quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Tutti i misteri di Dylan Dog


Tiziano Sclavi (1995). Tutti i misteri di Dylan Dog. Milão: Mondadori.

Sob a égide de Tiziano Sclavi, Dylan Dog atingia níveis brilhantes, com histórias inovadoras, experimentais, inspiradas, que cruzavam diversas influências. Este volume recolhe algumas destas histórias, tendo o conceito de mistério como tema.

La Zona del Crepuscolo: Talvez uma das mais poéticas histórias de zombies jamais escritas. A pacata e isolada vila escocesa de Inverary tem um segredo: a sua população está toda morta. Mas não se apercebe disso, graças aos esforços do médico local. Este encontrou alguns dos segredos de Xabaras, o eterno inimigo de Dylan Dog que procurava um soro de imortalidade. O médico de Inverary consegue um método que preserva os corpos semi-vivos, e utiliza o hipnotismo para manter a consciência no corpo, e os mortos-vivos esquecidos da sua condição. Algo que os pesadelos de uma jovem, através dos quais suspeita da sua real condição, ameaçam derrocar quando esta apela a Dylan. Um conto de horror terno e gótico, com homenagens a Edgar Allan Poe e ao cinema de zombies.

Accade Domani: Uma daquelas histórias que nos mostra como Sclavi conseguia ser genial nos seus argumentos. Esta aventura constrói-se a partir de um cruzamento de outras histórias que não parecem ter nada a ver entre si. Inicia com um homen que alucina a sua própria morte, que acaba por decorrer tal e qual como a sonhou. Um jornalista envelhecido encontra-se com um espírito do passado. Outro jornalista, provavelmente já espírito, amigo de Dylan, dá ao detetive dos pesadelos o exemplar de um jornal que contém as notícias do dia seguinte, entre as quais a nota do falecimento de Dylan Dog. Numa base aérea, um piloto alcoolizado prepara-se para uma missão, mas acabará por se ejetar da aeronave ao cruzar-se com o que julga ser um ovni. Numa prisão, um homem inocente que foi confundido com um violador assassino suicida-se, perante o desespero de provar uma inocência que será comprovada meses após a sua morte. E Dylan, com a sua nova paixão, decide-se por uma pequena viagem ao campo com a rapariga que corteja, em parte para fugir ao destino previsto no jornal, mas a rapariga acaba por ser raptada por um violento violador assassino, ao qual Dylan dará caça. Todas estas narrativas díspares e aparentemente desligadas entre si irão cruzar-se num final explosivo (digamos que o assassino morre, quando afugentado por Dylan ao salvar a sua jovem namorada, rouba o célebre maggiolino que acaba destruído quando o caça de combate cujo piloto se ejetou acaba por se despenhar). Uma historia brilhante, que nos mostra sucessões de acasos interligados.

Ombre: Entre o giallo e o sobrenatural. Dylan recebe misteriosas cartas anunciando a morte de crianças numa aldeia inglesa. Estas acabarão por se revelar ligadas a um psíquico e ao seu filho, uma criança que manipula sombras. Uma história que brinca com a alegoria da caverna de Platão, bem como com as iconografias da disney aplicadas ao terror.

Terrore dall'infinito: Outra estranha história, daquelas que joga bem com a ambiguidade. Um homem desesperado contacta Dylan Dog, julga-se perseguido por alienígenas. Apesar de não ser o habitual nas suas investigações, Dylan avança com o caso, e alista a ajuda de um psicólogo hipnotista, que conseguirá compreender os profundos e recalcados traumas de infância que norteiam a vida do homem. E, no entanto, alienígenas benévolos fazem a sua aparição, ajudando o homem a recordar terríveis memórias reprimidas e, com isso, curar o seu desespero.

L'uomo que visse due volte: Uma aventura frenética, entre o mistério e o gore violento. Um homem sem memória aparece à porta de Dylan, que o ajuda a descobrir as suas recordações. Entretanto, de um cemitério levanta-se um cadáver sedento de vingança, que deixará à sua volta um rasto de mortes violentas. O intrigante, é que ambos parecem ser o mesmo homem, embora o pacato desmemoriado pareça pouco em comum com o cadáver vingativo de um criminoso violento. E, no entanto, poderão ser a mesma pessoa.