domingo, 28 de julho de 2024

URL


Mutant Of The Iron Horse: Mutações metálicas.

Lembrança do Passado da Terra: Confesso que não fiquei particularmente impressionado com The Three Body Problem, mas pelos vistos, estou a perder muita coisa interessante.

Lançamentos: Adèle Blanc-Sec #1 e #5: Estes lançamentos não são uma boa notícia, dizem em uníssono as sobrecarregadas estantes e a carteira emagrecida.

DC Comics cover artist accused of using AI and swiping character poses: Num meio competitivo como o dos comics, já se percebeu que quem quiser atalhar caminho usando IA Generativa vai ser ostracizado.

What 70 Years of AI on Film Can Tell Us About the Human Relationship With Artificial Intelligence: A nossa percepção da IA é em grande parte determinada pelas suas representações no cinema e cultura pop.

Ópera pós-techno – Negentropia: Uma opera sci-fi? Confesso, fiquei curioso.

Miss Piggy Has a Mother: Uma intrigante visão da vida da criadora de uma das personagens mais icónicas da cultura pop do século XX.

Evento: 40 Anos de Neuromancer: O romance que ditou o conceito de cyberpunk será celebrado num evento da Imaginauta.

The Best Fantasy Graphic Novels, recommended by Mike Carey: Excelentes sugestões de leitura, vindas de um peso pesado dos argumentos para comics.

Muitos anos a virar páginas: Uma proposta de leitura que nos leva a conhecer os editores de BD portugueses.

It's Full of Stars: Urbanismos de um futuro que já passou.

Surface Flatness: Uma observação certeira sobre a enorme superficialidade da internet de hoje, que divide a atenção dos utilizadores por um punhado de plataformas onde os conteúdos se repetem, e impera o algoritmo de gestão de visualização.

Starliner astronauts’ return trip has been pushed back even further: A Starliner não está a ter um início de carreira auspicioso. Depois de atrasos e constantes adiamentos do primeiro lançamento tripulado, está-se a descobrir que talvez este tenha sido prematuro, como se nota pela extensão indefinida da missão dos tripulantes. Claramente não é seguro o regresso à Terra na cápsula que os trouxe. Seria humilhante, que estes fossem resgatados por uma Dragon da SpaceX, a sua concorrente direta. Ou pior, uma Soyuz…

In Future, Printer Documents You: Na verdade, já o fazem. Um recordar que as impressoras imprimem nas páginas códigos quase invisíveis, criados para rastrear a origem das impressões para fins legais e criminais.

Las baterías de los móviles serán extraíbles por ley en 2027. Y eso supone un duro golpe a los fabricantes: Mais uma daquelas instâncias em que a UE empata o desenvolvimento, empreendedorismo e economia, com, pasme-se, uma lei que obriga os fabricantes a vender telemóveis que seja fácil trocar a bateria, em vez da prática comum em que só alguns técnicos conseguem a proeza de trocar componentes do telefone, e que na prática significa que se temos um problema com o equipamento e este já não está na garantia, compramos outro, o que traz benefícios económicos e ambientais, como se sabe. Ironias à parte, esta lei é um excelente passo no right to repair, bem como combate à obsolescência programada.

The Overton window of weirdness is opening: No sentido em que o desenvolvimento de tecnologias está a ter impactos sociais e cognitivos muito inesperados.

No, AI Doesn’t Mean Human-Made Music Is Doomed. Here’s Why.: De facto, a única forma em que a música gerada por IA possa ameaçar os músicos está na música a metro lançada pelas editoras. Quem sente esta ameaça, esquece o impulso natural humano para criar, talvez confundindo criatividade com geração de conteúdo. E, claro, há os limites estéticos de uma tecnologia que gera a partir do que conhece: "It’s also unlikely to be able to create new works outside of existing musical paradigms, as it relies on algorithms taking from existing material. So, we’ll likely still need our imaginations to create new musical ideas."

Premiere of Movie With AI-Generated Script Canceled Amid Outrage: Uma reação negativa infundada, mas vamos assistir a mais destas, à medida que a IA generativa é incorporada em processos criativos.

40 years later, X Window System is far more relevant than anyone could guess: Um olhar para a estrutura que define o paradigma de interface que todos usamos.

Finish The Job, Adam: A interoperabilidade entre o Threads e o Fediverso parece funcionar apenas numa direção.

An AI video tool just launched, and it’s already copying Disney’s IP: Ainda mal saiu, e já está a causar polémicas. Mas diga-se que a Luma Labs tem um acervo crescente de vídeos criados pelos seus utilizadores, que usam o serviço de geração 3D baseado em machine learning gerador de modelos NeRF.

Instagram Is Not a Cigarette: Perante as questões éticas e psicológicas levantadas pelo corrente estado das redes sociais, aumentam os clamores para as sinalizar como prejudiciais. Mas isto foge ao problema essencial, que são os mecanismos usados pelas empresas que desenvolvem redes sociais para viciar os utilizadores. Colocar avisos não resolve isto, o que pode melhorar o mau ambiente vindo das redes sociais é a regulação. Mas isto, dá mais trabalho do que discutir pânicos morais.

AIs are coming for social networks: Um futuro em que as redes sociais são geradores a produzir textos e imagens automatizados para despertar reações de algoritmos. Já esteve mais longe.

Why artists are becoming less scared of AI: Constata-se que apesar de todo o deslumbre que suscitam, as ferramentas de IA Generativa depressa se revelam muito menos capazes do que prometem, e a anos luz de distância dos exageros que afirmam que as IAs vão tomar conta da arte e criatividade.

How Vannevar Bush Engineered the 20th Century: Retrato de um dos nomes fundamentais da ciência e tecnologia, um dos pais da nossa era digital.

Instagram is reportedly recommending sexual Reels to teens as young as 13:Não há aqui grande surpresa. Recordem-se que estas plataformas monetizam a atenção, e isso captura-se a qualquer custo. Ética não é uma consideração tida pelos decisores que definem este tipo de estratégias.

How small claims court became Meta's customer service hotline: Esta é uma maneira interessante de combater o desdém que as empresas têm para com os seus utilizadores. Quem já teve de lidar com os sempre disfuncionais apoios a clientes em caso de problema, percebe bem isto.

Writer Alarmed When Company Fires His 60-Person Team, Replaces Them All With AI: Do mais puro chico-espertismo. O problema aqui não é a IA, é haver gestores que assumem que o produto das suas empresas é lixo a metro para utilizadores ignorantes.

Readers Absolutely Detest AI-Generated News Articles, Research Shows: Há uma frase, que li algures na internet, que exprime bem este sentimento: porque é que me hei de dar ao trabalho de ler um texto que ninguém se deu ao trabalho de escrever?

Artificial intelligence looks at shadows to see what's hidden from view: Uma evolução interessante para as NeFS.

Ai Build launches new version of its AI-powered 3D printing software: Aplicações de machine learning na otimização de percursos de cabeças de impressão.

Perplexity Is Reportedly Letting Its AI Break a Basic Rule of the Internet: É o clássico. Move fast, break things, e outros que limpem os destroços.

Google apaga conta "ilimitada" de cliente com 400 TB: Já há muito que se sabe que "ilimitado" é mero termo de marketing, sem relação com a realidade.

Me ha llamado una chica pidiendo que le agregue urgentemente a WhatsApp. He terminado en la estafa más rara de mi vida: É preciso paciência para fazer uma destas - responder a uma mensagem de vigarice eletrônica fingindo que se está a cair na patranha. Na verdade, é um serviço público, mostra-nos como funcionam estes esquemas.


Jinn & Jitters: Terrores passados.

DAKOTAS SOBRE FRANÇA - Comemorações dos 80 anos do Dia D [M25012 - 47/2024]: Veteranos, sobreviventes, e eternamente elegantes.

Una isla debía cambiar el destino de México con EEUU. Está en Google Maps, pero nadie la ha visto: Nada com um bom mistério geográfico. Terá existido, seria um rochedo, ou uma ilusão que confundiu antigos navegadores?

Archaeologists Find a Bronze Age Workshop That Produced the Ancient World’s Prized Dye: Uma notícia fascinante para quem se interessa pela história da cor.

The Growing Importance Of Being Idle: A importância do ócio, e de fugir à constante pressão para se estar ocupado e produtivo.

Alternative Rock Records With Aircraft on the Cover: O sempre divertido Hush Kit analisa capas de discos de bandas independentes que usam aviões nas ilustrações.

This Murky Liquid Is the Oldest-Known Wine, With a Horrifying Extra Ingredient: Um vinho literalmente intragável, mas uma descoberta fascinante de um líquido que se manteve em estado líquido durante séculos.

The Schools That Are No Longer Teaching Kids to Read Books: Há aqui muito para analisar. A começar por um currículo de aprendizagem de leitura que se fica por excertos simples e mecanização do ler e que, de acordo com o artigo, não dão às crianças espaço para o mais essencial, o desenvolver o gosto pela leitura (faz lembrar um pouco as minhas memórias como aluno, sempre adorei ler mas abominava as aulas de português, pelo foco na mecânica da língua e a análise rotineira de excertos de textos que conseguiam destruir a minha sensibilidade para os autores do cânone). Mas o mais grave é ser claramente um currículo que se destina a públicos mais desfavorecidos, um claro desinvestimento, que trai uma filosofia que assume que a elevação cultural não deve ser desperdiçada em meios sociais empobrecidos, que para muitos a leitura não precisa de ser mais do que uma mecanização de literacia elementar, pensar em ir mais longe é deitar pérolas a porcos. 

How Algorithms Are Changing Performance Art: As adaptações que os artistas que criam estas instalações efémeras fazem, perante públicos que condensam as experiências nos vídeos curtos das redes sociais.

Where is Central Europe now?: Uma análise brilhante sobre o significado político e cultural da Europa de Leste. E o mapa da Europa como se fosse uma casa é divertido (se bem que, para nós, ser considerado a varanda de onde se vê a paisagem é algo depreciativo).

Social Media Broke Slang. Now We All Speak Phone.: O impacto das redes sociais na linguagem vernacular.