John Mostacci, 1986: Na alta fronteira.
The Snow Queen: o regresso ao lugar feliz: Compreendo bem este valor dos livros que, décadas passadas após a nossa primeira leitura, ainda se mostram frescos, intrigantes e enriquecedores a cada nova leitura. As Crónicas Marcianas de Bradbury são um dos meus lugares felizes, o livro que cito sempre que me perguntam o porquê de gostar de ficção científica.
Prize-Winning Sci Fi Novels of 2024, recommended by Sylvia Bishop: Denoto a presença do curioso fenómeno In Ascencion, um daqueles livros que o radar me indica que terá de ser lido.
The 25 Best Films of 2024: Sugestões fílmicas na vertente documentário e experimental.
Trump’s Fans Are Suffering From Tony Soprano Syndrome: Perdoem a intrusão nesta secção, mas este excelente artigo fala das leituras demasiado literais que os públicos fazem de personagens que são claramente metáforas de autoritarismo perigoso. Como, por exemplo, pensar que Judge Dredd é um paladino da liberdade, The Punisher um exemplo a seguir, ou que os super-heróis de The Boys são realmente heróis. Estas personagens obviamente satíricas, são para demasiadas pessoas modelos de comportamento a admirar. Ou, como coloca o artigo, há uma diferença entre pensar que Darth Vader é um personagem fenomenal, e querer ser como Darth Vader. Pessoalmente, adoro Judge Dredd. Mas sei que é uma metáfora da máxima orwelliana de que o futuro é uma bota cardada a esmagar-nos o rosto.
5130) As grandes ilusões: a guerra (6.12.2024): Recordar o extraordinário filme de Jean Renoir sobre a ilusão do cavalheirismo no meio da destruição.
Has BookTok Passed Its Prime?: Como todas as trends, tem o seu prazo de validade. O TikTok é notório pela efemeridade, é raro que as tendências se mantenham durante muito tempo. Para agravar, há que contar com a entrada dos departamentos de marketing, que tentam aproveitar a boleia da tendência, e quando isso acontece dita geralmente o seu fim. O que torna estas tendências interessantes é o serem partilhas e pontos de vista de pessoas normais, de fãs. Quando se percebe que é uma tentativa de criar anúncios e gerar interesse de forma artificial, perde o interesse. Mas isto não significa o fim do booktok. Quem o faz por gosto, mantém-se a partilhar as suas leituras.
Science Fiction Writer Ted Chiang Wins Major Short Story Award: E merecido. Chiang não é leitura leve, a sua complexidade literária permite ultrapassar os limites conceptuais das literaturas de género.
Following the Drake Equation: Five Stories About Searching for Intelligent Life in the Universe: Diferentes formas de ler a famosa equação que especula sobre a possibilidade de vida inteligente no universo, sob a perspectiva da ficção científica.
Robert E. McGinnis cover illustration for Jean Vicary«s Castle at Glencarris (1972): Goticismos.
"La transición verde puede ser una transición china". El coche eléctrico en Europa tiene un gran problema: baterías: Já percebemos que nisto, como em muitas outras áreas, estamos a perder o comboio apesar de termos a capacidade técnica e industrial. Falta um certo espírito que quebre o gosto europeu pelas declarações de intenções que raramente passam do papel.
World Labs’ AI can generate interactive 3D scenes from a single photo: Uma intrigante forma de usar IA generativa para ambientes virtuais tridimensionais.
I’ve had a free subscription to Perplexity AI Pro for almost a year: Creio que isto resume bem a problemática da IA Generativa. Há quem a considere extremamente útil e incontornável. As pessoas verdadeiramente criativas, não sentem real necessidade de incorporar estas ferramentas nos seus processos de trabalho.
The Voyager Probes Are Dying: Os artefactos humanos que mais se afastaram do planeta Terra estão a chegar ao final da sua vida útil, mas continuarão a vaguear pela eternidade do espaço interestelar.
GIMP 3.0 – the open-source image editing is about to hit a major release: Um marco evolutivo num dos melhores exemplos de excelência open source.
The abject weirdness of AI ads: Bem, a IA é estranha, e o marketing reflete isso. Por vezes, toca o absurdo num sentido muito creepy.
"They see your photos" mostra o que a Google sabe sobre cada foto no Google Photos: O interessante nesta experiência é o mostrar a quantidade de dados que se pode obter de uma única foto, cruzando os metadados da imagem com a análise de conteúdo por IA generativa.
The new Surf browser shows why everyone’s trying to connect AI to the web: A introdução de IA como agente ao serviço do utilizador, correndo localmente no navegador, promete ser o próximo desenvolvimento útil desta tecnologia. Se bem que há um problema enorme de privacidade quando um algoritmo que funciona na cloud tem acesso a todos os dados pessoais que colocamos num navegador.
Who is Kavya Mehra: Talvez seja por ser de outra geração, de outro século e mundo, mas confesso que não percebo de todo o apelo de influencers virtuais. Já com os reais se sabe que estamos a ver uma imagem projetada que não corresponde ao real do nosso dia a dia. Mas estar a seguir o que não passa de vídeos gerados por IA com mera publicidade? A lógica deste fascínio ultrapassa-me de todo.
Don't trust ChatGPT Search and definitely verify anything it tells you: Obviamente, pensa qualquer um que tenha uma pálida compreensão de como estes modelos funcionam. Infelizmente, sabemos o que vai acontecer. A esmagadora maioria dos utilizadores vai querer fazer exatamente isto, e confiar em absoluto nas respostas.
Focus: Ground Drones at Heart of Ukraine’s Battles Between Tactical Innovations and Combat Realities: Sem querer glorificar a tragédia que é a guerra ucraniana, está a ser um cadinho de inovação criativa nas tecnologias robóticas.
What the Company With the Highest Stock Gain From AI Actually Does Is Extremely Grim: Sabemos que a Nvidia tem sido espetacularmente beneficiada com o disparo da IA Generativa. Mas há outra empresa de hardware que também está a colher benefícios, porque a procura de sistemas de refrigeração para centros de dados disparou.
Protecting Undersea Internet Cables Is a Tech Nightmare: A logística da defesa dos cabos submarinos que sustentam as redes globais.
Google’s Genie 2 “world model” reveal leaves more questions than answers: Sendo a principal, porque é que só vemos demos das coisas supostamente fantásticas que conseguem criar, e nunca vemos produtos finais?
3 things that didn’t make the 10 Breakthrough Technologies of 2025 list: Confesso que desconhecida de todo o conceito de central energética virtual - uma rede que congrega diferentes fontes produtoras de energia e gere a sua distribuição. E, malta, os eVTOLs nunca vão passar de protótipos giros.
Focus: US-made F-35 Stealth Fighter Demonstrates Unmatched Combat Capabilities in Israeli Strike Against Iran: Uma aeronave controversa, cujo desenvolvimento ultrapassou todos os orçamentos e as primeiras iterações se revelaram problemáticas, mas que, a avaliar pela forma como Israel os usou no recente ataque ao Irão, são mesmo uma plataforma temível nos ares.
FlatMac: Building the 1980’s Apple iPad Concept: Por um lado, destaca-se a ideia de dsign que nunca passou do conceito. Por outro, o trabalho do maker que torna tangível, e funcional, algo que nunca passou de um conceito. Seria interessante ver mais projetos de retro-computação experimental que conseguiam tornar funcionais projetos que nunca foram construídos.
The GPT Era Is Already Ending: A IA Generativa está a evoluir, o modelo de chatbot estáa revelar as suas fortes limitações, e agora investigam-se modelos mais avançados. Mas, com isso, disparam os custos e a necessidade de recursos.
Ingram Pinn, 1983: Old media.
Iran’s F-14 Tomcat era ends with the arrival of new Russian Su-35SE Fighters: O fim da carreira de uma das mais icónicas aeronaves do século XX, cuja carreira se prolongou muito além do expectável.
Ucrania ha encontrado un aliado inesperado ante la falta de armas: Rusia y el "efecto boomerang" de sus drones kamikaze: O explorar de vulnerabilidades permite virar a arma automática contra quem a lança.
The Fall of Aleppo Was Oddly Familiar: O recrudescimento de um conflito que se julgava estabilizado, sinal de um certo declínio russo a ser muito bem aproveitado pela Turquia e Israel (edit: entretanto, como a realidade geopolítica se move mais depressa do que este blog, o regime sírio já caiu; não houve dependurar de ditadores em estações de serviço, e a implosão de um regime sustentado pela Rússia e o Irão é uma derrota destes dois regimes).
The Banal Evil of Atrocity Photography: Documentar o indocumentável, registar o atroz, ou o imperativo burocrático de arquivar o impensável.
A ‘Radical’ Approach to Reclaiming Your Attention: Um olhar para iniciativas de digital detox, no fundo reações algo sideradas de pessoas que se sentem sobrecarregadas pelo mundo digital e não sabem muito bem como lidar com isso.
Bitcoin just hit $100,000: Ah, se há dez anos tivesse comprado umas bitcoins, agora podia reformar-me. Se bem que este disparo das criptomoedas não é positivo, está diretamente relacionado com o resultado das eleições americanas e a expetativa dos mercados que a nova administração traga desregulação, ou, sendo direto, os criptobros esperam terreno farto para vilanagem. Note-se também que que as moedas virtuais são propensas a oscilações que fazem as montanhas russas parecer planaltos.
A playlist of the 100 most streamed songs on Spotify: Fui espreitar a lista, e fiquei tranquilo. Fora alguns prazeres culposos como Another Love de Tom Odell ou Don't Stop Believing dos Journey (bem disse que eram prazeres culposos…), as minhas preferências sonoras continuam bem distantes daquilo que o maralhal de hoi pollois aprecia.
Qué fue de Kim Dotcom, el incalificable fundador de Megaupload que marcó un antes y un después en las descargas: Recordam-se desta personagem, o prototípico techbro que lucrou com o trabalho alheio e se tentou metamorfosear em combatente pela liberdade digital quando foi levado à justiça?
The UnitedHealthcare Gunman Understands the Surveillance State: As reações ao assassinato de um executivo em plena rua têm sido brilhantes. As redes estão inundadas de comentários a heroicizar o assassino, mostrando que socialmente, estamos a ficar fartos dos bilionários e dos seus sequazes, que enriquecem enquanto empobrecem a sociedade. Ninguém está a verter lágrimas pela morte do um presidente de uma empresa notória por negar tratamentos e pagamentos a pacientes com doenças fatais (e isto, malta, é o que nos espera se as vozes anti-SNS levarem a sua avante, um sistema de saúde em que interessa mais o lucro milionário dos operadores do que a vida humana). Para além de seduzir o público com esta versão 2024 da guilhotina que devora aristocratas, é de notar que o assassino conseguiu ludibriar as tecnologias panopticon que nos rodeiam no dia a dia.
Mi móvil me estaba robando todos los tiempos muertos. Hasta que decidí ponerle fin: É um processo que todos temos de fazer, o encontrar pontos de equilíbrio no nosso uso de dispositivos móveis, e escapar à tirania do apelo constante à atenção com que as apps são desenhadas (vejo tantos a criticar a adição aos telemóveis, mas raramente se fala dos mecanismos que estimulam essa adição, talvez porque fazê-lo, levanta questões incómodas sobre práticas e ética das empresas que desenvolvem plataformas e aplicações).
Stop using generative AI as a search engine: É talvez das coisas mais estúpidas que se pode fazer, usar um LLM como um gerador de respostas. E é a grande tendência do seu uso, numa combinação entre a sede das empresas de IA em ganhar utilizadores e a preguiça social coletiva daqueles para quem é mais importante o delegar do que o fazer: "This is all bad design, of course. Technology that actually serves people takes into account human behavior. Maybe there is a way to make generative AI useful, but in its current state, I feel tremendously sorry for anyone gullible enough to use it as a research tool."