domingo, 7 de abril de 2024

URL

retroscifiart: Jack Kirby art on the back cover of the 2001: Sim, há uma versão de 2001 por Kirby. Sim, é uma perfeita bizarria.

The Best Historical Fantasy Books, recommended by P. Djèlí Clark: Sugestões de leitura para os fãs de fantasia histórica.

Batman: Dylan Dog #1 Preview: An American Joker in London: Definir Dylan Dog como world's grimiest detective é uma excelente forma de dizer que não se conhece Dylan Dog sem afirmar que não se conhece Dylan Dog. O interessante é este crossover chegar ao mercado global.

‘Drawing For Nothing’ Is A Free, Updating Chronicle Of Canceled And Troubled Animated Films Full Of Artwork, Videos, And BTS Stories: Uma base de imagens e recursos construída a partir do trabalho desenvolvido para projetos de cinema que nunca se concretizaram.

Chris Claremont Returns For Uncanny X-Men #700/X-Men #35 In June 2024: Yay! Parece que tenho 13 anos outra vez e estou a descobrir os X-Men, o que me marcou para a vida. Na verdade, não sou nostalgista e não penso que os personagens tenham de se manter fieis a uma visão fossilizada no passado.

This Two-Second Moment in Oppenheimer Is a Nod to a Dark Conspiracy Theory: Confesso que o pormenor me escapou, mas diga-se, tem mesmo que se conhecer a fundo a vida do cientista para o topar.

La película de ciencia ficción más ambiciosa del año tiene fecha. Solo le queda superar su mayor obstáculo: Francis Ford Coppola: Confesso, um filme de FC saído da mente de Coppola, apimentou a minha curiosidade.

She Is Conann is a glamorous fever dream about finding beauty in barbarism: Barbárie cimeriana à francesa, com uma inversão da iconografia do clássico de Robert E. Howard.

The Most Beautiful Shots in Movie History: Quando se fala da magia do cinema, é isto, a combinação de técnica e significado na construção de uma cena.


May I suggest the cover of “Venus on the Half-Shell”?: Uma erudita piada literária.

URLs: vayamos por partes: Um recurso interessante para conhecer melhor a estrutura dos endereços de internet.

Scientists Just Found Something Dark About Men Who Want to Have Sex With Robots: Bem, mas é assim tão surpreendente que o tipo de homens que tem problemas com as mulheres se sobreponha ao tipo de pessoas que não se importariam de ter uma máquina sexual submissa?

Florida middle-schoolers charged with making deepfake nudes of classmates: Não confundam problemas éticos com técnicos. O problema aqui não é a IA, mas sim as possibilidades negativas que se abrem quando adolescentes, cuja ética e empatia são naturalmente imperfeitas porque se estão a desenvolver (e sei bem o que digo), usam a IA para tropelias com péssimas consequências.

A experiência do Deepfake: Uma análise do impacto social e psicológico do uso de deepfakes.

Encontrar resultados de Google Maps en el buscador es ahora más difícil. Cumplir con Europa tiene un precio: E esse preço mede-se na medida em que as empresas que fornecem serviços encontram forma de piorar o serviço que prestam, alegando que o problema está no cumprimento de leis.

I Am in Cloud-Storage Hell: Já todos passámos por isto, e está a tornar-se mais prevalente. Há medida que o tempo passa, acumulamos mais ficheiros e vestígios da nossa vida digital.

Why We Must Resist AI’s Soft Mind Control: É uma faca de dois gumes. Por um lado, temos de gerir os enviesamentos e maus resultados culturais da IA Generativa. Por outro, em que medida é que esse condicionamento é em si limitativo.

Of top-notch algorithms and zoned-out humans: Certeiro. A automatização traz consigo a complacência, a desatenção trazida pelo excesso de confiança nos sistemas.

Lazy High School Teachers Using ChatGPT for Grading: É interessante que o artigo não perde tempo. Normalmente vejo este tipo de ferramentas partilhadas em grupos de professores, mostradas como super-úteis para o nosso trabalho. Mas, a visão de fora? Automatizar em excesso os processo de classificação e avaliação é classificado de preguiça. E têm uma certa razão.

The Lifeblood of the AI Boom: Sem chips dedicados, a corrente revolução na IA não seria possível. E os grandes jogadores do mercado estão a tentar desenvolver alternativas à hegemonia da Nvidia.

Annals Of Bad AI Ads: This Orchestra Ad Imagines A Fake Audience: Uma das modas mais irritantes dos últimos tempos é o uso de imagens geradas por IA para anúncios e ilustrações. O problema não é a IA per se, mas sim a completa falta de sentido estético de quem recorre a este expediente. Nem vou entrar na questão da IA como ameaça laboral; é que o resultado visual desta tendência é sofrível. Mostra que quem edita este tipo de sites não sabe o que faz, o valor de um ilustrador não é ser capaz de fazer bonecos engraçados, é ter o sentido estético de criar imagens visualmente interessantes e equilibradas (e sim, também pode usar IA para isso).

Producing more but understanding less: The risks of AI for scientific research: A ideia de produzir mais menorizando a compreensão é algo muito desconfortável.

Rough-‘Em-Up Radigan: Pulp à antiga (mas não assim tão diferente do que consumimos hoje).

Study finds that we could lose science if publishers go bankrupt: Tem tudo a ver com os repositórios digitais, que se perdem quando o dinheiro que paga os servidores desaparece.

Report: Children Become Discouraged From Reading By Adult Judgment: Experiência que eu já tive. Em parte, porque os professores são demasiado professores. Recordo ter ouvido em reuniões relativas a um projeto de leitura livre que se implementa na minha escola, professores a questionar que os alunos não deveriam ler o que queriam, mas sim ler livros apropriados às disciplinas. Não conheço forma mais eficaz de incentivar a fuga à leitura.

A "normalidade" de Auschwitz: É o que mais horroriza na história do Holocausto, a forma como os genocidas simplesmente sentiam que estavam a fazer o trabalho que lhes competia da forma mais eificiente possível. Como um contabilista ou um operário.

A Looming Disaster at the Zaporizhzhia Nuclear Power Plant: Um olhar muito angustiante para o que se passa na central nuclear ocupada pela Rússia.