domingo, 23 de outubro de 2022

URL

Esta semana, destaca-se o regresso às raízes num vencedor do Hugo, a programação do Amadora BD, e os filmes exploitaition italianos. Olha-se para as problemáticas e potenciais do Stable Diffusion, o uso de muões em imagiologia, e novidades de imagem digital no iOS 16. Ainda se lê sobre uma cidade modernista do fascismo italiano, Zeppelins no Ártico, e a iconografia de Joana de Arc.

Ficção Científica e Cultura Pop

Morris Scott Dollens, 1978: To boldly go.

Mamoru Oshii’s ‘Patlabor 2’ Has The ‘Most Realistic Movie Portrayal Of Modern Aerial Combat’: E, por realista, esquecam as cenas cheias de ação ao estilo Top Gun, o realismo é conseguido mais pela visão dos dados em ecrãs de radar.

Senciente (Jeff Lemire e Gabriel Walta): Uma curiosa mistura de naves geracionais com inteligência artificial de ética discutível. Não é dos melhores trabalhos de Lemire, mas passa por ideias interessantes.

4861) Baladas, terror e fantasia: Uma leitura ao conto vencedor dos prémios Hugo, que se baseia num regresso às rimas poéticas de lendas tradicionais com uma vertente de cultura digital contemporânea, profundo mistério e prenúncio de horror.

Blade Runner's Universe Will Expand With New Prime Video Series: Confesso que leio estas notícias e o que me vem à mente é perguntar para que é que serve isto. Certo, Blade Runner foi um filme genial que adaptou uma obra interessante de PK Dick. Foi continuada de forma algo espúria mas interessante, porque o realizador tem um profundo sentido estético. Agora, segue para série... totalmente afastada do seu texto original. Aposto que boa parte dos correntes fãs nem sabem que Blade Runner se baseia num livro, ou talvez sequer quem tenha sido PK Dick. Resmungos foleiros à parte, preocupa-me este conservadorismo cultural que se apropria de filmes antigos, para garantir sucesso financeiro. É cultura pop, é certo, terá sempre apropriações destas, faz parte do jogo. Mas, não se sentem cansados de tanto regressar temático aos anos 80? Terá a cultura nostalgista dos quarentões que se deliciam a regressar aos filmes que os apaixonaram enquanto adolescentes de dominar o espectro da cultura pop?

(Re)Assistindo: O Diabo na Itália (antes e) depois de O Exorcista...: Recordar os gloriosamente maus filmes italianos de exploitation, peritos em copiar os sucessos do grande ecrã de formas delirantes.

Amadora BD 2022 - Exposições e Programação: Surge a programação do Amadora BD 2023. As exposições temáticas prometem (nota, inventar tempo na agenda para não perder a da Jayme Cortez, que não será no edifício núcleo do ABD). A vertente gaming vai ser polémica, mas creio que um visitante com discernimento saberá escapar à confusão.

Nonfiction of 2022: Fall Roundup, recommended by Sophie Roell: Cinco dos melhores livros de não ficção atualmente editados. O Slouching Towards Utopia parece-me particularmente interessante.

Short Story Reviews: Alice Eleanor Jones’ “Created He Them” (1955) and Katherine MacLean’s “Interbalance” (1960): Visões apocalípticas sob uma perspetiva femininista. Admiro o projeto deste blogger, que redescobre pérolas progressistas no imenso corpus da ficção científica clássica.

MOTELX: Crítica a «Nightsiren», de Tereza Nvotová: Um dos dois filmes que vi no MOTELx deste ano, que me surpreendeu pela profunda ambiência e pelos choques entre tradições, machismo e modernidade, com extrema violência.

Eine Geschichte von Träumen und Verfolgung: Através das redes sociais de um dos escritores da eterna série alemã Perry Rhodan, descobri a sua visão sobre Shangai Dreams, uma banda desenhada ilustrada pelo português Jorge Miguel. É uma visão positiva (e, claro, só pela tradução automática é que deu para ler o post).

Tecnologia

Portfolio of Probabilities - art from Syd Mead: Não há melhor que os clássicos.

Can An Artificial Intelligence Truly Make Great Art?: Talvez, eventualmente, mas discutir isso é uma versão moderna do sexo dos anjos. Mais interessante é discutir que novas potencialidades estéticas a geração de arte por inteligência artificial nos permite desenvolver.

Stable Diffusion AI disponível como open-source: E, para os menos afoitos, que temem meter-se com Condas e linhas de comando, já há instaladores mais convencionais que nos permite trabalhar diretamente com estes algoritmos, localmente, no nosso pc (desde que tenha uma placa gráfica decente).

London Bridge Has Fallen — By Radio: Um pormenor curioso sobre o falecimento da rainha de Inglaterra. Horas antes do anúncio do óbito, um sinal de rádio ativou-se numa frequência rara. Não se trata de teorias da conspiração, mas de um vislumbre dos sistemas informacionais das forças armadas britânicas.

Through This Building Shines the Cosmos: Um olhar poético para o uso de detetores de muões como forma de imagiologia avançada.Um daqueles textos que cruza tecnologia com poesia, como é hábito em Geoff Manaugh.

A Apple no le importaban los megapíxeles, hasta que llegó el iPhone 14 Pro: Como dono de um 13 Pro Max, não vejo grande razão para fazer upgrade, são muito similares. Exceto na câmara, que aumentou as especificações. Mas dado o enorme aumento de preço, e o facto de usar o telemóvel essencialmente por causa do scan 3D, creio que não vale a pena investir.

The Internet Should Be Public Space. It’s Not. Time To De-Privatize?: Uma ideia polémica, o desprivatizar da internet. Algo que talvez pudesse resolver alguns dos problemas trazidos pela monetização da rede, a começar pela acessibilidade e passando pelas polarizações.

A Robotic Machine Gun: Aparentemente, não é só nos projetos especulativos que estas tecnologias andam. Já há quem as use, no mundo soturno das operações secretas.

Economist: El Salvador's Year With Bitcoin Currency Has Been "Spectacular Failure": O que é que poderia ter corrido mal nesta iniciativa? Tudo. Não é que as criptomoedas sejam inviáveis, mas são um nicho de investimento. Ter decidido torná-las a moeda de um país soberano foi de uma idiotice criminosa.

It’s time to bring contrast back to our smartphone photos: Uma das vítimas dos excessos de aperfeiçoamento visual das câmaras digitais dos telemóveis. Na busca por imagens perfeitas e nítidas, o desenvolvimento de algoritmos deixa para trás os contrastes fortes. Algo que pode ser editado posteriormente, com software dedicado, ou usando filtros na app de fotografia.

Artists Tell Instagram: We’re Done!: Entre a curadoria cada vez mais algorítmica e orientada para vídeo e influencers, e as crescentes restrições a tipos de criação mais arrojados, esta rede social deixou de ser uma fonte de inspiração, e meio para artistas mostrarem os seus projetos.

LOLNeRF: Learn from One Look: Um intrigante desenvolvimento na visualização 3D, com um algoritmo de aprendizagem profunda capaz de propor visualizações 3D de um objeto a partir de uma imagem.

iOS 16 impressiona com selecção de elementos nas imagens: Já experimentei, e parece um regresso a 1998, quando descobri o Photoshop. Mas sem a tremenda chatice que é usar as ferramentas de corte seletivo para selecionar formas. Parece magia, basta tocar num elemento em primeiro plano de uma foto e o algoritmo reconhece o contorno da forma, e extrai-a para inserção noutra aplicação. É uma opção impressionante, que mostra o poder da imagem computacional.

Watch the U.S. Army Prepare for a 40 Drone Swarm Attack: Treinar para enfrentar cenários de guerra automatizada.

Don’t Trash Your Old Phone—Give It a Second Life: A vida dos telemóveis que colocamos de parte pode ser prolongada de forma útil. Há muitas maneiras, desde usá-lo como reprodutor de música (eu faço isso) ou webcam (acreditem, faz um jeito enorme usar um telemóvel como câmara para PC, porque se a conexão for por wifi, não estão presos à secretária). Ou, até mesmo, experimentar um projeto como o Open Bot para mexer com inteligência artificial.

Scaniverse 2.0 adds support for non-LiDAR devices: Confesso que fiquei desiludido, pensei que esta introdução ao modo fotogrametria permitisse levar o Scaniverse ao mundo Android.

Anyone can use this AI art generator — that’s the risk: Pois. Os geradores tipo Dall-E ou Midjourney filtram as palavras-chave dos utilizadores. Mas o Stable Diffusion pode ser instalado localmente (dá algum trabalho, mas já há instaladores para quem não se quer chatear com ambientes Conda e Pytorch). Ou seja, permite acesso sem filtros a um potente gerador de imagens, e o seu uso para produzir conteúdos questionáveis é inevitável.

There’s no Tiananmen Square in the new Chinese image-making AI: Bem, mas se por cá nos preocupamos com o uso desregulado de algoritmos geradores de imagem, na China não há chatices dessas. Pelo contrário, há algoritmos ainda mais restritos, porque como bem sabemos, no país de Xi Jinping há que medir muito bem o que se fala e o que se pensa.

Of God and Machines: Do poder que os correntes algoritmos de Inteligência Artificial libertam, o seu enorme potencial, mas também as suas limitações e problemáticas éticas.

Modernidade

How Paris Exports Sin!: Dos tempos em que Paris era uma festa.

The Curious Afterlife of a Fascist Utopia: A intrigante história de uma vila italiana, reconstruída por um dos seus filhos que, tendo chegado ao cargo de ministro da agricultura do regime fascista, se dedicou à vila como projeto pessoal. O resultado foi uma reconstrução total em estilo modernista e art deco, bem como a sua ligação ao resto de Itália. Hoje, a vila tem esse curioso legado de ser uma bela curiosidade arquitectónica, mas com o peso da herança fascista.

After the Queen, What Is Britain?: Das melhores elegias que li a Isabel II, sublinhando que o seu discreto papel funcionou como agregador para manter a ilusão de um Reino Unido como unido. O seu falecimento, claramente, encerra mais uma página da história do século XX, e poderá libertar muitas tensões internas.

Russian Aviation Industry Corrects Yeltsin Yaw – Boeing, Airbus Ditched: Se aparentemente as sanções à Rússia não parecem estar a surtir efeito, é porque estes não são tão imediatos quanto se gostaria. São bombas a médio prazo. No caso da aviação, isso tem sido visível, com a impossibilidade das empresas de aviação russas fazerem as manutenções obrigatórias às suas aeronaves comerciais Boeing ou Airbus. A indústria russa é capaz de desenvolver aeronaves, mas não tão boas quanto as dos gigantes da aeronáutica, e tem também de encontrar formas de substituir tecnologias e fornecedores a que perdeu acesso devido às sanções. Tudo isto demora tempo.

The Misgendering of Joan of Arc: Uma análise curiosa às iconografias que representam esta personagem histórica como uma personificação de visuais femininos, mesmo quando as fontes históricas nos mostram que afastar-se do visual feminino era uma das suas características.

Formations Of Tornados Turn 40 Years Of Service Celebrations Into Heaven For ‘Tonka’ Lovers: O fim da vida em serviço desta icónica aeronave está a ser celebrada com alguns eventos em Itália.

Should We Be Searching for Smart Aliens or Dumb Aliens?: A conclusão é ambos, no sentido de procurar indicadores de vida extraterrestre quer através da deteção de padrões biológicos, quer de tecnológicos.

In 1931, Scientists Hunted Ghost Islands in the Arctic With a Zeppelin: Tudo nesta história soa a aventura, desde cientistas a voar placidamente sobre o gelo à procura de anomalias geográficas, a ter nada menos do que Arthur Koestler como jornalista a registar a missão.

Asking the Public to Name Probe to Uranus May Have Been a Mistake: A sério que não correu bem? Porque é que terá sido?

China sigue quemando hitos en su exploración espacial: acaba de descubrir un nuevo mineral en la Luna: Uma daquelas pequenas notícias fantásticas, que nos fazem sonhar com o regresso da humanidade ao nosso satélite.

Eradicating Speech Isn’t Free Speech: Discordemos em discordar, de formas mais elegantes ou acérbicas. As dissensões e disputas fazem parte dos salutares processos de uma sociedade aberta (e, confesso, há um certo prazer em ter algum ódio literário de estimação). O problema está quando se quer silenciar aquilo com que não se concorda.

Renfe sabe que hay gente abusando del abono gratuito y reservando asientos vacíos: así quiere evitarlo: Ah, a natureza humana (e sistemas demasiado ingénuos na sua concepção). O esquema de acesso gratuito aos comboios espanhóis está a falhar, porque os utentes depressa se aperceberam que caso reservem um bilhete e não o utilizem, não são penalizados. Resultado: utentes a reservar vários bilheres para garantir que se sentam onde querem, que não terão passageiros ao lado, ou até que a sua carruagem vá vazia. Quando o egoísmo patético dos indivíduos se sobrepõem ao bem geral, dá nisto.

Portugal también ha olido dinero: así está reforzando su posición como exportadora de gas a Europa: A crise energética provocada pelo despertar europeu para a vida poderá beneficiar-nos. Com a UE a perceber (finalmente!) o tremendo erro de se fazer depender de uma autocracia para as suas necessidades energéticas, outras vias sáo necessárias, e Sines poderá ser um dos principais portos de acesso para gás natural.