sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Ficções

A SPINNER IS NOT A DEEPDIVER: Neste curto conto, Luís Filipe Silva oscila-nos entre o deslumbre com os vastos panoramas cósmicos e uma certa banalidade das operações de manutenção técnica. Curto e sedutor, a despertar a curiosidade para um texto mais longo.

A FORTALEZA: João Ventura é um mestre do conto curto, e sempre muito acutilante nas suas visões sociais. Este pequeno conto arrepia, por partir de uma base real, atrevendo-se a tocar no tema dos migrantes que enfrentam a morte no mediterrâneo, em busca de uma vida melhor numa Europa que lhes cerra as muralhas.

Anjos Esgaravatando por Alfinetes: Uma pequena vinheta que nos recorda a prosa complexa, intencionalmente gongórica, de David Soares. O horror aqui vem mais da sensação de leitura, do invocar advindo do peso das palavras, do que da narrativa em si. Um conto fortemente impressionista, onde as palavras despertam sensações de negritude.

The Ancient Engineer: Cyberpunk na antiguidade, com Bruce Sterling a inspirar-se na sua amada Turim para nos dar um conto que cruza computação mecânica, império romano, o poder da engenharia e o ainda maior poder das superstições.

A COG IN THE MACHINE: Luís Filipe Silva anda a preparar alguma. Está a usar a newsletter do Bruno Soares para nos mostrar fragmentos de algo que se vislumbra ser ambicioso. Pela minha parte, estou intrigado.

Inside the House of Wisdom: Um futuro de esperança recorda o passado violento, num conto que toca no genocídio palestiniano às mãos dos governantes israelitas.