terça-feira, 1 de outubro de 2024

Electronic Superhighway


Omar Kholeif (2016). Electronic Superhighway: From Experiments in Art and Technology to Art after the Internet. Londres: Whitechapel Gallery

Passou por cá em 2017, no MAAT, esta exposição que reusme de forma antológica diferentes vertentes da arte que se envolve diretamente com tecnologia. Electronic Superhighway trouxe obras de diferentes épocas e artistas, tendo como tema comum a reflexão sobre o mundo tecnológico e a procura de novas experiências estéticas mediadas por tecnologia. Reunia obras e registos representativos vindos de projetos como os Experiments in Art and Technology, que reuniram artistas contemporâneos e engenheiros dos Bell Labs nos anos 60, a lendária exposição Cybernetic Serendipity, trabalhos dos artistas algoristas Vera Molnár e Manfred Mohr, a net art dos anos 90, e as reflexões contemporâneas sobre internet, inteligência artificial e cultura digital. 

O catálogo recorda a exposição, que nos dá um panorama abrangente da forma como criadores enfrentam as implicações culturais e sociais da tecnologia, usando meios tradicionais, multimédia ou a apropriação de mecanismos, programação e robótica para explorar as suas ideias.