terça-feira, 27 de setembro de 2022

Orders of Battle


Marko Kloos (2020). Orders of Battle. 47 North.

Um regresso à Space Opera militarista hard do universo ficcional Frontlines. Kloos escreve histórias divertidas, sem grande ambição literária mas muito bem estruturadas. Esta segue a estrutura das anteriores, mas coloca um elemento estrutural novo, que surpreende dado o caráter episódico destes livros.

No regresso a Frontlines, um dos seus principais personagens vive as agruras de ter saído do seu ambiente natural de soldado e ter sido promovido a posições de comando. Apesar da guerra contra os alienígenas não ter terminado, estes foram repelidos do sistema solar e dos planetas colonizados. É um período de união e prosperidade, com a folga na guerra a permitir o desenvolvimento militar e uma coordenação entre as várias nações terrestres, unidas pela defesa do planeta. Há uma nova missão, com uma task force poderosa a regressar ao primeiro planeta capturado pelos alienígenas, dos quais ainda pouco se sabe, não há qualquer contacto para além dos combates. 

A nova missão descobre alguns mistérios, na forma como os alienígenas terraformam os planetas que ocupam para os seus requisitos ambientais. Há momentos de tensão, com as esperadas batalhas espaciais (afinal, Kloos escreve FC militarista, um romance sem este tipo de elementos destoaria). E há uma surpresa. Ao enfrentar naves alienígenas, uma das mais poderosas naves terrestres é arrastada para a bolha de hiperespaço da nave alienígena. Dará por si em órbita de um planeta errante, colonizado por alienígenas, e num sector distante da galáxia, nunca atingido pelos humanos. Em território hostil, muito longe de casa, sem saber como regressar, os tripulantes da nave terão de encontrar forma de sobreviver.

E termina aqui, o que surpreende. Kloos está a apostar numa estrutura mais ambiciosa, não finalizando deliberadamente a história para a continuar no próximo romance da série. Como monta história divertidas e bem estruturadas, simples e dinâmicas, a curiosidade está desperta e resta aguardar pelo próximo livro da série Frontlines para conhecer o final deste episódio.