Esta semana, destacamos novos projetos literários portugueses, a importância dos cânones literários, e a importância da paixão pela arte. Fala-se do Mastodon enquanto porto de abrigo para o êxodo do Twitter, o fim dos Lego Mindstorms, e o cinzentismo insosso dos metaversos empresariais. Olha-se para a estranha história do quadro abstrato pendurado ao contrário, as ligações energéticas entre Portugal, Espanha e França, e os efeitos do aquecimento global na biodiversidade e herança cultural.
Ficção Científica e Cultura Pop
Flying Against Time: Aventuras empolgantes.
Novidade: Ratazanas e Outros Acepipes – Vários autores: Também recebi a notificação deste novo projeto do Jorge Candeias, mas confesso, fui preguiçoso e não quis copiar o email. Socorro-me da Cristina Alves para divulgar esta nova edição de literatura fantástica portuguesa.
A Raposa e o Pequeno Tanuki 4: O quarto volume deste mangá delicioso, adorável, kawaii quanto baste, está editado por cá. Não deverá ser muito diferente dos volumes anteriores, mas o prazer está todo em contemplar o traço da ilustradora, a forma encantadora como desenha os seus animais míticos.
125 Years Old and Still Biting: Recordar Drácula. E, é raro ler isto, um olhar para o romance clássico não como um livro de terror, mas como uma metáfora de gestão de informação e meios tecnológicos. Porque, de facto, o romance constrói-se a partir de diferentes perspetivas e diferentes registos (do diarístico ou epistolar à gravação audio nos cilindros de cera, à época tecnologia de ponta); e, também, da forma como se gere a informação sobre a criatura de pesadelo.
The End Of Canons (Right?): Bem, mas os cânones literários, essas listas tão controversas, têm uma razão de ser. Representam o que de melhor há na história da literatura, autores que mesmo que hoje sejam mal vistos pela forma como viveram a vida ou pelas suas opiniões, merecem ser lidos pela qualidade da sua obra. Suspeito que sem cânones, muitos enormes autores se perderiam, apagados pelo constante ruído das novidades e daqueles que só conseguem ver a literatura por prismas ideológicos. E outro aspeto muito útil nos cânones é o serem discutíveis, a necessidade de argumentar contra ou a favor da inclusão de determinadas obras e autores, bem como o apontar das suas falhas. Os cânones são referências, e por isso, pontos de partida para a exploração pessoal da literatura ao longo dos tempos.
Metropolis at 90: 5 early sci-fi films that paved the way for Fritz Lang’s classic: Cinco filmes fundamentais para a história do cinema de ficção científica. Confesso, Aelita sempre me fascinou. O delírio feérico da decadente civilização marciana que irá ser salva pelos esclarecidos proletários soviéticos sempre me pareceu mais como o sonho a almejar, do que a realidade do coletivismo amordaçado pela ditadura.
The Best Haunted House Books, recommended by Kylie Whitehead: Em modo de sustos do dia dos finados, cinco romances de terror que, apesar de virem de escritores algo obscuros, são notáveis pela forma como transformam a trope da casa assombrada.
Mário Freitas: “É uma BD curta, mas nem por isso menos ambiciosa”: Já está na lista de leituras (ou melhor, foi acabadinha de comprar no Amadora BD, notem que há um hiato de quatro semanas entre o escrever destas notas e a sua publicação). Estou muito curioso por ler o resultado desta experiência, mas confesso que aprecio mais a postura do autor, que compreendeu bem o real potencial da geração de imagens por inteligência artificial como ferramenta criativa. Não, não substitui os artistas humanos, e não, não representa criatividade das máquinas, e não, não é só escrever uma frase e já está.
Temos mais FC; basta clicar nas imagens: O Jorge Candeias, culpado da Lâmpada Mágica e referenciador com o Bibliowiki da literatura fantástica editada em Portugal, surpreende-nos com este novo projeto de auto-edição, um livro de contos fantásticos de autores portugueses. Vai em breve para a minha lista de leituras.
[Dana Sibera] Creates Devices That Don’t Exist: Uma fantástica combinação de design especulativo, retrocomputação, e estética.
Manter acesa a paixão pela arte: Análise ao livro O Fogo Sagrado, mais em modo de reflexão sobre o que leva à inescapabilidade do impulso criativo.
Tecnologia
Bruce Pennington cover art: Sentimento assustador.
Elon Musk doesn’t know what it takes to make a digital town square: Críticas sobre críticas à aquisição do Twitter por Musk, a confiança na atuação do bilionário é nula.
Will Elon Musk keep funding Twitter’s most interesting side project?: Creio que aqui a surpresa é perceber que o Twitter anda a enterrar dinheiro numa rede social descentralizada. Tanto trabalho para reinventar o Mastodon?
I made it big on Twitter. Now I don’t think I can stay: O Twitter sempre foi a rede social de utilidade duvidosa que tinha mais impacto mediático do que real importância, e o seu controlo por parte de um bilionário está a afastar grande parte da sua comunidade de utilizadores.
Lego is moving on from its Mindstorms educational robots: Esta é uma péssima notícia para as comunidades educativas. Os kits de robótica Lego Mindstorms são excelentes, e muito caros. Para as escolas que os usam, a aquisição de vários kits representou um esforço financeiro assinalável. Se hoje a oferta de kits de robótica educativa explodiu, tempos houve em que os robots Lego eram o essencial. Os kits são muito duráveis (tenho no meu gabinete na escola um kit RCX que com os alunos chegámos a programar apesar da dificuldade em colocar um PC mais atual a comunicar com o brick, chegámos a instalar um Windows XP dentro de uma máquina virtual). O problema desta medida da Lego é terminar o suporte, o que significa que as aplicações para programar os kits depressa ficarão incompatíveis com os equipamentos que os alunos dispõem. Suspeito que a comunidade Open Source irá olhar para isto, dada a popularidade destes kits de robótica, mas isso não será solução para escolas. Note-se, também, que se a Lego descontinuou os Mindstorms, não deixou de fabricar kits de robótica educativa, o foco da empresa está agora nos kits Spike.
A DIY Raspberry Pi Smart Phone: Se estiverem interessados em construir o vosso próprio telemóvel, este projeto que usa Raspberry Pi é para vós.
All Your Pixels Are (Probably Not) Belong To Pantone: Quando nos recordamos até que ponto a propriedade intelectual está entranhada no mundo digital. Com o fim de um acordo comercial entre a Adobe e a Pantone, usar determinadas cores e tons num ficheiro photoshop pode tornar-se violação de propriedade intelectual, se a tonalidade específica estiver certificada pela Pantone para um uso específico.
Infinitely Scrolling E-Ink Landscape Never Repeats: Este projeto é muito interessante, e porque não construir uma moldura digital que mostra uma obra de arte procedimental? Sempre que se olha, uma imagem diferente, gerada pelo algoritmo.
“Metaverses: Realities in Transition”, spaces of resilience: E, de repente, uma boa razão para ir a Madrid e perscrutar esta exposição dedicada aos metaversos como experiência estética e artística.
Mastodon’s microblogging app saw a record number of downloads after Musk’s Twitter takeover: De facto, quase de um dia para o outro as normalmente tranquilas instâncias do fediverso viram um disparo de novos utilizadores. Estes exilados do twitter trouxeram consigo séquitos, e os maus vícios da vociferação contínua, agora não mediada (mas também não sobrexposta, porque o Mastodon não usa algoritmos de curadoria para amplificar conteúdos). Suspeito que quando estes novos utilizadores vindos do Twitter se aperceberem que o Fediverso não lhes irá dar os shots algorítmicos de dopamina a que estavam habituados, ou que o tipo de discursos banais/enviesados/tóxicos/simplesmente de chamada de atenção não pega, irão regressar ao Twitter. Até porque este êxodo é uma clara reação à tomada das rédeas da rede social por Musk. Os servos do Twitter agora refilam e tentam fugir, mas à medida que a aquisição for normalizada e a poeira assentar, irão regressar ao redil agora sob domínio de um novo senhor feudal.
China ostenta la hegemonía en tierras raras. Ahora hay un aleación que la amenaza: la tetrataenita: Um desenvolvimento tecnológico intrigante, que pode retirar importância ao jogo geopolítico do controle dos depósitos mineiros de terras raras, matérias primas essenciais para a sociedade digital.
The Cold Dose of Reality Awaiting Elon Musk: Como em, as suas apregoadas intenções de laissez faire libertário vão embater de frente com a legislação de muitos dos países onde o Twitter opera. Legislação essa que existe precisamente porque se percebeu que no mundo online, a atitude laissez faire acoplada à gestão algorítmica, provoca demasiados estragos.
The Corporate Metaverse Can’t Compete: A começar pelo ser corporate, ou seja, estéril manifestação de puro comercialismo. O surpreendente, é surpreenderem-se por as pessoas não estarem interessadas em experiências de marketing virtual, ou enfiar capacetes de realidade virtual para fazer reuniões por videoconferência ou editar documentos.
Scientists Increasingly Can’t Explain How AI Works: Já há algum tempo que náo se fala nisto, o problema das caixas negras nos processos de decisão das redes neuronais que possibilitam aplicações de inteligência artificial.
Twitter e Mastodon 101: plataformas vs protocolos: A razão pela qual o Mastodon é tão interessante, é por ser um protocolo, aberto, que todos podem implementar. Vai contra a lógica de gaiola dourada das plataformas, onde o conceito de interoperabilidade é anátema.
The world's first sand battery: Confesso que ainda há notícias sobre tecnologia que ainda surpreendem, como este projeto norueguês que utiliza areias como forma de conservar energia em bateria.
DALL·E API Now Available in Public Beta: E o que era apenas uma experiência interessante com algoritmos, tornou-se agora um modelo de negócio, vão proliferar os serviços de geração automatizada de imagens.
Picsart adds an AI Image Generator and AI Writer to its suite of creative tools: Claramente, as ferramentas de criação usando inteligência artificial estão a generalizar-se.
The Most Vulnerable Place on the Internet: Não imaginaria o Egipto como um ponto estratégico para a economia digital, mas sendo uma zona de confluência de cabos submarinos que ligam a europa à ásia e áfrica, esta zona do mundo tem uma importância fundamental.
Video games invade the art world in MoMA’s Never Alone exhibition: Geralmente encaramos os jogos como entretenimento, mas também podem ser formas explícitas de arte - há jogos concebidos como experiências artísticas. Mesmo se não o são, são objetos digitais representativos da evolução quer da tecnologia, do design e das estéticas.
Google’s text-to-image AI model Imagen is getting its first (very limited) public outing: E por limitado, é através de uma app de acesso restrito. A google está a testar, cuidadosamente, talvez a querer evitar eventuais polémicas.
Google’s new prototype AI tool does the writing for you: Uma predição fácil. Se houve tempos em que parecia anátema usar o corretor ortográfico para verificar a qualidade dos textos (implícita, a ideia de que era errado porque nos levava a esquecer a gramática), e hoje ninguém pensa duas vezes em aceitar as sugestões de correçáo automática, o mesmo vai acontecer à escrita assistida por inteligência artificial.
Listen to an AI sing an uncannily human rendition of 'Jolene': Já tinha ouvido, mas não tinha percebido que a voz humana era, na verdade, totalmente gerada por inteligência artificial. Um projeto, como sempre extraordinário, de Holly Herndon.
Websites Accepting Crypto for Child Sex Abuse Content 'Doubling Every Year': Isto é inquietante, para além do crime de exploração infantil, porque cai mesmo na categoria de escândalos que aqueles que vêem as criptofinanças com maus olhos sublinham.
AI Image Generators Routinely Display Gender and Cultural Bias: Não há aqui novidade. É o clássico garbage in, garbage out, ou seja, as produções destes algoritmos dependem do tipo de imagens e etiquetagem com que são treinados.
Modernidade
A Frank Frazetta self-portrait: Serão as mãos, ou o bruxo?
Estados Unidos ya tiene listo su bombardero furtivo B-21 Raider, el primer avión de sexta generación del mundo: Aquele que será um dos primeiros exemplos de aeronave de sexta geração irá ser revelado ao mundo em dezembro.
O AIRSHOW do Portugal Air Summit 2022: Suspeito que para o ano, terei de ir passar um dia a Ponte de Sor.
A colonização do espaço à boleia da guerra na Ucrânia: os terrenos de combate ucranianos como forma de exploração da militarização do espaço. Artigo muito interessante, mas não resisto a apontar uma incorreção: se, de facto, a Space x é a que melhor desenvolveu a tecnologia de foguetões reutilizáveis (a europeia Arianespace só agora está a dar os primeiros passos nisto), isso não significa que detenha um monopólio sobre lançamento de satélites, há outras empresas e agências espaciais públicas a lançar comercialmente satélites.
Turkey’s Honey Apocalypse Is a Warning to the World: A produção de mel turca caiu a pique após fogos que consumiram as florestas que eram os terrenos usados pelos apicultores. Incêndios esses agudizados pelo aquecimento global. Pior do que o impacto económico e cultural (confesso, agora quero mesmo ir experimentar o mel alucinogénico turco), é o arrasar da biodiversidade.
Oops! Famous Mondrian Painting Hung Upside Down for 75 Years: Vá, confessem lá, quem nunca sentiu este tipo de dúvidas quando contempla arte abstrata? Fica para a história da arte como uma história divertida.
Why Are People Drawn To Those Tacky Tourist Tchotchkes?: Pequenas lembranças, que mesmo sabendo que sáo um pouco patéticas, nos reconfortam em fugazes recordações de outras paragens que visitámos.
CelZa: el plan de España y Portugal para hacerse fuertes a nivel energético depende de un gaseoducto mutuo: Os planos para ligações energéticas ibéricas, e a sua importância. Claro, é num site espanhol que leio o porquê destes planos, e o porquê serem benéficos para nós. Na paisagem mediática portuguesa, a cobertura deste tema fica-se pela politiquice.
Three Arguments In Favor Of Climate Activists Damaging Famous Art(?!): Lamento, mas por muito anti-capitalista e pró-ambientalista que se seja, não há argumentos que favoreçam este vandalismo. E sim, a ligação entre a arte e o capitalismo é notória (veja-se o mundo das galerias e leilões, da arte como investimento). No entanto, se o capitalismo neoliberal selvagem e as alterações climáticas representam o pior da humanidade (há outros aspetos, mas não se incluem neste tema específico), a arte é o seu oposto, representa o absoluto melhor do que um ser humano é capaz de criar, por si, e para o mundo. Vandalizar isso, em nome de qualquer ideologia que seja, é inaceitável. E só demonstra a profunda incultura (ok, boçalidade), de um progressismo radical que ao querer despertar atenção para problemas reais, acaba por alienar aqueles que quer despertar, precisamente pela estupidez das estratégias que utilizam.
The Spookiest Images of Early Photography: Ainda em modo halloween (demora sempre umas semanas entre ler artigos/escrever notas/publicar no blog), algumas imagens arrepiantes da história da fotografia. Algumas, pelo sujeito retratado, outras, pela pretensão de registar os espíritos, e algumas, arrepiantes pelas conotações que adquirem.
Regular o capitalismo: Confesso que quando li este livro, fiquei mal surpreendido pela sua monotonia. Zuboff de facto encontra um ponto de discussão muito importante, mas dedica as 700 páginas a dizer essencialmente a mesma coisa, de forma repetitiva, e não se atreve a ir verdadeiramente mais longe.
Native American dogs also wiped out by European diseases: Ok, esta confesso que desconhecia. Os efeitos nefastos e genocidas da colonização europeia das américas também se fizeram sentir nas raças caninas autóctones, exterminadas por doenças e variações genéticas transmitidas pelos cães europeus.
10 MORE of the Worst British Military Aircraft: Há aqui algumas surpresas, como o Typhoon, uma das aeronaves icónicas da II Guerra. Outras, bem, quem diabos é que se lembraria de meter um artilheiro de cauda mesmo à frente de uma hélice?
The Eerie Comfort of Liminal Spaces: As reconfortantes, na sua inquietude, estéticas do vazio urbano.
Editar tus fotos con el móvil y que queden "profesionales" es posible: estos son los mejores trucos: Porque fotografar não é só apontar e disparar. Algunas excelentes dicas de edição de imagem no telemóvel, para melhorar as fotos que tiramos.
Now Do Amazon: Se a indústria editorial já depende de grandes conglomerados, só uma ordem de tribunal que suspendeu a aquisição da Random House pela Penguin impede que se torne ainda mais monopolizada. Por cá não é muito diferente, com as antigas editoras agora a funcionar como chancelas das grandes editoras que dominam o mercado. Mas se se está a começar a combater esta excessiva concentração no lado editorial, falta olhar para o lado dos canais de venda de livros.
Ryanair lança cartões-oferta para o Natal a partir de 25 euros: Não sei se será assim tão boa oferta. Aposto que quem tentar redimir estes cartões vai certamente levar com custos adicionais. E, claro, nada sublinha o apreço que temos aos nossos amigos e familiares como oferecer o privilégio de voar encurralado nos minúsculos assentos desta companhia aérea.
How Our Brains Perceive Color: Os mecanismos fisiológicos da perceção da cor.