domingo, 21 de agosto de 2022

URL

Esta semana, destacamos os Contos do Mal, novas vozes da ficção científica literária, e a complexidade da ficção literária. Olha-se para a preservação do património com digitalização e impressão 3D, o cruzamento entre TikTok e jogos geoestratégicos, e as tecnologias que permitem as grandiosas imagens do telescópio espacial James Web. Reflete-se sobre o mistério da primeira fotografia, malandrices medievais, e as cores originais da estatuária da antiguidade. 

Ficção Científica e Cultura Pop


[no title]: Calafrios clássicos.

4841) A inspiração para escrever: Bráulio Tavares fala-nos da importância das influências na inspiração, e na capacidade de transformar essas influências em algo de verdadeiramente novo, e não meramente derivativo.

Entrevista ao autor de «Contos do Mal», Sérgio Alcântara: É interessante descobrir que o autor das vinhetas negras que acompanhavam as suas fotos de UrbEx em casas abandonadas as vai editar em livro. No ano passado, as suas fotos e palavras deliciaram os leitores de uma página de rede social dedicada a lugares abandonados, que entretanto perdeu alguma força. Vou estar atento a este livro.

My Classmate, de Daniela Viçoso: Uma deliciosa curta de manga, por uma criadora portuguesa.

Apparently, those who read literary fiction—but not other kinds—have a more “complex worldview.”: Ah, a investigação científica a demonstrar aquilo que qualquer leitor inveterado sabe. Leituras complexas traduzem-se em formas mais complexas de entender o mundo.

Future Media Short Story Review: Theodore Sturgeon’s “And Now the News…” (1956): A imersão extrema em ambientes noticiosos como forma de cair no extremismo? Guardadas as devidas distâncias, Sturgeon tropeçou num dos vetores de infeção dos extremismos.

I imagine cave paintings as ancient virtual reality: Não é uma ideia nova, e mostra até que ponto sempre fomos apreciadores da imersividade nas ficções, no para lá do real.

Ruthanna Emrys, A Half-Built Garden: Fiquei intrigado com esta crítica, que me faz pensar num livro simultanemente de cli-fi utópico, com um enorme wokismo (no bom sentido) no domínio da fluidez de género. Intrigante, talvez mereça uma leitura atenta.

"Compañero": Columbo, esse clássico da TV policial, revisitado.

Sensor: Olhar para uma das obras do prolífico, e arrepiante, Junji Ito, cujo horror nunca desilude.

It Is Time to Read 'Chainsaw Man': Pela crítica, um manga surreal, bem humorado e acutilante. Fiquei curioso.

Tecnologia


Richard Bizley: Horizontes distantes.

Why Not Just Have A Robot Make Copies Of The Elgin Marbles To Replace The Originals?  In Fact, Someone’s Doing Exactly That: No cruzamento entre tecnologia e polémica histórica. A devolução dos frisos do Pártenon levados para Inglaterra por Lord Elgin merece discussão, mas neste artigo, opto por destacar o lado tecnológico - a robótica aplicada à digitalização 3D, que nos permite criar reproduções fidelissimas. Achei interessante o método usado pelos investigadores, pegaram em iPhones e iPads com sensores lidar para digitalizar as estátuas no museu Britânico, em modo guerrilha, com a complacência dos vigilantes das salas. I can relate, faço o mesmo sempre que posso, e normalmente os vigilantes estão-se nas tintas. Devem até pensar que ver um tipo a apontar um iPhone na vertical para obras de arte está a gravar um TikTok... mas não, lamento, estou mesmo a fazer fotogrametria com um scanner que também faz chamadas.

Go read this report on the downfall of Wish, the internet’s impossible bargain bin: Uma loja de produtos tão maus que se tornou um meme, e há que dizer, é tão late stage capitalism haver uma loja online com anúncios falsos conhecidos pelos gestores da loja, sem que estes se importassem com isso ou com os clientes defraudados.

Switzerland Moves Ahead With Underground Autonomous Cargo Delivery: Um projeto intrigante, a iniciar em Zurique - o mover o transporte de cargas para veículos autónomos em túneis que interligam centros de distribuição e manufatura.

Europa investiga codec AV1 por "prejudicar concorrência": Ui, há aqui tanta coisa errada que fica complicado perceber o certo. Temos o codec mpeg, que apesar de ser desenvolvido por instituições públicas, é sujeito a propriedade intelectual. E, em alternativa, o codec livre e aberto AV1, desenvolvido por (ah, a ironia!) um consórcio de gigantes da tecnologia, para se livrarem de pagar direitos sobre o mpeg. 

We’ve Never Seen Mars Quite Like This: As fantásticas imagens da superfície marciana que nos são enviadas pelas câmaras dos rovers dão-nos a perceção de como é o planeta vermelho. Encantadora, também, a história de como foi obtida a primeira imagem da cores de Marte. Coligindo dados de vários sensores, um investigador imprimiu valores de cores num papel, e coloriu-o com pasteis comprados numa loja. Ou seja, a primeira imagen que nos mostrou as cores marcianas foi pintada à mão sobre uma grelha de valores numéricos.

THE SCIENCE OF THE MULTIVERSE: Entre as tropes da ficção científica, e as possibilidades da física que perscruta as origens do universo, uma história da possibilidade de universos múltiplos.

Hitting the Books: Modern social media has made misinformation so, so much worse: Desenganem-se, as táticas de propaganda e desinformação antecedem, e muito, o nosso mundo digital. O que mudou foi a rapidez e facilidade com que falsidades são difundidas para grandes números de pessoas, quer por agentes independentes, quer por serviços ao serviço de outros estados.

Las IA tienen un problema: son opacas y cerradas. BLOOM es el gran proyecto open source que quiere cambiarlo todo: A fonte aberta, como forma de combater o problema da opacidade dos dados que alimentam algoritmos de inteligência artificial.

William Shatner Introduces the ‘Future’ of Robotics In Rarely Seen 1984 Video: Não resisto, a voz de Shatner é tão pausada que ao ver o vídeo a 1.75 de velocidade continua inteligível. Mas estas ideias e tecnologias robóticas de 1984 ainda continuam válidas e atuais, hoje.

Llevo años usando Lightroom y he probado Snapseed para editar mis fotos: esto es lo que más me ha gustado: Apesar dos seus kinks, o Snapseed é um tremendo editor de imagens para dispositivos móveis.

11 Pieces of Pet Tech That Prove God Has Abandoned Us: Eu sei, até porque sou dono babado de uma cadela (a mais fabulosa do universo, e ai de quem me contrarie). O público-alvo dos donos de animais de estimação é muito susceptível a produtos que lhes permitam envolver-se com os seus animais. Tendo dito isto, há alguns que não fazem mesmo nenhum sentido.

TikTok: Trojan Stallion: Por muito que achemos piada ao TikTok (e, confesso, incluo-me nesse grupo), convém recordar que a empresa é chinesa, e como tal controlada pelo estado chinês. Que, se assim o entender, não hesitará em usar os algoritmos desta rede como arma de guerra informacional. Dada a prevalência, e a estrutura desta rede, o potencial invasivo disto é tremendo. E fica no ar, será que já o estarão a fazer?

Hacienda geolocaliza a los contribuyentes a través del móvil: por qué ahora es legal que nos espíen: Confesso que fiquei arrepiado com a extensão da forma como o estado espanhol vigia os seus cidadãos, não por ser um regime totalitário, mas para garantir o pagamento de impostos. É uma jusrificação fácil, todos compreendem a necessidade de punir quem se esquiva a contribuir para o bem comum, mas que na verdade, aplicado desta forma, leva a uma perda de privacidade e liberdades tremenda. E, por cá, aposto que em muitos gabinetes se sonha com isto.

Racist Algorithms Are Making Robots Racist Too: Não é novidade, e o problema reside nos modelos de treino, que são usados pelas equipes de desenvolvimento, demasiadas vezes, de forma acrítica.

How the Webb sends its hundred-megapixel images a million miles back to Earth: Se as imagens do universo captadas pelo telescópio espacial James Webb são em si fascinantes, também fascionante é a tecnologia que permite a sua obtenção, tradução dos dados para o espectro visível, e envio dos dados para a rede de captação na Terra.

The James Webb Space Telescope just delivered some incredible new images of the universe: Olhar para o universo, com detalhes espantosos.

You can now play 'Doom' inside 'Doom II': Já sabemos que o desafio "onde podemos jogar Doom" é quase interminável. E esta iteração permite jogar Doom... como um jogo dentro do jogo. 

Artificial Intelligence Can’t Make Art Without Humans To Provide The Spark: Anda-se tão fascinado com as produções visuais dos algoritmos que esquecemos que... foram treinados em imagens criadas por humanos, desenvolvidos por humanos, e produzem a partir das instruções de humanos. Ou seja, são uma ferramenta artística. Não mais que isso, apesar de toda a especulação.

Hasbro puts your face on action figures with 3D printing: Não é a primeira vez que se cruza impressão 3D e brinquedos, recordo (com saudade) o excelente projeto Tinkerplay. Aqui, o que me intriga é como é que a app da Hasbro irá conseguir resultados coerentes de scan 3D em hardware muito diverso.

Researchers use quantum-inspired approach to increase LiDAR resolution: Traduzindo - os sensores Lidar vão ficar ainda mais sensíveis, e capazes de gerar informação espacial mais pormenorizada.

The future of cars is a subscription nightmare: Já não basta o alto preço que tem de se pagar por um veículo, ainda nos querem convencer que para poder usar algumas opções que o veículo traz de fábrica, é preciso pagar uma renda mensal. A sério, quem é que se lembra destas coisas? Isto é capitalismo terminal no seu mais absurdo.

Midjourney: así es la IA rival de DALL-E 2 que ahora está en beta abierta para que cualquiera pueda probarla: Confesso que, comparando os resultados finais dos dois algoritmos, prefio a Midjourney. Produz imagens menos realistas, mais surreais e visualmete interessantes.

Modernidade

Fury Of The Flat Top: Propaganda profunda.

All The Highlights Of The Portuguese Air Force 70th Anniversary Airshow: Uma boa recordação do festival aéreo de Beja. Mas com uma curiosa omissão - o esplendoroso espetáculo dado pela equipa Frecce Tricolori.

La primera fotografía de la historia puede dejar de serlo en cualquier momento: un vistazo a la ventana de Niepce: Bem, isto é redescobrir a pólvora, ou o problema do ovo e da galinha. Observar que aquela que consideramos a primeira fotografia da história poderá não ser, realmente, a primeira fotografia da história não é assim tão surpreendente. É provável que outros inventores, que exploravam os primórdios da fotografia, ou o próprio Niepce, tenham obtido resultados que se vieram a perder, ou estão esquecidos nalgum arquivo. Consideramos esta a primeira foto da história porque a conhecemos. E a História, como toda a ciência, muda de acordo com novas descobertas.

Cancelar ou não, eis a questão: Quando no resumo deste texto li algo sobre a necessidade de auto-censura, temi o pior, temi ser um daqueles textos que nos exorta ao wokismo absoluto. Mas na verdade, é uma belíssima análise à estupidez das culturas de cancelamento, e ao extremar, ao polarizar absoluto, que isso representa. Quanto à necessidade de medir palavras, bem, isso chama-se boa educação, e capacidade de convivência em sociedade. Extremar e polarizar não nos levam a lado nenhum.

On medieval kink (part 2): Sobre as malandrices medievais. Acho que nunca mais vou ver os quadros sobre flagelações com os mesmos olhos, depois de ter lido isto. Aqueles olhares de êxtase dos flagelados não eram, realmente, de felicidade religiosa... 

Libraries Are Digitizing And Something’s Being Lost: Com a disponibilidade da informação digital, o livro físico perde a sua preponderância nas bibliotecas, que se estão a tornar centros de exploração de outras valências, para além da clássica leitura.

What were bad neighborhoods in Ancient Rome like?: Bem, pouco simpáticas, e até as milícias civis e pretorianas que patrulhavam as ruas agiam em negócios de proteção extorsiva. Um guia para eventuais viajantes no tempo, para sobreviver nas ruas romanas.

Ancient colors revived at the Met: A visão pura da estatuária antiga que representa, para nós, a sua iconografia tem um ponto de origem - no renascimento, quando se voltou a olhar para arte grega e romana, os vestígios arqueológicos já não tinham vestígios da policromia original. Nasceu aí a iconografia da pureza do mármore. Hoje, sabemos que as estátuas da antiguidade clássica eram pintadas de cores garridas, e a arqueologia dedica-se a redescobrir pigmentos e padrões de cor.

Journeys of the Pyramid Builders: Uma história que, através do dia a dia dos trabalhadores dos portos que serviam os estaleiros das pirâmides, nos mostra a complexidade da civilização egípcia. E, como todas as pessoas que têm o seu trabalho, com dias melhores e outros piores, com azares e sucessos, é encantador ver estes nossos distantes antepassados a ter exatamente os mesmos problemas.

The Point Of Pointless Goals: Há uma lógica em procurar o ilógico, em fazer esforços que os outros consideram inúteis. É nestas inutilidades, nestas experiências e interesses, que nos sentimos mais humanos.

We Asked Leading Video Artists How Best to View the Medium (Yes, It’s OK to Leave in the Middle, and to Be Confused): A video arte tem destas coisas, não se ajusta muito ao modelo narrativo que tradicionalmente associamos ao vídeo.

Awkward: A bunch of shy dogs got together at the park in amusing video: Isto é tipo eu, quando vou a uma festa ou a um bar. Revi-me nestes cães introvertidos.

‘Don’t Ask Me Why’: NYC Releases Video About What to Do in Case of Nuclear War: Atualização de antigos manuais da guerra fria, ou temores despertados pela guerra na Ucrânia?