia destes ainda temos um "portátil" raspberry pi (tecnicamente já há kits que permitem isso).
Google’s new Project Astra could be generative AI’s killer app: Claramente, a tendência de uso realmente útil de IA generativa está nas suas funções de assistente e mediador.
The ‘Graphic 1’ computer system at Bell Telephone Laboratories in 1968: Um documento histórico, que nos recorda o quanto as tecnologias gráficas digitais evoluíram.
AI company trolls San Francisco with billboards saying “stop hiring humans”: Do chico-espertismo, ou a epítome da ideia de Cory Doctorow que o problema da IA no mundo do trabalho não é que venha a roubar empregos, é que haverá patrões idiotas que acham que se conseguem livrar dessa chatice que é pagar salários utilizando IA.
Como se traduz brain rot?: Certíssimo, e certeiro - "enquanto passamos atestados à podridão dos cérebros de cada um, convivemos com um mercado global da venda de dados que servem de base para a criação de estratégias que nos mantém viciados nas redes, com uma crescente normalização da vigilância e propostas dos reguladores para aceder ao conteúdo de comunicações privadas, com um aparelho mediático viciado nas redes de conteúdo duvidoso". É por estas que o argumento moralista do vício dos telemóveis, ou da tecnologia em geral, me incomoda. Sabemos que algo está errado na relação com a tecnologia, sabemos o que está errado - os comportamentos predatórios das empresas, mas preferimos colocar o ónus no elemento mais fraco da cadeia, o indivíduo.
Zen and the Art of Aibo Engineering: A história do desenvolvimento dessa maravilha deliciosa que é o Aibo.
I Went to the Premiere of the First Commercially Streaming AI-Generated Movies: Este artigo coloca a nu o verdadeiro problema cultural trazido pela IA generativa. Não é o tirar empregos ou outros impactos. É o acelerar de uma tendência que esteve sempre presente na cultura de massas, o despejar lixo cultural para ganhar trocos. É uma visão que assume e estimula a preguiça mental dos consumidores: "“Data told us that our users don’t want to work that hard,” she said. “Half of them don’t even change the channel.”" Uma corrida à mediocridade que sempre aconteceu, a cultura de consumo sempre foi assim, desde as canções populares às telenovelas. As massas sempre foram vistas como ignorantes e essa ignorância como um filão a ser explorado. A IA apenas acelera e facilita essa visão da cultura como mero mercado de baixo esforço, baixo custo e potencial alto lucro: "For every earnest, creative filmmaker carefully using AI to enhance what they are doing to tell a better story, there will be thousands of grifters spamming every platform and corner of the internet with keyword-loaded content designed to perform in an algorithm and passively wash over you for the sole purpose of making money. For every studio carefully using AI to make a better movie, there will be a company making whatever, looking at it and saying “good enough,” and putting it out there for the purpose of delivering advertising. "
TCL TVs will use films made with generative AI to push targeted ads: Conteúdos baratos, de baixo esforço e qualidade, para alimentar as massas ignorantes.
El nuevo telón de acero es digital: Rusia simula con éxito una desconexión de la red global de Internet en varias regiones: Depois da grande muralha digital chinesa, a rede exclusiva (e de exclusão) russa. O controlo da internet é crucial para os estados ditatoriais, e fazem isso em nome da soberania digital, uma desculpa para apertar a máquina opressora dos seus cidadãos.
The extremely online life of the American teenager: Confesso algum desconforto perante estes dados, e a clara preferência por plataformas de baixo esforço mental (apoquenta, mas não surpreende). Resta perceber como são as tendências no espaço europeu. Não gosto de cair no argumento anti-telemóvel e anti-internet, mas há consequências numa geração cuja formação cultural e mental se passa nos confins de mediocridade e extremismo que sustentam as plataformas digitais.
The phony comforts of AI skepticism: Excelente ponto de vista. O discurso sobre a IA oscila entre duas vertentes. O deslumbre absoluto, geralmente propalado por quem quer lucrar com isso, e o ceticismo total, que também é em si um modelo de negócio. Os verdadeiros ganhos, valências e problemáticas da IA generativa estão no intermédio, esta tecnologia está a abrir-nos possibilidades fantásticas, a trazer coisas muito boas, mas também a agudizar problemas e a trazer novas problemáticas. Cair no jogo binário deslumbre/ceticismo é pobreza intelectual, e impede-nos de explorar os reais potenciais de uma tecnologia muito interessante.
‘I love you… goodbye:’ What will happen when this companion robot suddenly dies?: Não consigo pensar em coisa mais distopia cyberpunk do que crianças a chorar pelo seu robozinho a deixar de funcionar, porque deixou de ser rentável à empresa que os desenvolve o acesso às API de IA Generativa que lhes permitia vender um robot interativo de companhia para crianças. Para os pais que compram estes brinquedos aos filhos: espero que tenham aprendido a lição, e da próxima, em vez de uma embalagem fofinha que promete maravilhas que não cumpre, ofereçam aos petizes kits que lhes permitam construir o seu robot. A possibilidade de traumas é menor, e a capacitação das crianças bem maior do que com a interação socialmente redutora trazida pelos companheiros de IA.
The TikTok ban is worse than you think and will cost Americans billions - what you need to know: Pessoalmente, estou mais curioso com o impacto global desta medida, sabendo que as probabilidades do conteúdo criado por americanos desaparecer por completo da plataforma. Todos os seus pontos de vista e capacidade de influência cultural vão desaparecer de uma das redes com mais impacto entre os utilizadores de plataformas sociais.
Cellebrite Unlocked This Journalist’s Phone. Cops Then Infected it With Malware: Lemos este tipo de notícias e respiramos, pensando que no nosso âmbito europeu democrático este tipo de coisas não acontece. Mas, será que podemos confiar totalmente nas nossas forças policiais?
Ancient Scroll’s Secrets Unlocked Using State-of-the-Art Technology: Desta vez não foram antigos textos da antiguidade clássica, mas sim orações paleo-cristãs. A forma como as tecnologias de imagiologia nos permitem recuperar textos perdidos é fabulosa.
Instagram’s head says social media needs more context because of AI: Há um nome para isto: dilúvio de lixo generativo.
Angus McKie, "Starship Enters Witchlight": Cenas cósmicas.
What Ancient Greek Music Sounded Like: Listen to a Reconstruction That’s “100% Accurate”: Sons da antiguidade longínqua.
Crypto’s Legacy Is Finally Clear: Não como moeda alternativa ou investimento fiável, mas como força cultural manipulável por aqueles que querem enriquecer facilmente à custa de outros.
The Meme Glorification of Luigi Mangione: Na distopia social americana, onde a saúde se paga a peso de ouro e ter ou não ter dinheiro faz a diferença entre a vida ou morte, este assassino que matou um executivo de uma empresa de seguros de saúde tornou-se um herói popular. É verdade que não podemos defender a violência. Por outro, as decisões destas empresas, que negam cuidados de saúde aos clientes para elevar os lucros dos seus acionistas, são uma forma de violência social sistémica. Por cá, não sentimos muito isso, temos o SNS para nos amparar, e notem quantas histórias já vos contaram de amigos ou conhecidos que em situações de doença grave viram os seus seguros de saúde obrigar a transferências para hospitais públicos, onde foram realmente tratados das suas maleitas. Este assassinato provocou uma intensa reação, porque as pessoas sentiram-no como legítimo.
UMA DÚZIA DE SUPER TUCANO PARA PORTUGAL [M25689 - 94/2024]: Um curioso reforço operacional para as nossas forças armadas.
The US military is now talking openly about going on the attack in space: Comsequência do trumpismo (e resvalagem para autoritarismos e liderança dos homens fortes a nível global) - a escalada das vozes que querem regredir para um mundo menos seguro.
I have a cunning plan …: O que assusta nesta ironia de Charles Stross, é que descreve demasiado bem a forma de pensar dos neoliberais e extremistas que estão agora a assaltar o poder nas democracias.
The ‘Flying Flapjack’ that Never Flew: The Story of the Vought XF5U: O que surpreende nesta história é que aquela panqueca com hélices, realmente levantou voo.