domingo, 18 de setembro de 2022

URL

Esta semana, destacam-se lançamentos de banda desenhada, a estagnação dos franchises, e novas tendências literárias. Fala-se de retrocomputação, imagens de telescópios espaciais e das ligações entre o governo chinês e uma das mais populares redes sociais. Olha-se para o mundo global bizantino, bizarros projetos aeronáuticos, e os desafios de pensar a muito longo prazo.

Ficção Científica e Cultura Pop

Shigeru Mizuki - Yokai / Mythological Creature Illustrations, 2002: O fabuloso imaginário de um mangaká único.

Why So Many Adults Are Keeping Their Kid Culture: Confesso que tenho muito pouca paciência para este tipo de artigos. São de uma tremenda sobranceria para com expressões culturais que não se enquadram nas normas conservadoras. E o argumento que usam para as atacar, que representam formas de infantilização pessoal e social, é apenas absurdo. Ser adulto, e gostar de ler comics ou construir com legos, entre outras marcas de um suposto "kidulting", não representa uma regressão social decadente, mas sim mostra que a personalidade das pessoas tem muitas facetas. Claro, se alguém limitar o seu modo de vida a estas expressões culturais, ao estilo otaku ou hikikomori, aí sim é patologia, a tal regressão que é usada para nomear este tipo de patologias. Generalizar, é apenas uma atitude acintosa, e francamente típica de pessoas mal resolvidas.

Lançamento: Reckless #1 + Senciente + Primordial + Moonshine #5 (de 5): Boas propostas de leitura de BD por cá. Destas, recomendo especialmente Primordial, um trabalho de Lemire e Sorrentino que nos leva a uma ucronia distópica com um final surreal.

Fala-se de: Top Gun: Maverick: Regressar a um filme pop, divertido prazer culposo.

Lançamento: Juventude: Um lançamento que promete, uma novela gráfica que nos traz um excelente trabalho gráfico.

[no title]: No fundo, é isto. Apesar do meu ponto de vista ser mais crítico em relação ao constante relançar e continuar das grandes space operas. Se é bom rever, recuperar e dar continuidade a Star Trek, Star Wars, e tantos outros títulos, esta estética de constante rebuscar de propriedade intelectual já estabelecida não dá grande espaço ao que é novo. Talvez o mais sintomático seja o passar debaixo do radar de muitas séries promissoras, ou o falhanço de excelentes séries como The Expanse, por não serem tão rentáveis quanto os franchises mais tradicionais. E isto não é saudável para a cultura pop geek. O impacto de Star Trek, Star Wars, Aliens ou Predator aconteceu precisamente por, quando surgiram, terem sido uma lufada de ar fresco, com melhor capacidade narrativa e efeitos especiais mais cuidados do que as séries anteriores. Se os estúdios tivessem sido conservadores nesses tempos, não teríamos os arcos narrativos que exploram até ao tutano hoje, mas sim, provavelmente, infindas variações de Flash Gordon ou Captain Television.

A Literatura possível nas redes sociais: entre Rupi Kaur a Caroline Calloway: O imediatismo das redes sociais, os seus constrangimentos textuais, foram a inspiração para novas formas literárias

15 Excellent Nerdy Nonfiction Books: Um dos pontos interessantes da cultura geek é a forma como olha criticamente para si própria, não se limita ao consumo de obras, mas estuda ativamente as suas tendências e evolução histórica.

Lançamento: O Fado Ilustrado: Mais um lançamento interessante, desta vez trazendo uma obra integralmente escrita e ilustrada por Jorge Miguel, desenhador português que trabalha para o mercado francês.

4851) As mortes em Veneza: Soa tétrico, olhar para a cidade dos canais sob a perspectiva da morte, mas trata-se aqui mais da literatura de obsessão do que policiais ou contos sobrenaturais.  

[Opinião] O Caso Alaska Sanders de Joël Dicker & Antes que o café arrefeça de Toshikazu Kawaguchi: Kawaguchi a ser publicado em Portugal? Boa surpresa. Não sendo extraordinário, o livro dele é uma delícia da Light Novel japonesa. 

How Teens Are Getting Around Book Bans: É muito interessante ver como os jovens se organizam para combater aqueles que lhes querem controlar o pensamento e diminuir horizontes.

Tecnologia


Just thinking about this poster again: Soylent Green é constituído por... bem, quem conhece o filme sabe.

Are the Colors in Webb Telescope Images 'Fake'?: Sim, as imagens que vemos capturadas dos telescópios que captam dados em espectros não visíveis pelo olho humano não são reais, estritamente. São visualizações, definidas de forma padronizada, de dados que não conseguimos ver com visão natural.

China Launches Mysterious "Reusable Test" Spacecraft: Quase nada se sabe sobre isto, especula-se que a China está a desenvolver a sua versão de uma nave similar ao americano X-37B, do qual também pouco se sabe, quer sobre as suas capacidades, quer sobre o que realmente faz nas suas longas missões orbitais.

Profundidad de campo, guía a fondo: qué es y cómo en pocos pasos puedes mejorar tus fotos con el móvil: Dicas sobre como ultrapassar as limitações intrínsecas das câmaras dos telemóveis para obter fotos que tirem partido da profundidade de campo.

The World's First-Ever "Synthetic Embryo" Is Already Causing Controversy: De facto, há aqui imensas questões éticas que têm de ser discutidas.

We live in notification hell: Uma das coisas interessantes de ter mudado de telemóvel android para iOS é a forma como, nas versões mais recentes deste sistema operativo, a Apple desliga por defeito as opções de rastreamento e notificação automática das aplicações. Com isso, decidi um conjunto de apps que estão autorizadas a notificar-me (email e mensagens instantâneas). Tudo o resto, não me notifica, o que significa que deixei de ser bombardeado por pings de redes sociais, jogos e outras apps que querem mesmo manter-me informado constantemente de tudo o que se passa. É uma experiência mais tranquila e menos distrativa da que tinha antes. Em android, isto também é possível, claro, mas o foco está invertido, as apps têm estas opções ligadas por defeito e temos de as desligar manualmente, uma daquelas barreiras de atrito em que não pensamos, mas são muito bem exploradas pelos interfaces dark pattern.

Amazon compra iRobot e fica com os Roomba: Isto não é uma boa notícia, é o tipo de consolidação comercial que limita o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações.

Amazon's iRobot Deal Would Give It Maps Inside Millions of Homes: E, se acham que os problemas levantados pela aquisição da iRobot são meramente comerciais, reparem nesta - a Amazon, já de si conhecida pelos intrusivos sistemas de inteligência artificial que coloca na casa das pessoas, acaba de adquirir uma nova forma de adquirir dados sobre consumidores. Um gritante exemplo das economias de vigilância que sustentam os lucros das tecnológicas.

Retrograde: un viaje de 100 páginas al neolítico de los 286, las tarjetas CGA, SoundBlaster y algo llamado Windows 1.0: Um festim de retrotech.

El primer portátil de la historia pesaba 11 kg y tenía una pantalla de 5 pulgadas: así era el Osborne 1: Não era leve, nem elegante, mas foi o ponto inicial da portabilização da computação.

Social media is polluting society. Moderation alone won’t fix the problem: Como procurar soluções para os problemas trazidos pelo lado nocivo do discurso online nas redes sociais.

Russia Turns to Cannibalizing Aircraft to Keep Jets in the Air: Consequências diretas das sanções à Rússia: a perda efetiva das aeronaves ao serviço de companhias russas contratadas em leasing a empresas europeias (simplesmente, não foram devolvidas); e a impossibilidade de manter a boa manutenção das aeronaves comerciais. Isto é capaz de dar em resultados catastróficos.

I Didn’t Want It to Be True, but the Medium Really Is the Message: Uma reflexão sobre a perda das ilusões da vida online, tão prometedora há duas décadas, e agora tão redutora e tóxica nalguns aspetos.

Some Epson Printers Are Programmed to Stop Working After a Certain Amount of Use: Confesso que isto não me surpreende, o modelo de negócio das impressoras sempre foi notoriamente abusivo.

No BioLab de Arroios, crianças e adultos aprendem sobre o poder da biotecnologia nas cidades: Um olhar para um dos projetos mais arrojados do FabLab Lisboa, que pega na biotecnologia numa perspectiva Maker.

A fifth of US teens use YouTube 'almost constantly,' with TikTok not far behind: Duas notas, vídeo parece ser a forma de expressão primordial das gerações mais novas (como qualquer utilizador do TikTok sabe); e aquele arrepiante ⅕ de utilizadores em imersão quase constante, o que não é de todo saudável, sendo indicador de formas de adição ligadas a diversos factores. 

New-and-Improved Content Moderation Tooling: Usar os modelos de linguagem GPT para criar sistemas de moderação de conteúdos mais eficazes. 

Analysis: No, AI Isn't Sentient, You Absolute Morons: Discutir a consciência da inteligência artificial tornou-se o sexo dos anjos contemporâneo. É uma discussão fascinante, mas de uma possibilidade muito remota, vem mais da confusão da associação que fazemos entre a nossa visão do conceito de inteligência, perante o uso dessa palavra para qualificar os algoritmos avançados. O problema, sinto cada vez mais, é que o fascínio de discutir a sentiencia dos algoritmos nos distrai dos reais problemas que o seu uso já traz. 

LinkedIn profiles for hundreds of ByteDance employees reveal close connections between the company and China’s propaganda industry: Não há aqui grande surpresa, as ligações da empresa que gere o TikTok e o governo chinês são conhecidas. E sim, o risco do hiperpopular canal digital (chamar-lhe app não é realmente representativo do que o TikTok é) ser usado como arma de propaganda e desinformação,  em contextos de infoguerra, por um governo totalitário, é uma possibilidade bem real. E insidiosa, basta pequenas alterações ao algoritmo que determina o que os utilizadores vêem para se disseminar vídeos de propaganda e desinformação. 

É moeda, só que não: Análise crítica, com a assertividade lógica habitual neste blog, às falácias argumentivas invocadas pelos defensores menos escrupulosos das criptomoedas. 

Modernidade

When It Rained Corpses: Ficções pulp.

A very long way from home: early Byzantine finds at the far ends of the world: Isto é fascinante, e mostra como o mundo já era global antes da globalização. Vestígios arqueológicos bizantinos são encontrados em lugares tão distantes de Constantinopla como a Tanzânia, India, China ou Japão, o que mostra as interligações trazidas pelas redes comerciais da antiguidade. Náo significa que tenha havido ligações diretas entre o império bizantino e estes locais remotos, mas que os objetos lá foram parar, foram. Mais surpreendente, é descobrir vestígios de genes japoneses em adn de restos mortais escavados em tumbas italianas da época. Realmente, ligamos as sete partidas do mundo desde há muito. 

El volar por 10 euros se va a acabar. O eso es lo que dice el CEO de Ryanair: Sim, mas tirando jovens millenials em viagens de fim de semana para irem descobrir a cultura, digo, o álcool e vida noturna, de outras cidades, alguém viaja realmente por dez euros? O acumular de opções depressa fazia subir o preço do voo, a menos que se viajasse apenas com a roupa que se trazia vestida. A verdade é que as low cost trouxeram um hábito que sabemos ser ambiental e economicamente insustentável, da forma como a tecnologia aeronáutica hoje está,  a aviação produz demasiadas emissões para ser aceitável voar de forma tão displicente. O disparo nos preços de combustível trazido pela guerra na Ucrânia veio acelerar algo que já se sentia. Como o hábito de viajar não vai desaparecer, suspeito que haja uma transferência para redes ferroviárias (as iniciativas de meter bilhetes de comboio a baixo custo ajudam), o que aliás é incentivado pela UE. Notem, quem escreve estas linhas adora voar, e lamenta que o ordenado de professor não permita muitas viagens (ou, sendo mais rigoroso, a inflexibilidade do horário de trabalho da profissão docente, estamos fortemente limitados na possibilidade de tirar férias, uma vez que em tempo letivo, não nos podemos ausentar). Se bem que depressa aprendi que, se se quer voar com confortos mínimos como levar mala, ou aterrar num aeroporto que não fique a uma enorme distância e pouco servido de transportes públicos da cidade de destino, acaba por compensar o preço mais elevado do voo em companhias de linha tradicionais. 

Nostalgic TV Sitcoms That Would Be Censored Today: Digamos que as séries televisivas dos anos 70 e 80 tinham uma atitude para com a mulher enquanto objeto de desejo que hoje não seria aceitável. Se bem que, olhando para as séries de hoje, a objectificação continua a ser um dos ingredientes da televisão. 

Dos lucros dos oligarcas aos vistos dos pobres: Os anos de pandemia mais duros trouxeram um aparente regresso de uma ideia basilar da democracia ocidental - que os estados existem para proteger os seus cidadãos. Com a pandemia a acalmar (mas não debelada), e outras crises a anunciar-se, essa visão está rapidamente a regredir. Um caso muito óbvio: o corrente risco de recessão económica, trazido pela conjuntura pós-pandemia, crise nos abastecimentos globais, e alta da energia devido à guerra na Ucrânia. Está a ameaçar a Europa com um regresso a condições difíceis, mas enquanto isso se passa os lucros das distribuidoras, das instituições financeiras ou das empresas ligadas à energia dispararam para níveis impensáveis, sem que os estados, que preparam medidas para combater impactos recessivos, se atrevam sequer a pensar em taxar extraordinariamente estes lucros anómalos.

Verão quente de 2022, inverno gelado de 2023: Descarbonizar a economia à força e depressa, é uma das consequências da crise energética trazida pela guerra na Ucrânia. Se bem que há nuances políticas e económicas que não podem ser deixadas de parte.

Flim-Flam In Flux: How Profanity Changed Through The 16th Century: Uma fascinante história de como as palavras evoluem, especialmente aquelas que adoramos usar para verbalizar os sentimentos proibidos.

Von schwarzen Schwänen: Um ensaio visual sobre catástrofes do acaso inesperado.

What America’s Great Unwinding Would Mean for the World: Apesar dos desafios colocados pela violência de uma Rússia decadente e a inteligência de uma China totalitária, apesar dos temores de derrocada interna, de todos os seus defeitos, os Estados Unidos continuam a ser o garante da ordem global liberal, como a guerra na Ucrânia está, amargamente, a sublinhar.

The 10 Strangest French Aircraft: O design aeronáutico francês sempre oscilou entre o muito elegante e o positivamente surreal. Aqui, alguns dos mais inesperados aviões concebidos em França. Há que apreciar o último, uma inacreditável jiga-joga que pode ser melhor definida como um piloto montado em cima de meia hélice propulsionada por jatos.

In Pictures: How American Artists Captured the Allures of Spain and Portugal in Breezy Watercolors a Century Ago: A intrigante ligação dos impressionistas americanos ao sol ibérico, transmutada em pinturas que retratam Portugal e Espanha nos primeiros anos do século XX.

What If We Are The Ancients The Future Remembers?: Da necessidade, e responsabilidade, de pensar a muito longo prazo, num estádio civilizacional em que a nossa tecnologia implica desafios temíveis e potencialmente aniquiladores. Temos o dever de deixar um mundo melhor para as gerações vindouras, mas é notório que não o estamos a fazer.

Does Social Media Negate The Wisdom Of Crowds?: A análise científica diz que sim, os detalhes estão no artigo. Só sublinharia que, talvez, a ideia de sabedoria das multidões se revelou falaciosa com o generalizar do acesso à internet e das plataformas que dão a todos a sua voz. Funciona perfeitamente apenas em ambientes frequentados por grupos específicos de interesse, a Wikipédia nisso é um dos melhores exemplos, não só pelo conteúdo, como pelos mecanismos que têm para controlar o que acontece quando a turba entra nos espaços dos grupos de especialistas. 

The Other Ukrainian Army: O papel das redes informais de voluntários sociais na defesa da Ucrânia. Um trabalho com enormes riscos, que congrega civis vindos de todos os quadrantes em organizações em redes flexíveis, que tanto prestam apoio às populações nas áreas mais devastadas pela agressão russa, quer adquirem material para os militares. Exemplos da coragem das pessoas banais numa situação extrema.

Audiences Accept Modern Art. Why Not Modern Music?: De facto, há um enorme desconhecimento sobre as sonoridades mais vanguardistas (e estamos a falar de vanguardistas com um século). É raro, mesmo para quem ouve regularmente rádios dedicadas à música clássica e erudita, ouvir os compositores modernos e contemporâneos. Quase diria que há uma rejeição generalizada de sonoridades, que não são fáceis de ouvir, mas abriram e abrem novas paisagens sonoras.

Quem ganha com a subida das taxas de juro?: Algo está muito errado numa crise económica como aquela em que correntemente nos encontramos, em que a inflação disparou e está a esmagar os salários, mas ao mesmo tempo as grandes empresas ligadas às areas críticas da economia - finança, distribuição e energia, reportam lucros extraordinários.

Real Thaw 2022: The Portuguese Multi-Domain Exercise: Um olhar para o exercício multinacional organizado pela Força Aérea Portuguesa.